Autora: Patrícia Carneiro, People Director da Blip
A International Data Corporation (IDC) alerta-nos para este facto, através de um estudo que prevê que até 2025, tendo em conta as profissões de TIC atualmente existentes, 90% das organizações europeias terão falta destes recursos humanos, sendo as funções de IT e data management as mais prejudicadas.
Olhando para o nosso país, também de acordo com o estudo Talent Shortage Survey 2022 do ManpowerGroup, Portugal é um dos países do mundo onde os empregadores têm mais dificuldades em contratar. Este contexto e não só, levou a Blip a apostar desde a sua génese numa gestão preocupada com a criação de condições de trabalho, benefícios e estratégia de desenvolvimento inovadoras e disruptivas, para atrair e reter o seu melhor talento.
Com o crescimento contínuo que a Blip tem tido, o contínuo foco no bem-estar dos nossos colaboradores, torna-se também ainda mais essencial.
Atualmente, contamos já com mais de 500 colaboradores, com previsões de uma expansão cada vez mais expressiva, derivado do contínuo investimento do nosso Grupo no Porto.
Este crescimento é facilitado pelas metodologias de “Ways of Working” adotadas em 2022, que deram destaque à flexibilidade como um dos pilares centrais da empresa. Esta política permite aos colaboradores escolher como irão exercer as suas funções (remotamente, presencialmente ou num registo híbrido), sendo-lhes disponibilizado um valor mensal de apoio ao teletrabalho (independentemente da modalidade), 250€ para o estabelecimento do home office e ainda 100€ a cada três anos para necessidades relacionadas com o mesmo fim. Mas não ficamos por aqui. O facto de ser dada a possibilidade de trabalhar até 20 dias fora de Portugal por ano é algo que acreditamos diferenciador para todos os nossos colaboradores.
E porque flexibilidade e bem-estar se refletem também no reconhecimento do impacto que a vida pessoal e familiar tem em cada um dos nossos colaboradores, em janeiro deste ano a Blip lançou a “Parental Choices”, uma política de apoio à parentalidade que oferece mais tempo e recursos aos colaboradores que pretendam ser pais, algo que sentimos ser necessário num momento fulcral para inovar ao nível das políticas de apoio à família. Esta política oferece, à escolha do colaborador, uma de três modalidades – 1) Take your time, equivalente a três meses extra de licença de parentalidade financiada pela empresa, 2) Fina(ncia)ly here ou seja, um apoio monetário extra proporcional a três meses e 3) All about bonding, que é uma junção das duas medidas anteriores.
Numa altura em que se torna urgente atrair e reter profissionais, cabe-nos a nós, empresas, garantir a satisfação e motivação dos nossos colaboradores, construindo uma cultura empresarial cuidada, justa, inclusiva e que pensa nas pessoas. É esse o caminho que a Blip pretende continuar a traçar, de forma a promover um espaço no qual todos os trabalhadores se sintam acolhidos e valorizados.