Para promover uma cultura que acolha toda a partilha, a consultora tecnológica Zühlke partilha três conselhos para que todos os especialistas cooperem de forma positiva nos momentos de stress da equipa.
Falhas de comunicação, pouco espaço para o debate ou dificuldades na gestão de tempo são algumas das causas de conflitos nas equipas. Com a crescente complexidade de projetos, é essencial que as organizações e os colaboradores invistam em competências que lhes permitam gerir da melhor forma os desafios interpessoais que surgem.
“Neste sentido, a gestão de conflitos assume-se como uma soft skill fundamental a desenvolver, tanto por colaboradores mais novos como por especialistas senior e team leaders. Uma má resolução de momentos de stress representa quebras na produtividade e engagement dos colaboradores com os resultados, o que, segundo um estudo da Kauth em 2020, pode custar 359 mil milhões de dólares às organizações”, revela Mariana Salvaterra, General Manager da Zühlke em Portugal.
1 | Abrir espaço para o debate
A escuta ativa e a partilha dentro de limites definidos são essenciais para conhecer as ideias ou preocupações de todas as partes envolvidas na discussão. Cada especialista tem o seu ponto de vista e opinião sobre o tema e todos devem ser igualmente válidos para o debate. Com um ambiente que promove esta partilha sem receios, mas com respeito por cada participante, é possível fomentar a adesão da equipa à conversa e aprender com todos.
2 |Envolver a equipa na resolução do problema
Com diferentes experiências e conhecimentos, todos os especialistas trazem algo único e de valor à equipa. Assim, quando surge um problema que afeta o trabalho em conjunto, é importante envolver todos os elementos da equipa na procura por soluções. Além de promover a comunicação e o debate entre a equipa, valorizam-se os seus inputs em igual medida na procura pelo caminho a seguir, sempre em conjunto.
3 | Desenvolver coaching mindset e formação
O talento é o maior bem da organização e é no seu desenvolvimento profissional e pessoal que se deve investir continuamente. Orientando o mindset e a forma de trabalho para as pessoas, os team leaders e especialistas em posições senior conseguem elevar as suas competências de comunicação e gestão de conflitos, reconhecendo o valor das sugestões e partilhas dos colaboradores e encontrando a melhor solução para o desafio que enfrentam. No mesmo sentido, as competências interpessoais e de comunicação são cada vez mais importantes para auxiliar um bom desempenho, um bom ambiente de trabalho e excelentes resultados. Por isso, é fundamental investir na formação de todos os colaboradores sobre as melhores práticas na gestão de conflitos que surgem.
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