Que balanço faz do seu percurso na Webhelp?
Comecei o meu percurso na área de experiência do cliente (CX) e soluções empresariais (BPO) através da Webhelp, em 2017, onde ocupo o cargo de Diretora de Recursos Humanos há cinco anos.
O balanço do meu percurso na Webhelp é muito positivo. Esta experiência tem sido fundamental para desenvolver novas competências profissionais e pessoais, permitiu-me sair da minha zona de conforto e abraçar um novo desafio com uma equipa de profissionais de excelência. Sinto-me privilegiada por poder trabalhar com pessoas que me incentivam e desafiam diariamente.
A Webhelp tem quantos colaboradores? Qual o modelo de trabalho?
Em Portugal desde 2015, com escritórios em Braga, Lisboa, Oeiras e Aveiro, a Webhelp conta com mais de 2.600 colaboradores e pretende continuar a crescer no mercado português. A empresa compreende a crescente valorização por modelos de trabalho mais flexíveis, que permitem um verdadeiro equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
A Webhelp possibilita trabalhar em diversos modelos (híbrido, teletrabalho, presencial). Proporciona ainda a oportunidade de trabalhar para diferentes empresas do grupo, em outras geografias.
A Webhelp, e mais concretamente o departamento de Recursos Humanos, assenta em quatro grandes pilares: Talent Acquisition, HR Operation, Payroll e Talent Development, tendo cada uma dessas áreas um responsável que dinamiza uma equipa ao nível nacional. Queremos com esta estrutura levar a todos os nossos colaboradores o mesmo nível de apoio e de perspetiva de desenvolvimento, garantindo uma uniformização dos métodos de trabalho.
Neste momento, têm cerca de 4 mulheres em cargos de liderança, em diferentes departamentos. Que políticas de diversidade e inclusão têm atualmente na Webhelp?
Considero a liderança feminina fundamental para mostrar que é possível alcançar cargos de responsabilidade máxima dentro de qualquer organização. Neste momento, na Webhelp 50% da equipa da direção da empresa é composta por colaboradoras do género feminino. Um resultado que é fruto das oportunidades que são proporcionadas a todos que trabalham na Webhelp.
A crescente percentagem de mulheres em cargos de topo mostra também que de facto existe a possibilidade de progressão na empresa, independentemente do género, orientação sexual ou religião.
Identificamos, desenvolvemos e reconhecemos o potencial onde quer que este resida.
A Webhelp destaca-se ainda como uma empresa com um ambiente multicultural desde sempre. Este ano apresentamos um crescimento de +25% no número de nacionalidades dos colaboradores, em relação a 2022.
É com base na filosofia “Think Human”, que coloca o bem-estar dos colaboradores no centro da sua metodologia, que todo o processo de integração é executado. A implementação das melhores práticas no processo de onboarding, com uma metodologia 100% digital, garante desde o início, uma experiência de excelência, prestando também o apoio necessário em todo o processo burocrático de quem se muda para Portugal.
De que forma estas políticas têm permitido que mais mulheres cheguem a cargos de topo?
A Webhelp pretende continuar a promover o talento no futuro, seja ele de que género for. Ainda assim, conscientes da importância do incentivo para que cada vez mais mulheres possam evoluir na sua carreira, temos implementado, ao longo do tempo, várias medidas e iniciativas que visam promover o aumento de mais mulheres em cargos de liderança.
Colocar férias imediatamente a seguir à licença de maternidade, adaptar o horário de trabalho e/ou o local de trabalho e acordos com diferentes infantários perto das nossas instalações são apenas alguns dos benefícios disponíveis que as nossas colaboradoras podem usufruir. Existem, no entanto, muitas outras vantagens aplicáveis a todos os Webhelpers, para que as oportunidades de evolução estejam disponíveis a todos.
Que outras iniciativas têm na empresa para promover a equidade entre os colaboradores?
A Webhelp promove também o bem-estar de todos os colaboradores no ambiente de trabalho, o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, a possibilidade de trabalhar em diversos modelos (híbrido, teletrabalho, presencial) e a equidade salarial independentemente do género, entre outros.
Desenvolvemos ainda processos para que os colaboradores se sintam apoiados e para que os clientes tenham o melhor serviço, garantindo sempre uma ligação de proximidade com todos. Por fim, temos vários programas de formação, e oferecemos uma verdadeira oportunidade para o crescimento dentro da empresa, uma vez que 95% das nossas promoções são internas.
Poderia contar-nos iniciativas recentes de RH que a Webhelp tenha implementado e qual o impacto que estas trouxeram para a organização e os colaboradores?
As novas instalações da Webhelp foram, sem dúvida, uma melhoria significava para todos os colaboradores. Neste novo espaço, temos áreas de lazer, luz natural em todas as salas, cafetaria, área exterior, uma gamming room, entre muitas outras coisas. Percebemos que os nossos colaboradores convivem mais, valorizam o conforto e a descontração que este espaço permite. A implementação de uma plataforma de pontos também foi muito valorizada e reconhecida pela equipa.
Quais os principais objetivos e metas que a Webhelp tem planeadas para a gestão de pessoas em 2023?
Atualmente, a Webhelp conta com mais de 2.600 Webhelpers de 83 nacionalidades em Portugal, 50% são de nacionalidade estrangeira, o que corresponde a cerca de 1.300 colaboradores. Neste momento, trabalhamos com 57 clientes internacionais de diversos setores de atividade, desde a aviação, turismo e lazer, bens de consumo, setor automóvel e financeiro, entre outros.
Pretendemos continuar a apostar na contratação dos melhores profissionais, independentemente do género, e alcançar os 3.000 colaboradores ao longo deste ano.
Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!