ASSINAR NEWSLETTER
Quarta-feira, Julho 29, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Fique a par de como tornar o risco parte do dia a dia da sua empresa

IIRH Por IIRH
15 de Julho, 2022
em GESTÃO DA CARREIRA RH
0
Fique a par de como tornar o risco parte do dia a dia da sua empresa
7
Partilhas
82
Visualizações

A plataforma de e-learning GoodHabitz explica a importância de encorajar os colaboradores a assumir riscos, sem medo de falhar.

Depois de uma pandemia como a COVID-19, as organizações aprenderam a importância de serem ágeis e de se adaptarem rapidamente à mudança. Neste sentido, muitas empresas, tanto do setor público como do privado, estão a colocar o risco como um elemento-chave da sua cultura organizacional e como força motriz para crescerem num mundo volátil como o atual.

“Falhar não é o fim do mundo e deve ser visto como uma oportunidade de aprendizagem. As empresas estão cada vez mais expostas a ameaças e, para evitar que estas se transformem em algo prejudicial, é fundamental construir uma cultura de risco eficaz, que encoraje colaboradores e equipas a assumir riscos de uma forma educada e confiante, mas também que não se aponte o dedo ao erro. O risco implica falhar e às vezes errar. Interessa errar rápido e focar na solução. Este ‘mindset’ pode fazer a diferença no crescimento e capacidade de inovação de uma organização”, refere Cláudia Cerqueira, Customer Success Manager/Coach da plataforma de e-learning GoodHabitz.

Neste sentido, a GoodHabitz, plataforma de e-learning com o mais rápido crescimento na Europa nos últimos anos, deixa cinco passos para tornar o risco parte do dia-a-da das empresas:

1. Formar os colaboradores – para os colaboradores participarem nos processos de decisão é fundamental investir em formação e equipá-los com um conhecimento básico sobre cultura de risco. Deixar claro como detetar potenciais problemas, como sair da zona de conforto e enfrentar os desafios, assim como determinar o que pode ser feito para mitigar as ameaças são algumas boas práticas que devem ser passadas para cultivar a compreensão do risco e estimular a autoconfiança;

2. Liderar pelo exemplo – todos os elementos da estrutura devem estar cientes dos riscos que a organização enfrenta, da importância de os tratar corretamente e sobre o que fazer quando determinada situação ocorre. Esta forma de pensar deve ser promovida sobretudo pelos líderes, para que o resto da equipa siga o exemplo. Um bom líder deve pensar na estratégia da empresa sempre com os potenciais riscos em mente, como inspiração para as equipas fazerem o mesmo;

3. Promover uma comunicação transparente – cada colaborador deve ter claro e presente o processo para lidar com uma situação de risco. É fundamental garantir que as etapas de comunicação de um risco são fáceis de compreender e seguir, para que todos as sigam facilmente;

4. Oferecer incentivos – oferecer incentivos de acordo com as expectativas de gestão de risco da organização pode ser eficaz para encorajar os colaboradores a pensarem como podem corrigir determinadas questões ou sugerir caminhos para a empresa inovar. Oferecer uma recompensa a um colaborador por identificar um risco e descobrir a solução, ou por arriscar e criar um projeto que faça crescer uma área da empresa, são exemplos que podem ser implementados;

5. Aprender com o falhanço – arriscar está associado a falhar. No entanto, é essencial não ver a falha como um ponto negativo. Deve-se assumir o fracasso como algo que conduz à inovação e pensar em novas formas de ultrapassar obstáculos. Quando falha, a equipa sabe que não pode abordar a mesma tarefa ou objetivo de igual forma, por isso, tem de arriscar de novo e encontrar novos caminhos.

Para ajudar as empresas na aplicação destas medidas, a plataforma de e-learning GoodHabitz disponibiliza diversos cursos de formação para empresas em diferentes temáticas, incluindo um curso sobre a “Importância de Falhar”, que explora como criar uma cultura corporativa aberta a debater o erro, os benefícios de falhar, como manter o foco na tarefa em mãos e como avaliar o erro e aprender com ele.

Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre Aprendizagem e Desenvolvimentocultura organizacionalformacaoGestão de RiscoGoodHabitzPlataformas digitaisriscos no trabalho
Notícia anterior

Sabia que o verão é uma ótima estação para desenvolver as suas soft skills? Anote estas dicas

Notícia seguinte

OPINIÃO: Os três níveis para as pessoas se ligarem dentro das empresas

Recomendamos

Porque é que profissionais brilhantes continuam a passar despercebidos?

Porque é que profissionais brilhantes continuam a passar despercebidos?

9 de Julho, 2026
De murais de gratidão a projetos de impacto social: 12 ideias para celebrar o Dia Internacional dos Recursos Humanos

Os três comportamentos que distinguem os líderes humildes dos arrogantes

2 de Julho, 2026
Longevidade: há vida profissional depois dos 50. E as empresas, estão preparadas?

Longevidade: há vida profissional depois dos 50. E as empresas, estão preparadas?

8 de Junho, 2026
Employee Experience e Gestão do Talento: desafio estratégico do HR Business Partners

Employee Experience e Gestão do Talento: desafio estratégico do HR Business Partners

5 de Junho, 2026
Transparência salarial: as datas que os departamentos de RH devem ter em conta

Há três datas que os RH devem marcar já na agenda para evitar incumprimentos (e coimas!)

28 de Maio, 2026
Prepare-se: idade da reforma vai voltar a mexer. Saiba quanto e porquê

Este novo simulador mostra-lhe qual o momento mais vantajoso para pedir a reforma

21 de Maio, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
liderança

OPINIÃO: Os três níveis para as pessoas se ligarem dentro das empresas

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Atualidade laboral. O luto e a licença parental

Avaliação de desempenho: ferramenta de gestão ou elemento de prova?

23 de Julho, 2026
Entrevista a Domingos Pinto. Quando os dados guiam a produção: Simoldes dá forma à fábrica digital

Entrevista a Domingos Pinto. Quando os dados guiam a produção: Simoldes dá forma à fábrica digital

22 de Julho, 2026
A nova lógica dos salários: menos intuição, mais dados e IA

A nova lógica dos salários: menos intuição, mais dados e IA

16 de Março, 2026
Entrevista a José Theotónio. Check-out de talento? No Pestana, a experiência cinco estrelas começa por dentro

Entrevista a José Theotónio. Check-out de talento? No Pestana, a experiência cinco estrelas começa por dentro

29 de Julho, 2026
Afinal, o que procuram os jovens numa carreira? Este estudo deixa pistas para os DRH

Afinal, o que procuram os jovens numa carreira? Este estudo deixa pistas para os DRH

29 de Julho, 2026
Responde a e-mails nas férias? Há cinco formas de evitar que isso aconteça

Responde a e-mails nas férias? Há cinco formas de evitar que isso aconteça

28 de Julho, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 5
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: Total Rewards Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

15 de Julho, 2026
Há um novo líder na Multicare. Saiba quem é

Há um novo líder na Multicare. Saiba quem é

6 de Julho, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');