Informação que não deve aparecer no seu CV

149
Partilhas
87
Visualizações

Por Miguel Abreu da Ray Human Capital (ler no blog

Nós que trabalhamos na área da gestão de recursos humanos e, especialmente, que durante vários anos realizámos diversos processos de recrutamento, tivemos já a oportunidade de ver centenas de currículos.

Neste artigo não damos uma fórmula mágica para fazer o CV perfeito, mas sim alguns conselhos que mesmo pareçam evidentes, repetem-se ao longo dos anos na nossa profissão, sempre que vemos CV’s.

Seguem-se algumas sugestões:

1. Existe uma tendência generalizada de colocar na parte superior da primeira página o título “Curriculum Vitae”. Curiosamente este aspecto aparece repetidamente em vários CV’s e sempre em letras enormes. É um aspecto que não faz falta. Quem recebe o seu CV sabe do que se trata.

2. O tema dos idiomas é sempre um tema clássico. Os candidatos insistem em colocar um nível de idioma que não corresponde à realidade. Atenção! Muitas vezes antes da entrevista pessoal é feita uma entrevista telefónica para averiguar alguns dados. A sua hipótese de ser chamado para a entrevista pode acabar logo aqui e mais do que isso, pode comprometer a sua credibilidade daí em diante.

3. Se optar por colocar foto no CV esta deve ser o mais profissional possível. No entanto, há quem insista em colocar fotografias na praia ou em festas. Algo que está errado! Fica outra sugestão: se o fizerem tenham em atenção à ferramenta de “Crop”. Acontece com frequência ser possível expandir a imagem que foi recortada e encontrar segredos que estava a ocultar.

4. Já devem ter lido e ouvido isto centenas de vezes: “o CV não deve ter mais de duas páginas”. Mesmo assim continuamos a receber autênticos livros de 10 ou mais páginas.

5. O que gostam de fazer nos vossos tempos livres, ajuda a conhecer um pouco mais do vosso perfil pessoal. De qualquer das formas, determinados gostos não acrescentam valor ao vosso CV, como por exemplo: “adoro gatos”, “gosto de ir às compras”…

6. Quando descreverem a vossa experiência, datem corretamente cada etapa do vosso percurso profissional (mês/ano de inicio e mês/ano do fim); Por outro lado, não se limitem a colocar o nome da vossa função. Descrevam, sinteticamente, as principais tarefas/responsabilidades, sobretudo se com esse exercício conseguirem “customizar” ainda mais o vosso CV aos requisitos solicitados numa eventual oportunidade em aberto. Considerem o vosso CV como uma ferramenta comercial que tem de estar orientada para as necessidades do cliente (neste caso, da empresa que quer contratar)

Finalmente, e apesar deste artigo tratar do que não deve fazer quando escreve o seu CV, quero finalizar com um conselho: não se esqueçam de colocar o vosso número de telefone e email. Não há forma de conseguir ser considerado para um processo de recrutamento se envia o seu CV sem contactos.

Notícia seguinte

Comentários 3

  1. Avatar Tuga says:

    Discordo com “o CV não deve ter mais de duas páginas”. Exsitem n empresas de recrutamento que querem CVs mais completos (até com detalhe dos projetos nos quais estivemos inseridos ou tenhamos participado).
    Noutros casos, o próprio template da empresa de RH é extenso e complexo de preencher.
    Isto varia consoante a oferta a aplica:r.
    Uma pessoa com 20 anos de experiência que tenha exercido funções em 15 organizações diferentes limitar-se-á a colocar a data, nome da organização e função. Isso lhes chega?

  2. Avatar Luís Antunes says:

    Há informação que pode ser colocada como anexo, daí se faça referência que o currículo em si tenha no máximo 2 páginas.

    Atenciosamente

    Luís antunes

  3. Avatar Rui Guilhto Loureiro says:

    A questão dos CV é importante, sem dúvida. Mais que não fosse, tornou-se produto e processo de comunicação permanente no mercado de recurso humanos. O melhor CV, em termos de estrutura e de tamanho, é aquele que corresponda ao que o leitor espera ler! Ou seja, deveremos saber de antemão quem o vai ler…

    Rui Guilhoto Loureiro
    Career Counseling & Coach

RHmagazine

Últimas entradas

Siga-nos

AGENDA

Maio 2021
No event found!

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

RECEBA A NOSSA

NEWSLETTER SEMANAL