• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Quarta-feira, Setembro 27, 2023
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Estudantes e profissionais portugueses e estrangeiros unânimes: Modelo de trabalho híbrido é o preferencial!

Os valores corporativos das empresas são decisivos na escolha do empregador e, no caso de recém-licenciados, na decisão de trabalhar em Portugal.

IIRH Por IIRH
17 de Outubro, 2022
em GESTÃO DA CARREIRA RH
0
full remote
10
Partilhas
108
Visualizações

86,4% dos estudantes e 60% dos colaboradores de várias empresas portuguesas e internacionais revelaram preferência por um modelo de trabalho híbrido.

Se tivermos em conta o ambiente de trabalho indicado, os estudantes optam por um modelo de escritório partilhado, com 3 a 5 pessoas (45%), ou por um modelo open space, visto como o futuro do trabalho híbrido (39%). Estas são algumas das conclusões do estudo Re-imagining Work, realizado em parceria pelo BNP Paribas e a Nova School of Business & Economics (Nova SBE), tendo o estudo sido efetuado por estudantes do Mestrado em Gestão Internacional CEMS.

O estudo teve como principal objetivo conhecer as expectativas dos jovens (portugueses e estrangeiros) quando entram no mercado de trabalho, a forma como atuais colaboradores de diversas indústrias e nacionalidades têm vivenciado os modelos híbridos pós-pandemia, e ouvindo igualmente colaboradores atuais do BNP Paribas sobre as referidas ambições.

Para o efeito, foi constituída uma amostra de 177 estudantes portugueses e estrangeiros (27 nacionalidades), uma segunda amostra de 167 pessoas já inseridas no mercado de trabalho em Portugal e fora (25 nacionalidades), e uma terceira amostra de funcionários atuais do BNP Paribas em Portugal, relativamente ao futuro do trabalho. Os dados foram recolhidos através de questionários, entrevistas e focus groups realizados nos meses de março e abril deste ano.

Valores são uma preocupação fulcral para os jovens

Uma das mais relevantes conclusões do estudo é que os jovens estudantes são fortemente influenciados pelos valores corporativos das empresas aquando da decisão de se candidatarem a um emprego. A maioria revela, no entanto, pouco conhecimento de empresas, em Portugal, que divulguem os valores que defendem de forma clara, o que poderá constituir um motivo de afastamento de potenciais colaboradores internacionais.

Verificou-se que, de entre os estudantes internacionais que participaram no estudo, apenas 1 em cada 3 está a considerar trabalhar em Portugal depois de terminar a sua licenciatura. No entanto, quando confrontados com um cenário que inclui a possibilidade de trabalhar em Portugal numa empresa cujos valores corporativos são semelhantes aos do BNP Paribas (ainda que o nome da empresa não fosse referido), essa percentagem sobe para 2 em cada 3. Neste segundo cenário de uma empresa com os valores corporativos do BNP Paribas, os estudantes portugueses e internacionais revelaram intenções semelhantes de trabalhar em Portugal após a conclusão dos seus estudos.

As conclusões permitem igualmente verificar que as redes sociais das empresas são uma grande oportunidade para contribuir para o reconhecimento das organizações e dos seus valores. Da análise ao website e redes sociais de 37 empresas portuguesas ou internacionais presentes em Portugal, não existem muitas organizações a comunicar de forma ativa as suas políticas de trabalho flexível. Entre a minoria que o faz, apenas o mencionam no seu portal de emprego para informar potenciais candidatos que têm um modelo híbrido em funcionamento, sem que o mesmo seja explicado em detalhe.

Trabalho híbrido recolhe unanimidade nas opiniões

Ainda no que diz respeito ao modelo de trabalho híbrido, tanto estudantes como funcionários das empresas portuguesas e internacionais não esperam deslocar-se ao escritório para desenvolver as atividades que podem fazer a partir de casa.

Por exemplo, a tomada de decisões individuais e o desenvolvimento de relatórios são tarefas que não justificam uma ida ao escritório.

“A atração e retenção de talento é um desafio permanente para o BNP Paribas. A necessidade deste estudo passa por conhecermos cada vez melhor as expectativas do mercado, não só na perspetiva de quem está a iniciar a sua carreira profissional, mas também de quem já se encontra integrado neste ambiente”, refere Sylvie Le Pottier, Head of Human Resources no BNP Paribas Portugal. “Com o apoio essencial da Nova SBE, conseguimos compreender melhor as expetativas dos talentos atuais e futuros que vão entrar no mercado de trabalho. No fundo, e fazendo jus ao nosso mote de Banco para um mundo em mudança, estamos em constante aprendizagem a vários níveis, sendo que o processo de melhoria só acontece se soubermos ouvir”.

Segundo a Professora Filipa Castanheira, que supervisionou o estudo, “este projeto revela de forma muito consistente e através de diferentes fontes de informação que as espectativas face aos contextos de trabalho estão em clara transformação. Já vínhamos a observar, antes da pandemia, um desejo de um formato de trabalho mais flexível e promotor de maior equilíbrio vida-trabalho, mas agora no regresso após os sucessivos confinamentos e no seguimento da aceleração da transformação digital, os trabalhadores demonstraram que é possível fazer com qualidade e concentração determinadas tarefas a partir de casa.”

“Há uma procura explícita por organizações que proporcionem relações de trabalho que permitam beneficiar desta flexibilidade e uma preferência por equipas com desenhos de trabalho presenciais mais “colaborativos”. Há notoriamente um desagrado pela sensação de “vir para o escritório fazer o que se poderia fazer em casa” e, por isso, o grande desafio das organizações no “futuro do trabalho” não parece tanto ser o “fun das piscinas de bolas e dos cestos de fruta”, mas sim a formação das lideranças e a organização do trabalho e dos espaços físicos de trabalho proporcionando locais para descontrair e socializar, para debate e resolução de problemas, para reuniões de equipas, apostando na diferenciação do que é trabalho individual e que pode ser feito remotamente do que é trabalho colaborativo que pode beneficiar da presença física das equipas”, conclui.


Ficha técnica:

Este estudo foi realizado tendo como base uma análise quantitativa (inquéritos) e qualitativa (entrevistas e focus groups), questionando 177 jovens talentos, de 27 nacionalidades, com idades compreendidas entre os 18 e até mais de 30 anos, para além de 167 colaboradores de empresas, de 22 nacionalidades diferentes, com idades compreendidas entre menos de 20 anos e até mais de 60 anos. Foram ainda analisados os conteúdos dos sites de internet oficiais e páginas de redes sociais como o Instagram, Facebook e Linkedin de 37 empresas(nacionais e internacionais) em Portugal.

Foram também realizados 4 focus groups dentro do universo de colaboradores do BNP Paribas, com variadas funções dentro do banco. Por fim, foram conduzidas entrevistas a responsáveis do Banco em Portugal, como Sylvie Le Pottier – Head of Human Resources; Luciana Peres, Head of CSR and D&I e Vera Nobre Leitão – Head of Communications, para perceber quais são os objetivos da instituição na sua política de recursos humanos, tal como as medidas que procuram implementar para atração e retenção de talento.

Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

 

Mais sobre estudoModelo de trabalho híbridoTrabalho híbrido
Notícia anterior

OPINIÃO: O grande aliado na mudança

Notícia seguinte

Kumon organiza sessão de informação para angariação de franchisados já no próximo dia 18 de novembro!

Notícia seguinte
Kumon organiza sessão de informação para angariação de franchisados já no próximo dia 18 de novembro!

Kumon organiza sessão de informação para angariação de franchisados já no próximo dia 18 de novembro!

Leia aqui a ultima edição

Últimas entradas

Inteligência Artificial

74% dos profissionais consideram que a Inteligência Artificial será a tecnologia que mais impactará a sua carreira

Por IIRH
26 de Setembro, 2023
0

58% das empresas acredita que a adoção...

Taxa de Desemprego

Taxa de desemprego pode estabilizar perto de 6%

Por IIRH
26 de Setembro, 2023
0

A taxa de desemprego tem vindo a...

Estudo RH: Saúde Mental nas Empresas

Estudo RH: Saúde Mental nas Empresas

Por IIRH
26 de Setembro, 2023
0

Quais são os principais desafios enfrentados pelos...

Too Good to Go

Maria Tolentino é a Country Director da Too Good To Go em Portugal

Por IIRH
26 de Setembro, 2023
0

A Too Good To Go anuncia Maria...

Conheça o “Salary on Demand”, o novo benefício da Payflow

Conheça o “Salary on Demand”, o novo benefício da Payflow

Por IIRH
25 de Setembro, 2023
0

O setor da restauração tem enfrentado grandes...

Geração Z

Mais de um quarto dos empregadores acredita que os trabalhadores da Geração Z são mais “empreendedores” do que as gerações anteriores

Por IIRH
25 de Setembro, 2023
0

A inflação de cargos – o processo...

VEJA MAIS

Compensação

Agenda de Eventos RH

10 Out

Global Talent Day 2023

Terça-feira, Fórum Tecnológico da Lispolis
EVENT DETAIL
23 - 24 Nov

People Analytics Day

Quinta-feira, Lisboa
EVENT DETAIL
No event found!

Siga-nos nas Redes Socias

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist