Autora: Joana Regalado, Psicóloga | TEAM 24
O que é o empoderamento do colaborador?
Podemos considerar que empoderamento do colaborador passa pela participação da pessoa na tomada de decisão, resolução de problemas e no processo de definição de metas. A essência do empoderamento é aumentar a responsabilidade do próprio e consequentemente melhorar a qualidade do seu trabalho.
A autonomia dos colaboradores desenvolve uma atitude positiva entre todos em relação à empresa.
Por conseguinte, o objetivo da prática de empoderamento nas empresas é envolver a participação de todos os níveis na tomada de decisão relevantes para o negócio. É um conceito de gestão com foco na descentralização das tarefas a partir do empoderamento da equipa.
Quais são os 4 pilares do empoderamento?
Os 4 princípios base para aplicar o empoderamento numa organização são:
Poder – dar poder aos colaboradores, delegar responsabilidade e autoridade em todos os níveis da organização. Significa transmitir importância e confiar nas pessoas, dar-lhes autonomia de ação e liberdade. A concessão de mais poder cria colaboradores mais investidos na empresa e no sucesso.
Motivação – proporcionar motivação aos colaboradores para incentivá-los continuamente. Significa reconhecer o bom desempenho, galardoar os resultados, permitir que as pessoas participem do seu trabalho e celebrem o alcance das metas.
Desenvolvimento – dar recursos às pessoas em termos de capacitação e investir em formações, equipamentos ou o que seja necessário para o seu desenvolvimento.
Liderança – capacidade de influenciar as pessoas para trabalharem com entusiasmo no sentido de alcançarem objetivos identificados como sendo para o bem comum.
Como líder de que maneira posso empoderar as pessoas?
- Partilha de informação – missão, metas, visão, regras, novas tecnologias, entre outros.
- Delegação de autoridade – transferir autoridade aos seus colaboradores que é feita após o líder reconhecer as capacidades de cada um;
- Reconhecer e validar a performance;
- Propor prémios quando atingidos os objetivos, fazer cerimónias de reconhecimento de quem se destacou;
- Dar voz aos colaboradores solicitando e agindo tendo em conta o seu feedback;
- Providenciar oportunidades de crescimento, através de mais autonomia, responsabilidade ou até mesmo atribuir uma nova função;
- Reconhecer e validar os colaboradores com frequência para aumentar o seu compromisso e consequente confiança nas suas capacidades;
- Providenciar ferramentas, equipamentos, formações para terem autoridade para que se possam destacar nos seus papéis.
Benefícios do empoderamento para a organização
- Colaboradores mais motivados – empoderar os colaboradores com uma maior autonomia está diretamente relacionada com o aumento da sua motivação. Os especialistas concordam que os colaboradores que têm maior controlo sobre como, quando e onde é que eles desempenham o seu trabalho, trabalham mais e sentem que o seu trabalho é mais aliciante.
- Maior confiança na liderança da empresa – os líderes que empoderam os seus colaboradores agem como coach, ou seja, reforçando-os a fazerem o melhor trabalho e dando suporte ao longo do caminho.
- Aumento de criatividade – pessoas empoderadas são mais comprometidas com metas significativas e usam a sua criatividade para alcançá-las. As empresas que permitem que os seus colaboradores tenham espaço para partilharem as suas próprias ideias e participarem ativamente nas tomadas de decisão, promovem a criatividade.
- Maior lucro para a organização – empresas que utilizam o empoderamento são mais estáveis, sustentáveis e produtivas.
Sabia que a Saúde Mental influência a nossa capacidade de empoderamento?
O nosso bem-estar, a forma como nos sentimos, a nossa autoimagem, autoconfiança, sentimento de autoeficácia, são todos fatores que concorrem para a nossa capacidade de empoderar e de ser empoderado.
Um líder que esteja na sua plenitude emocional e psicológica tem clareza e discernimento para empoderar de forma genuína a sua equipa. Por outro lado, se não tivermos colaboradores com o mesmo nível de equilíbrio emocional e psicológico, não conseguiremos empoderá-los de forma eficaz. Por isso, urge cuidarmos da saúde mental de todos.
Estas são algumas das estratégias que permitem ter líderes e colaboradores com estabilidade emocional e psicológica:
- Formação para os líderes sobre saúde mental que os ajuda a reconhecer e responder às necessidades emocionais; criação de competências interpessoais através de comunicação aberta e escuta ativa; reforçar uma melhor compreensão acerca de como os fatores de stress no trabalho afetam a saúde mental e como podem ser geridos.
- Formação para os colaboradores – literacia e consciência sobre a saúde mental para aumentar o conhecimento deste conceito e consequentemente reduzir o estigma das condições da saúde mental no trabalho.
- Providenciar apoio psicológico individual para dotar os colaboradores de competências de gestão de stress e redução dos sintomas ao nível da saúde mental incluindo intervenções psicossociais e oportunidades de lazer (por exemplo, espaço de atividade física na empresa).
Uma liderança colaborativa, que promove o empoderamento, requer coragem e vontade de pensar “fora da caixa”. Desafie-se e experimente pôr em prática os 4 pilares do empoderamento e observe como a sua equipa o recompensará por isso.