Com várias plataformas logísticas espalhadas pelo país, a plural+udifar sentiu a necessidade de uniformizar processos e, para tal, adquiriu o software de gestão RH da Talentia Software – o Talentia HCM.
Com 47 anos de existência, a plural+udifar é uma cooperativa farmacêutica que exerce a sua atividade grossista na cadeia de valor do medicamento. Contando, atualmente, com cinco plataformas logísticas de norte a sul do país (Covilhã, Porto, Coimbra, Lisboa e Faro) e Região Autónoma da Madeira, a empresa é constituída por mais de 340 colaboradores. Face à necessidade de ver todo o seu capital humano integrado numa só solução, tornar os seus processos mais digitais e facilitar a comunicação com os seus colaboradores, a plural+udifar procurou implementar um software de gestão RH – escolha que recaiu no Talentia HCM, uma solução web, abrangente, modular e flexível, da Talentia Software, para gestão do talento em todo o seu ciclo de vida, que assenta nas mais recentes tecnologias, como seja a IA.
Em termos estratégicos, era fundamental para a equipa de RH ter à sua disposição um software que permitisse cobrir as diferentes fases do ciclo dos colaboradores, desde o processo de recrutamento e seleção, passando pelo onboarding, formação, gestão de desempenho, carreira, mas contemplando igualmente a gestão administrativa e comunicação, através do portal do colaborador. Um desafio que ganhava uma nova dimensão pelo facto de a plural+udifar possuir várias plataformas logísticas, o que com a implementação de uma plataforma única permitiria uma uniformização de processos em todas as plataformas, com ganhos em termos de eficiência operacional.
A empresa iniciou, então, uma procura alargada por várias soluções no mercado e encontrou na Talentia Software a integração que pretendia, num binómio de relação qualidade/ preço. “Para nós, também foi muito importante perceber o suporte dado pela Talentia Software, bem como a dinâmica de projetos previstos para melhoria da solução num curto-médio prazo”, diz Paulo Pessoa, Diretor de Recursos Humanos da plural+udifar.
Módulos
O projeto envolveu a implementação dos módulos de recrutamento e seleção, formação e desenvolvimento, avaliação de desempenho e feedback, onboarding, talento e carreira e gestão de tempos.
Fazendo uma análise mais detalhada de cada um: através do módulo de recrutamento e seleção, é possível fazer o lançamento automático do processo de recrutamento interno e/ou externo, tornando o processo de identificação de candidatos mais simples e interativo, uma vez que todos os candidatos passam a receber um e-mail de receção de candidatura e, no caso de serem selecionados para entrevista, um e-mail com o agendamento; o de formação e desenvolvimento permite agendar toda a formação, bem como gerir inscrições e questionários de satisfação e eficácia; no módulo de desempenho e feedback, usufrui-se de novas ferramentas para medir desempenho, descobrem-se falhas que necessitam de ser colmatadas e talentos a explorar, com parametrizações adequadas às necessidades da empresa; com o módulo da digitalização do processo de onboarding passou a ser possível fazer uma apresentação da empresa muito mais completa e detalhada, estimulando a utilização dos meios digitais, desde o primeiro dia; a funcionalidade de talento e carreira permite gerir grupos, identificar talentos adequados para sucessão ou mobilidade interna e definir planos de desenvolvimento individual, e, por fim, o módulo de gestão de tempos é utilizado para gerir ausências, férias e registos de presenças.
Como principais desafios decorrentes das implementações, Paulo Pessoa aponta a resistência, por parte de alguns colaboradores, à utilização diária da plataforma. “Apesar deste desafio, devido ao carácter intuitivo da mesma, temos vindo a conseguir incentivar os colaboradores a dar uso ao software, principalmente através do portal do colaborador, que foi parametrizado à imagem da empresa”.
“Temos vindo a incentivar os colaboradores a darem uso ao software, principalmente através do portal do colaborador, que foi parametrizado à imagem da empresa”
Paulo Pessoa, DHR da Plural+udifar
Já do lado da Talentia Software, Ana Luisa Chaleira, PSO Team Leader, garante: “O maior desafio foi a implementação ter ocorrido enquanto a aplicação estava a mudar para uma nova tecnologia e, por isso, tivemos de adaptar o plano do projeto, de acordo com as necessidades da plural+udifar”.
Para que esta nova tecnologia fosse implementada em todos os módulos, o projeto foi dividido em três fases: a primeira, abrangendo os módulos base e portal do colaborador, recrutamento e seleção, onboarding e formação; a segunda, centrada nos os módulos de desempenho e feedback, talento e gestão de tempos e, finalmente, a terceira incluiu a revisão salarial e carreiras.
Business Case publicado na edição n.º 142 da RHmagazine, referente aos meses de setembro/outubro de 2022.
Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!