Com a 7.ª edição do EDP Trainee Program no horizonte, a empresa energética renovou a parceria estratégica com a The Key Talent Portugal, que garante plataformas digitais na vanguarda tecnológica para as várias fases dos processos de seleção e recrutamento de jovens talentos.
A EDP está prestes a lançar a 7.a edição do seu programa de trainees, o EDP Trainee Program, – um projeto global, que pretende atrair, recrutar e reter jovens de todo o mundo – e, tal como nas edições anteriores, prevê milhares de candidaturas, que, só nos últimos dois anos, foram perto de 20.000.
Neste contexto, a EDP já recrutou cerca de 55 jovens de diversos backgrounds académicos e nacionalidades, que realizaram o programa remunerado durante sete meses a full-time. Este consiste numa experiência que engloba onboarding, duas job rotations, workshops, projetos e business cases. Com a ambição de um recrutamento célere, eficiente e inclusivo, a EDP tem na The Key Talent Portugal – consultora de recursos humanos, employer branding e marketing digital –, desde 2018, o seu parceiro estratégico em atratividade digital, marketing de recrutamento e avaliação psicométrica online, com a capacidade de proporcionar uma experiência de candidato verdadeiramente integrada num só software – neste caso, o AplyGo.
“A EDP considerou que a nossa expertise seria verdadeiramente diferenciadora e permitiria internacionalizar cada vez mais o programa”, diz Hugo Bernardes, Managing Partner da The Key Talent Portugal. “O facto de conseguirmos criar campanhas de atratividade a nível internacional, altamente segmentadas, e gerir uma dezena de milhar de candidaturas, com tecnologia automatizada, em menos de oito semanas, sem perder a capacidade de tomada de decisão, é absolutamente essencial para a gestão de um processo, que tem, por exemplo, múltiplas localizações globais com vagas, ou KPIs de diversidade que devem ser cumpridos”, acrescenta.
AplyGo & Panorama
Apesar de a relação entre a EDP e a The Key Talent Portugal, no que diz respeito ao EDP Trainee Program, se ter iniciado em 2018, num processo que consistiu já nalgumas fases em formato online, mas também com componente presencial, foi em 2020 – em plena pandemia – que o programa assumiu uma vertente 100% digital.
A robustez e a digitalização do processo de recrutamento são asseguradas através do software AplyGo – um aplication tracking system flexível e ágil, pensado para receber dados de campanhas de atratividade digital e que permite definir as diferentes fases de um processo de seleção –, na qual os candidatos realizam a candidatura em segundos, bem como os testes cognitivos, e ainda através da Panorama – plataforma de gestão de talento e assessment centre, onde é realizada toda a experiência de assessment, através de diferentes provas, como dinâmicas de grupo, avaliação de business cases, etc.; nesta plataforma, os candidatos acedem aos seus exercícios por intermédio da landing page do projeto, onde encontram o seu horário, questionários para responder, salas de networking…
Para Diana Pinto, People Experience Owner – EmployerBranding, Recruitment strategy & Onboarding da EDP, a The Key Talent Portugal afigurou-se, assim, o parceiro indicado para um programa de escala mundial: “Sendo o EDP Trainee Program global e assente num processo de recrutamento em formato totalmente digital, a The Key Talent Portugal demonstrou possuir todas as valências para ser o parceiro deste programa, garantindo plataformas digitais na vanguarda tecnológica para as várias fases do processo, desde a atração de candidatos pelo mundo, com os perfis mais diversificados, passando pela candidatura, por toda a fase de avaliação, até à seleção dos candidatos”.
Soluções:
- Employer Branding Solutions
- Candidate Experience Solutions
- Provas de Avaliação Online
- People Analytics Solutions
- AplyGo (ATS)
- Panorama (Talent Management System)
“Mais do que atrair e recrutar talento, a iniciativa tem permitido à EDP posicionar-se como uma empresa global”
Diana Pinto, People Experience Owner – Employer Branding, Recruitment Strategy & Onboarding da EDP
“Contribuiu, também, para a renovação desta parceria o feedback positivo recebido por parte dos candidatos, sobre a experiência do processo de atração e recrutamento, que cimentou a confiança”, aponta ainda.
De facto, segundo a People Experience Owner, o EDP Trainee Program tem sido uma iniciativa basilar para a estratégia de gestão da marca empregadora do Grupo EDP, funcionando como uma alavanca para promover a renovação geracional, atraindo, recrutando e integrando talento jovem para a organização.
“Mais do que atrair e recrutar talento, a iniciativa tem permitido à EDP posicionar-se como uma empresa global, que pretende mudar, já hoje, o amanhã, através do talento diverso que recruta”, conclui Diana Pinto.
Artigo publicado na edição n.º 142 da RHmagazine, referente aos meses de setembro/outubro de 2021.
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