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De “standard” a protagonistas: O que tem mudado na perceção de benefícios como seguros e PPR?

Ana Rita Maciel Por Ana Rita Maciel
8 de Junho, 2022
em COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO, DESTAQUES, TENDÊNCIAS RH
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De “standard” a protagonistas: O que tem mudado na perceção de benefícios como seguros e PPR?
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Na passada quinta-feira dinamizou-se mais um webinar promovido pelo IIRH. Voltámos a incidir na temática da compensação, mas, desta feita, com um maior enfoque nos benefícios para proteção dos colaboradores, como os seguros de saúde e de vida e os PPR – que, com a pandemia, ganharam uma relevância acrescida. O 36.º EncontRHo online contou com o apoio da Coverflex.

“Compensação: muito mais do que salário – Como incluir a proteção dos colaboradores na remuneração, dos seguros à preparação da reforma” foi o mote para mais um debate online promovido pelo IIRH – Instituto de Informação em Recursos Humanos, que contou com a habitual moderação de Cristina Martins de Barros, Managing Director da empresa. O painel de oradores foi composto por: Nuno Pinto, Co-Founder and Chief Business Officer da Coverflex; Ana Mota, Employee Benefits Director Geral da MDS Group; Maria João Dias, Diretora de Compensation & Benefits da Sonae; Alexandra Pinote, Head of Health na Galp, e Patrícia Cristóvão, HR Director da SAP. Este foi já o 36.º EncontRHo online e teve o apoio da empresa de compensação flexível Coverflex.

Cristina Martins de Barros introduz o debate, mencionando o mais recente estudo desenvolvido pelo ManpowerGroup – Talent Shortage Survey 2022 –, que refere Portugal como o 2.º país do mundo com maior escassez de talento…apenas abaixo de Taiwan. Esta posição tem por base um total de 85% de empregadores portugueses que aferem dificuldade em recrutar. Um pacote de benefícios extrassalarial apelativo e personalizável consoante as diferentes necessidades dos colaboradores afigura-se uma arma fundamental na luta pela atração e retenção dos melhores talentos.

Ainda que os possamos ver como benefícios “standard”, mais ou menos generalizados nas empresas, os seguros e os planos de pensões têm sido reforçados. Com a pandemia e a ameaça à saúde e ao bem-estar que lhe veio associada, as pessoas passaram a valorizá-los ainda mais. É precisamente nestas valências que os oradores do webinar se centram.

Para Ana Mota, Employee Benefits Director Geral da MDS Group, o seguro de saúde é um benefício quase obrigatório para uma empresa motivar os seus profissionais e a pandemia só o veio reforçar, associando-lhe outras vertentes como as consultas de Psicologia – cada vez mais procuradas. Para a oradora, este é mesmo o seguro não obrigatório com maior expressão na área RH. “Hoje em dia, as seguradoras evoluíram bastante e percebeu-se que a prevenção ajuda e reduz os custos associados aos impactos das doenças”, diz. “Designadamente, as doenças oncológicas e neurodegenerativas estão a tomar proporções enormes e temos de assegurar que os plafonds preveem este tipo de situações”, defende ainda Ana Mota.

Na SAP fazem parte do plano de compensação este tipo de benefícios. A empresa oferece aos seus colaboradores o seguro de saúde, que pode ser extensível ao agregado familiar, cujas comparticipações e plafonds têm evoluído para acompanhar a situação que atravessamos. “Queremos que o seguro que oferecemos às nossas pessoas seja o mais atualizado possível”, garante Patrícia Cristóvão, HR Director da empresa de software de gestão empresarial. Também o seguro de vida, que reverte a favor de beneficiários identificados pelos colaboradores, e o plano de pensões (facultativo) fazem parte da oferta da empresa. Sobre este último a oradora refere: “A percentagem de colaboradores na SAP com este benefício é muito grande, porque ninguém sabe como vai estar a sua vida na idade da reforma”. Para além destes benefícios “base”, no âmbito da saúde e bem-estar a empresa oferece ainda, por exemplo, consultas gratuitas de psicologia aos colaboradores. A SAP assenta a sua política de compensação num sistema flexível de benefícios, que permite às pessoas escolherem os desejáveis, consoante o estado de vida em que estão.

Por sua vez, na Sonae, também o leque de benefícios oferecido aos talentos é extenso, sendo para a empresa, segundo a Diretora de Compensation & Benefits Maria João Dias, de extrema importância e relevância adotar uma abordagem holística nesta temática. Para a oradora, no que respeita à saúde e bem-estar, o work-life balance, a personalização, flexibilidade e a liberdade de escolha são questões que, cada vez mais, a Sonae sente a necessidade de assegurar. A empresa oferece aos seus colaboradores os ditos seguros mais “standard”, como o de saúde, vida e de acidentes pessoais, contudo com a possibilidade de lhes associar “downgrades” ou “upgrades”, consoante a situação de vida. “Sentimos a necessidade de ter uma oferta ajustada a um público com características e necessidades diferentes”, aponta Maria João Dias. Ainda no âmbito do bem-estar, a Sonae oferece às suas pessoas a política de “flexfriday”, isto é, a possibilidade de usufruírem da tarde de sexta-feira por opção, trabalhando uma hora extra nos restantes quatro dias da semana; aposta na melhoria das condições dos locais de trabalho físicos (zonas de descanso, convívio, refeições, etc.), na formação de lideranças empáticas, “que criem ambientes mais humanizados e se envolvam no desenvolvimento pessoal das suas pessoas”, no apoio psicológico gratuito, no apoio a situações de vulnerabilidade (de que é exemplo a linha de apoio a vítimas de violência doméstica), etc.

“Sentimos a necessidade de ter uma oferta ajustada a um público com características e necessidades diferentes” (Maria João Dias, Sonae)

Também a Galp disponibiliza, ao nível da proteção, o seguro de saúde, com inclusão de familiares e cobertura de doenças graves, o seguro de vida, possível também de ser aplicado ao crédito pessoal de habitação, o seguro de acidentes pessoais e plano de pensões. “Este nível de proteção é preferido por gerações mais velhas, pelo que tentamos atualizar o nosso nível de benefícios e proteção para reter e cativar as gerações mais novas”, diz Alexandra Pinote, Head of Health da empresa de energia. Do lado das camadas mais jovens, a oradora destaca o trabalho remoto, a flexibilidade e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional como benefícios mais valorizados. Do pacote de benefícios extrassalariais da Galp fazem parte também as consultas de nutrição para promover hábitos de alimentação saudável, a promoção do exercício físico, com descontos em diversos ginásios, o apoio psicológico, dinamizando-se iniciativas de meditação, a título de exemplo, o estímulo ao voluntariado, entre outros.

Um clique, uma panóplia de benefícios

É extensa a panóplia de benefícios que as empresas podem oferecer aos seus colaboradores… É toda uma questão de criatividade. Com uma aplicação que os coloque à distância de um clique, a facilidade de gestão é muito melhor. É aqui que entra a Coverflex, uma solução de compensação flexível que permite às empresas reduzir os custos e maximizar o potencial de rendimento dos seus colaboradores. A Coverflex agrega, hoje, quatro grandes pilares: subsídio de refeição, gestão de benefícios flexíveis, seguros e descontos.

“A nossa missão é muito clara: ajudar as pequenas e médias empresas a ter este grau de opções, que vimos até aqui, dando autonomia aos colaboradores para as gerir”, defende Nuno Pinto, Co-Founder and Chief Business Officer da Coverflex.

De acordo com Nuno Pinto, a plataforma agrega cerca de 13 categorias de benefícios e, a partir daí, todo o poder de decisão recai no colaborador. “A empresa não tem de se preocupar – disponibiliza o montante, que o colaborador gere e depois vai integrar com o payroll”, conclui.

(Re)veja o 36.º EncontRHo online promovido pelo IIRH, aqui.

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