ASSINAR NEWSLETTER
Sexta-feira, Julho 31, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

CRÓNICA: A Inteligibilidade do Incompreensível

Mário Ceitil Por Mário Ceitil
9 de Julho, 2021
em CRÓNICAS & OPINIÃO
0
CRÓNICA: A «ignorância deliberada»
10
Partilhas
116
Visualizações


Autor:
 Mário Ceitil, Presidente da AP

 

 

Comecemos pelo princípio: os acrónimos são o que são e fazem cada vez mais parte das nossas referências quotidianas. O seu caráter pragmático mede-se pela sua simplicidade e pela economia de “energia mental” que possibilita.

Através de uma só palavra, ou de uma muito curta associação de letras aparentemente sem nexo, consegue-se resumir um conceito ou uma ideia que, num registo mais discursivo, levariam muito mais tempo a serem explanados e adequadamente compreendidos.

Por isso, e referindo-me agora em concreto às suas aplicações à realidade social e muito em particular ao mundo das organizações, os acrónimos abundam e quando são citados geram uma aparente consonância coletiva de significados.

É o que tem acontecido com o famoso “VUCA” ou, na sua versão portuguesa, “VICA” que tem sido utilizado como uma categorização simplificada da realidade social e empresarial que temos vindo a enfrentar, considerada cada vez mais “Volátil, Imprevisível, Complexa e Ambígua”.

Mas mais do que um mero artifício de retórica, é suposto que um acrónimo constitua um ponto de referência para daí se extraírem determinadas ilações, e mesmo prescrições, em relação às competências e modos concretos de ação que são requeridos para enfrentar os desafios que são colocados pela realidade que lhe corresponde.

E aí, já não temos nem a mesma consonância de significados nem o mesmo alinhamento em relação às ações requeridas, perdendo-se, por consequência, uma parte importante da heurística prática do acrónimo.

Isto acontece basicamente porque os acrónimos são, em si mesmos, abstratos e representam ideias gerais com as quais toda a gente está, em princípio, de acordo; o difícil é, como sempre, extrair deles orientações concretas para a ação prática.

Se este trabalho de transposição já era difícil no que respeita à realidade representada pelo acrónimo “VICA”, a questão torna-se ainda mais espinhosa com aquele que recentemente lhe vem sucedendo, de seu nome “BANI” ou, em português, “FANI” (Frágil, Ansiosa, Não Linear e Incompreensível) termo cunhado pelo antropólogo norte-americano Jamais Cascio e que passou a ser mais conhecido a partir de 2020.

Se numa perspetiva antropossociológica este acrónimo se reveste de uma apurada singularidade expressiva relativamente à caracterização do mundo pandémico e pós-pandémico que estamos (e continuaremos a estar) a viver, a questão mais prática (e mais crítica) que as organizações enfrentam atualmente é justamente como promover competências que potenciem a criação de empresas com maior solidez,  num mundo tendencialmente cada vez mais (F)rágil, como manter a saúde mental vivendo em comunidades que estão a ser afetadas a um ritmo crescente por um generalizado transtorno (A)nsioso, como desenhar estratégias de futuro minimamente consistentes em contextos cada vez mais imprevisíveis e (N)ão Lineares, e, finalmente, como manter propósitos bem definidos e clareza de espírito no seio de uma realidade onde ocorrem fenómenos e situações cada vez mais atípicas e (I)ncompreensíveis.

Esta tarefa reveste-se de uma complexidade assinalável porquanto os novos princípios inerentes a esta realidade “FANI” chocam frontalmente com valores tradicionais fortemente enraizados na nossa cultura “ocidental”, alicerçados na ideia de que as sociedades e as organizações devem organizar-se em estruturas sólidas e perenes, baseadas em princípios de racionalidade e de linearidade. Estes princípios, para além de, supostamente, possibilitarem previsões credíveis e realistas de futuro, permitem ainda aos cidadãos manter um sentimento de alguma “segurança ontológica” que constitui uma poderosa arma subjetiva contra a ansiedade.

Ora, de acordo com as características atribuídas à realidade “FANI”, todas estas crenças são literalmente pulverizadas e as pessoas enfrentam o complexo desafio de atribuir alguma inteligibilidade a uma realidade cujas dinâmicas são muitas vezes… Incompreensíveis.

Como explicar isto às pessoas? Como “convencer” as mentes mais recalcitrantes de que isto não é algo que simplesmente “passou pela cabeça” dos líderes, mas que são os indícios de uma forma realmente nova de vida que vai exigir de nós uma forma realmente nova de a viver?

No momento em que (já) estamos, qualquer resposta é bem-vinda. O que não é sustentável é continuarmos a ser expectadores passivos e a limitar-nos,  como na música do Carlão, a “assobiar para o lado”.

 

 

Mais sobre crónicaMário CeitilopiniãoRH
Notícia anterior

Acabou de chegar o Doutor Finanças Empresas! Que tem como objetivo apoiar as PME a crescer de modo sustentável

Notícia seguinte

CEGOS no “Top 20 Content Development Company” pelo 11º ano consecutivo

Recomendamos

Transparência salarial: preparação para a Diretiva Europeia

Transparência salarial: preparação para a Diretiva Europeia

19 de Dezembro, 2025
Opinião Ricardo Sousa, Workplace Options. Bem-estar e saúde mental: uma prioridade para as empresas em Portugal

Opinião Ricardo Sousa, Workplace Options. Bem-estar e saúde mental: uma prioridade para as empresas em Portugal

12 de Dezembro, 2025
Opinião Ricardo Faustino, ISQ Academy. Aprender com propósito, crescer com consistência

Opinião Ricardo Faustino, ISQ Academy. Aprender com propósito, crescer com consistência

5 de Dezembro, 2025
ChatGPT e recursos de IA: RH em transformação

ChatGPT e recursos de IA: RH em transformação

28 de Novembro, 2025
Opinião Manuel Moutinho De Carvalho. Políticas de inovação em gestão de pessoas como propósito central na sua fidelização

Opinião Manuel Moutinho De Carvalho. Políticas de inovação em gestão de pessoas como propósito central na sua fidelização

27 de Novembro, 2025
Opinião Nuno Cordeiro, HP. Transformar o trabalho e colocar as pessoas em primeiro lugar

Opinião Nuno Cordeiro, HP. Transformar o trabalho e colocar as pessoas em primeiro lugar

24 de Novembro, 2025
VEJA MAIS
Notícia seguinte
CEGOS no “Top 20 Content Development Company” pelo 11º ano consecutivo

CEGOS no “Top 20 Content Development Company” pelo 11º ano consecutivo

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Academias de formação: da visão à transformação

Academias de formação: da visão à transformação

11 de Março, 2026
Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

6 de Janeiro, 2026
Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

10 de Março, 2026
“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

31 de Julho, 2026
Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

30 de Julho, 2026
Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

30 de Julho, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 5
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: Total Rewards Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

30 de Julho, 2026
A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

15 de Julho, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');