Celebrado, habitualmente, com alguém considerado especial, o Dia dos Namorados pode ser assinalado com diversos gestos de carinho.
Para as empresas, é também importante tratar os colaboradores como alguém especial na organização e alimentar a relação entre estes e o empregador. Assim, para tornar este dia mais emocionante, a RHmagazine partilha 3 iniciativas que as organizações podem realizar para surpreenderem os seus colaboradores.
1- Team Building
As atividades de Team Building assentam no propósito de criar relações de proximidade. Seja uma caminhada na natureza, ou escape room ou uma atividade desportiva, um Team Building é uma excelente forma de melhorar a comunicação entre as equipas e promover o bem-estar dos colaboradores.
Aposte, assim, num team building que eleve o espírito de pertença entre os colaboradores e aumente o sentimento de proximidade destes em relação à empresa.
2- Massagem no escritório
Cada vez está mais presente entre a liderança das empresas a necessidade de parar, fazer uma pausa do volume de trabalho, para se conseguir aumentar a produtividade.
Assim, porque não aliar esta pausa a um momento relaxante? Ajudar os colaboradores a descontrair do ritmo acelerado do dia-a-dia da empresa pode ajudar a libertá-los da ansiedade acumulada e terá, certamente, resultados bastante positivos não só na sua satisfação, como na sua produtividade.
3 – Oferecer um Brunch
Preparar um brunch, ou lanche, nas instalações pode ser também uma forma de fomentar o convívio entre os colaboradores. Qualquer pessoa gosta de se sentir especial e a oferta de uma atividade dedicada aos colaboradores, que lhes permita fazer uma pausa, conviver e desligar por uns minutos do stress do trabalho, é uma forma de ajudar os trabalhadores a sentirem que a empresa se preocupa com eles.
É importante, no entanto, que as empresas não se dediquem aos colaboradores apenas nestas datas especiais. Cada vez mais as pessoas estão a tomar consciência do seu valor e a exigir melhores condições de trabalho, o que muitas vezes vai além da compensação remuneratória.
Pequenos gestos no dia-a-dia ajudam a aumentar o sentimento de pertença dos trabalhadores e alinhá-los com a cultura da empresa, ao mesmo tempo que aumentam a sua motivação e promovem a sua produtividade.
Tal como nas relações amorosas, a relação profissional também deve ser alimentada diariamente e a preocupação com as necessidades uma constante que nunca deve ser descurada.