ASSINAR NEWSLETTER
Sexta-feira, Setembro 18, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Formação Profissional contínua: uma prioridade Nestlé e uma forma de partilhar valor

Ana Silva Por Ana Silva
29 de Maio, 2018
em APRENDIZAGEM & FORMAÇÃO, ARTIGOS TÉCNICOS
0
Formação Profissional contínua: uma prioridade Nestlé e uma forma de partilhar valor
94
Partilhas
873
Visualizações
Por:  Maria do Rosário Vilhena, diretora de recursos humanos da Nestlé Portugal, SA

Favorecer a melhoria contínua através da formação e do aperfeiçoamento das competências profissionais em todos os níveis da organização é uma prioridade inscrita nos Princípios Corporativos e Empresariais da Nestlé. É uma responsabilidade partilhada internamente com os nossos colaboradores, mas também externamente, com as comunidades onde atuamos, tendo como farol o propósito de atuação Nestlé junto dos indivíduos e das famílias, das comunidades e no planeta. Através destes três níveis de impacto procuramos melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. Só no pilar da formação a Nestlé investe todos os anos 0,1% da sua cifra de negócios.

Este investimento é realizado com duas direções: interna e externa. Desenvolvemos competências profissionais dentro da organização e partilhamos com a sociedade o conhecimento interno das nossas pessoas. Um exemplo deste último ponto é a formação que damos a alunos do ensino profissional através de parcerias como a que temos com a Escola Profissional de Aveiro. Em duas das nossas fábricas (Porto e Avanca) e no nosso Centro de Distribuição de Avanca acolhemos alunos desta via de ensino para um curso de três anos, totalmente imersivo, nas nossas estruturas e que dará a estes jovens, com idades entre os 16 e 18 anos, uma equivalência ao 12.º ano de escolaridade e competências profissionais específicas que os tornam imediatamente aptos para o mercado de trabalho, se for essa a sua opção, ou para o prosseguimento e aprofundamento dos seus estudos na universidade.

O prosseguimento dos estudos é algo também muito acarinhado internamente pela Nestlé. Desde há várias décadas que a companhia entrega um prémio de incentivo à formação académica para os colaboradores que, de forma proativa, aprofundem ou completem os seus respetivos graus de ensino. Ainda internamente, a Nestlé disponibiliza um vasto leque de formações específicas para todas as suas áreas de atividade e funções. Em 2017, em Portugal, a Nestlé investiu 315 mil euros em formação para os seus colaboradores que se traduziram em 50.700 horas lecionadas, com um total de 11.300 participantes. Estas formações podem ser ministradas internamente com sessões presenciais ou em regime de e-learning, no próprio mercado onde trabalha o colaborador ou mesmo num dos nossos principais centros de formação a nível mundial, situados na localidade de Rive-Reine, Suíça – uma verdadeira universidade Nestlé.

A par de todos os programas de formação interna, a companhia tem também várias parcerias com universidades e instituições de formação profissional, desenhando com estas cursos especificamente adaptados às suas necessidades de desenvolvimento de competências. Um exemplo deste diálogo com a academia resultou na criação de um curso de Liderança da Católica Business School, bem como uma parceria com a Nova Business School no âmbito de uma cadeira sobre Brand Management.

Também no âmbito académico, a Nestlé promove a partilha de conhecimento interno através de workshops e sessões de preparação dos jovens finalistas universitários para a sua entrada no mercado de trabalho. Esta atividade está a ser desenvolvida no âmbito da Iniciativa Nestlé Emprego Jovem e da Aliança para a Juventude, ambas lançadas em 2014 com o objetivo de ajudar os jovens em toda a Europa na sua entrada no mercado de trabalho.

Esta visão está profundamente enraizada numa companhia global, presente em 189 países, com mais de 150 anos de história, 95 deles em Portugal. É uma das formas através da qual procuramos melhorar a qualidade de vida das comunidades onde operamos, contribuindo também para a construção de um futuro mais saudável e sustentável.

 

[button style=’red’ url=’https://rhmagazine.pt/’ icon=’entypo-left’]Voltar à homepage[/button]

 

[posts title=’Mais artigos de interesse:’ tag=’artigo’ layout=’grid-3-col’][/posts]

 

Mais sobre colaboradoresformacaoNestlé
Notícia anterior

Edenred detém mais de 98% da ProwebCE

Notícia seguinte

Boas práticas à distância de uma caixa de ferramentas

Recomendamos

ISEG reforça apoio às carreiras dos Alumni com novo nível do Programa de Mentoria

O segundo melhor mestrado em gestão do mundo é português

7 de Setembro, 2026
Sara Sousa Brito, People Value. “A customização tornou-se essencial”

Sara Sousa Brito, People Value. “A customização tornou-se essencial”

28 de Agosto, 2026
Opinião Eduardo Marques Lopes, Clan. A formação como motor de atração e desenvolvimento de talento

Opinião Eduardo Marques Lopes, Clan. A formação como motor de atração e desenvolvimento de talento

7 de Agosto, 2026
Esta é a instituição de ensino superior portuguesa que mais convence os líderes empresariais

Esta é a instituição de ensino superior portuguesa que mais convence os líderes empresariais

6 de Agosto, 2026
Artigo técnico. Perceções de exploração organizacional: impacto no bem-estar dos trabalhadores

Artigo técnico. Perceções de exploração organizacional: impacto no bem-estar dos trabalhadores

28 de Julho, 2026
Caso prático. Como a SCML transformou os desafios da legislação laboral numa oportunidade de aprendizagem (com o apoio do iiRH)

Caso prático. Como a SCML transformou os desafios da legislação laboral numa oportunidade de aprendizagem (com o apoio do iiRH)

20 de Julho, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Boas práticas à distância de uma caixa de ferramentas

Boas práticas à distância de uma caixa de ferramentas

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Pressão dos custos leva empresas portuguesas a rever benefícios

Novo corte do IRS chega aos salários em novembro. Fizemos as contas e há um “mas” que os RH (e trabalhadores) devem saber

16 de Setembro, 2026
RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

25 de Junho, 2026
Sabe em que condições pode aplicar a isenção de horário de trabalho?

Sabe em que condições pode aplicar a isenção de horário de trabalho?

11 de Novembro, 2024
Já são conhecidos os vencedores dos Wellbeing Awards 2026. Espreite a lista completa

Já são conhecidos os vencedores dos Wellbeing Awards 2026. Espreite a lista completa

17 de Setembro, 2026
Entrevista a Maria Antónia Cadillón. O código define, os embaixadores fazem o resto: assim se vive a ética na Lactogal

Entrevista a Maria Antónia Cadillón. O código define, os embaixadores fazem o resto: assim se vive a ética na Lactogal

17 de Setembro, 2026
Porque saem os colaboradores e o que ainda os faz querer ficar (segundo 258 DRH)

Vai despedir-se? Não entregue a carta antes de saber isto

17 de Setembro, 2026

Agenda de Eventos

Set 19
9:00 - 19:00

EU DECIDO 2026

Set 30
9:00 - 12:30

Employer Branding by iiRH 2026

Out 1
10:00 - 11:00

Human Risk Insights Talks

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

7 de Setembro, 2026
Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

4 de Setembro, 2026
Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

1 de Setembro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');