Como empresa do Grupo Mobivia, a Norauto assume como fundamental o compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, empenhando-se e reinventando-se para criar um impacto cada vez mais positivo no meio ambiente, junto dos cerca de 600 colaboradores, e para se manter no top of mind dos seus clientes e parceiros. Estivemos à conversa com Fernanda Correia, DRH da Norauto.
A Norauto tem uma estratégia Client & Employee Centric, alicerçada em diversas práticas de motivação e satisfação dos seus colaboradores, para que se sintam parte integrante da empresa e, simultaneamente, fomentarem uma forte orientação para a satisfação do cliente.
Neste sentido, a empresa aposta no desenvolvimento de projetos de forma mais simples, ágil e com práticas de inteligência coletiva, integradas na sua cultura colaborativa e de desenvolvimento de talento. A RHmagazine esteve à conversa com Fernanda Correia, diretora de recursos humanos da Norauto Portugal, para conhecer estas boas práticas de gestão.
Apostam na metodologia Agile, que permite juntar pessoas de vários departamentos em equipas para trabalhar os desafios da empresa. Pode-nos explicar melhor e dar exemplos do que conseguiram concretizar com esta metodologia?
Numa primeira fase, considerámos fundamental garantir o propósito desta metodologia, e, para isso, formámos 100% da Service Team e Leaders em Agile, para garantir a apropriação do conceito e dos papéis de cada participante, o que iria facilitar a sua assimilação e disseminação.
Em 2020, lançámos um projeto Agile piloto, no qual identificámos os elementos fulcrais, como o Agile Coach e o Project Owner, que definiram os restantes membros da equipa, de áreas multidisciplinares, o que potenciou uma complementaridade de competências e de inputs. Ao longo do projeto, realizaram-se vários sprints, que foram apresentados ao comité estratégico, que orientava e aconselhava.
Este ano decidimos ir mais longe e definimos, a partir dos nossos objetivos estratégicos, quais os projetos a ser desenvolvidos em Agile e quais as equipas multidisciplinares.
O resultado é bastante positivo, não apenas pela interação entre as diferentes equipas, pela agilidade e rapidez na realização dos sprints e na entrega de resultados intercalares, mas também pelo entusiasmo e engagement gerado. É interessante perceber que elementos fora da sua zona de “conforto” conseguem aportar insights bastante valiosos, devido, sobretudo, à sua visão “externa”. Outro aspeto bastante positivo foi a identificação de novos líderes, que se assumiram de forma espontânea. Realizámos também, através desta metodologia, um enorme projeto de Responsabilidade Social, que visa promover a sustentabilidade da empresa e as boas práticas de forma transversal à empresa, potenciando maior interação e entusiasmo com os nossos colaboradores, clientes e parceiros.
Lançaram recentemente o programa BE+ Norauto, desenvolvido também com esta metodologia. Do que se trata?
Um dos eixos estratégicos da Norauto Portugal é o desenvolvimento de talento, através do qual pretendemos potenciar e acelerar o crescimento dos colaboradores.
De forma a tornar este processo mais ágil e dinâmico, a Norauto lançou o Be+ Norauto, um programa construído à medida de cada função, que permite acompanhar o colaborador nas várias etapas do processo, identificar os interlocutores, as várias ferramentas de suporte e ter um feedback constante e transparente.
O programa de desenvolvimento Be+ Norauto além de acelerar os processos de desenvolvimento de talento interno, aumenta o número de potenciais evolutivos e de promoções internas, fomenta a motivação, o engagement e a co-responsabilização dos colaboradores, e promove o papel ativo dos managers no acompanhamento e feedback, enquanto Leaders Coach.
Como se traduz a co-responsabilização que faz parte da cultura da Norauto?
A Norauto tem uma estratégia Client & Employee Centric. Neste sentido, consideramos que a comunicação dos eixos estratégicos e do propósito é fundamental para um verdadeiro alinhamento das equipas. Fomentamos uma gestão assente na co-construção, na co-responsabilização e na autonomia das equipas, sendo estas as pedras basilares de um modelo colaborativo. A participação em missões transversais, em projetos Agile, em projetos nacionais e internacionais, que visam responder às principais linhas estratégicas, com enfoque no cliente, no colaborador, no digital, nas novas mobilidades e novos serviços, promove o crescimento interno, a cultura Leader Coach, o feedback constante e uma comunicação transparente e de proximidade.
A Norauto é uma empresa do setor do retalho, que é um setor difícil para recrutar talento. O que pode a Norauto oferecer ao talento que a diferencie das outras empresas?
São várias as áreas que nos distinguem no mercado, desde oportunidades de desenvolvimento, a cultura familiar e o ambiente de trabalho. Esta diferenciação foi reforçada pelo recente inquérito de clima social, no qual atingimos o valor mais elevado de todos os anos, e também através do Índice de Excelência, onde fomos premiados no Top 5 pelas boas práticas de gestão. Destacamos o desenvolvimento dos nossos colaboradores, através do Programa Be+ Norauto, mas também pela aposta em programas de formação que visam desenvolver soft e hard skills, adequadas às necessidades dos colaboradores e dos objetivos da empresa, face às tendências e à volatilidade do mercado. O desenvolvimento passa também pelas práticas de inteligência coletiva, nomeadamente através de missões transversais, da participação em projetos, nas aberturas ou remodelings de centros.
Apostamos numa relação estreita com as instituições parceiras, promovendo uma aproximação ao ambiente académico, através da realização de estágios, de projetos, participação em aulas abertas e workshops.
Relativamente ao ambiente de trabalho, apostamos num clima descontraído e divertido, com constante preocupação com as condições físicas de trabalho, de segurança e de bem-estar. Potenciamos a conciliação entre a vida profissional e vida pessoal, flexibilizando o horário na service team.
[Entrevista publicada na RHmagazine de março/abril]
ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!