• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Terça-feira, Outubro 3, 2023
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Mais respeitinho que sou teu chefe!

Pedro Ramos - TAP Por Pedro Ramos - TAP
11 de Junho, 2019
em CRÓNICAS & OPINIÃO
0
Qual é a alma do segredo do (seu) negócio?
132
Partilhas
663
Visualizações
Pedro Ramos
Diretor de recursos humanos do Grupo TAP Air Portugal

Já quase tudo se escreveu sobre o comportamento das novas gerações nas nossas empresas! Todos sabemos já que a geração Millennials [que nos está a entrar pelas portas adentro…], entre outras características, não tem a menor paciência para estruturas organizacionais e muito menos para hierarquias mais ou menos simpáticas…

E, nestes contextos, como fica o papel das chefias das empresas? Aqueles “seres do bem”, formalmente empossados para fazerem com que as suas equipas façam acontecer, afinal como conquistarão o respeito (“respeitinho”, como nós dizemos por cá na nossa Tugolândia!) que merecem junto dos seus novíssimos colaboradores?

É que nem lhes falando ao coração estes novos Millennials reagem aos atributos dos seus chefes e muito menos veneram as caixinhas de diversos tamanhos que de forma hierarquizada anunciam os “donos” das várias partes das estruturas organizacionais.

Querem lá saber estes newcomers que, para falarem com o chefe X, têm de passar pelo chefe Y e ainda há um outro chefe Z a quem têm de prestar contas antes de apresentar uma nova ideia ou uma simples sugestão…

Não vou aqui discutir a diferença entre chefe e líder! Isso foi coisa que andámos todos a fazer nos idos anos 90 do século passado e eu pessoalmente já tive a minha dose de reflexão e partilha sobre como os chefes devem ser,  antes de mais, líderes e como a chefia está relacionada com o poder formalizado e liderança com inspiração e desígnio motivacional.

Quero lá saber disso! Isso foi no tempo em que ninguém questionava o poder (autoridade) das suas hierarquias e o máximo que desejávamos era que os nossos chefes fossem fazer uma formaçãozita para aprenderem a ser mais focados nas pessoas e não tanto nos processos… O tempo que já passou sobre essa visão…

Agora sejamos pragmáticos… Nos novos modelos de organização, cada vez mais ágeis, onde vários colaboradores em simultâneo terão de experienciar processos de coordenação diversos consoante os projetos em que estão envolvidos, que se traduzem em termos práticos no facto de um colaborador ter vários chefes ao mesmo tempo, ainda faz sentido falar do exercício de chefia em sentido clássico e universal?

Vá lá… o chefe já não é o tal “ser do bem” que se sentava numa mesa à parte em posição privilegiada, quase sempre virado para a sua equipa dado que visualmente teria de “tomar conta” de todos e do que cada um ia fazendo ou produzindo… O poder ou autoridade formal da empresa já estão bem mais distribuídos e difundidos por vários agentes internos e que se traduzem em vários interlocutores organizacionais.

Mas… “chefe que é chefe” continua a ter de ser respeitado!

Mas será que o tal “respeitinho”, quase sempre associado a medo ou receio de errar, ainda é válido num (atual) mundo corporativo 4.0 onde se estimula e exercita o erro como forma de aprendizagem? E como fica a questão do propósito individual (como parte do grande propósito da empresa!) que remete para uma nova exigência de todos e de cada um em termos de autonomização, autoliderança e intra-empreendedorismo?

Se os processos de responsabilização, autonomia e decisão estão a ser cada vez mais transferidos para o lado dos colaboradores, não fará sentido inverter os posicionamentos em relação ao dito “respeitinho” e claramente adotar uma postura mais próxima do “Mais respeitinho que sou teu colaborador”!?

E o que fica do lado dos tais chefes ou gestores do “bem”? Não tenho dúvidas que em vez de medo, autoridade, respeito, ordem e orientação estaremos a falar de inspiração, comunicação mobilizadora, confiança e confiabilidade, abertura à mudança e à inovação e fazedores de ações de reconhecimento interno! Verdadeiros “enviados especiais” do desenvolvimento e apaixonados pelo crescimento das suas pessoas!

É isto! Simples, certo? Adotar uma nova postura e cultura de liderança inspiradora e apaixonada que, através da confiança e do fazer acreditar, desenhará novas linhas informais (mas duradouras) de agregação das pessoas aos projetos comuns e aos propósitos individuais e global da organização.

No fundo, uma chefia mais inpiracional do que centralizadora, mais aberta à partilha do que fechada às propostas de mudança e inovação, mais desperta ao papel de uma verdadeira diversidade cognitiva na sua equipa do que desejosa de fazer cumprir regras e regulamentos magistrais…

No fim do dia, estamos a falar de um novo papel de chefia com forte respeito – será respeitinho? –, pelo que cada pessoa pode agregar para o resultado final do negócio!

Sim… a nova expressão em voga é definitivamente…

… “Mais respeitinho que sou teu colaborador e tu és parte da minha equipa!”

Até porque há uma outra expressão fantástica que pode também ser aqui aplicada… E que é bem possível que passe a circular entre os vários colaboradores envolvidos em múltiplos projetos e equipas, que “o meu chefe é melhor que o teu”!

Mais sobre chefiaCrónicasCrónicas by InfoRHliderançapedro ramos
Notícia anterior

É um café curto

Notícia seguinte

Colaboradores desmotivados? Saiba como aumentar a sua produtividade

Notícia seguinte
Colaboradores desmotivados? Saiba como aumentar a sua produtividade

Colaboradores desmotivados? Saiba como aumentar a sua produtividade

Leia aqui a ultima edição

Últimas entradas

Bauer Media Audio

Vivian Mohr nomeado presidente da Bauer Media Audio

Por IIRH
3 de Outubro, 2023
0

O Grupo Bauer Media acaba de nomear...

Adecco Portugal

Adecco Portugal abre novas vagas para a Academia de Talentos

Por IIRH
3 de Outubro, 2023
0

Entre setembro e fevereiro estão abertas as...

Atualidade Laboral: O que pode um empregador fazer perante o abandono do trabalho de um dos seus trabalhadores?

Atualidade Laboral: O que pode um empregador fazer perante o abandono do trabalho de um dos seus trabalhadores?

Por IIRH
3 de Outubro, 2023
0

 Autor: Carlos de Oliveira Sarmento, Associado Principal...

ERA

ERA prevê contratar 70 colaboradores ao longo de 2024

Por IIRH
3 de Outubro, 2023
0

AERA Imobiliária abre este mês mais quatro...

Concentrix + Webhelp

Concentrix + Webhelp: uma nova fornecedora global de serviços e tecnologias de experiência ao cliente

Por IIRH
3 de Outubro, 2023
0

A Concentrix Corporation (NASDAQ: CNXC), fornecedora líder...

ISEG

ISEG e Columbia arrancam com 2ª edição de programa internacional para líderes de topo

Por IIRH
2 de Outubro, 2023
0

O ISEG+Columbia Strategic Leadership Program iniciou a...

VEJA MAIS

Compensação

Agenda de Eventos RH

10 Out

Global Talent Day 2023

Terça-feira, Fórum Tecnológico da Lispolis
EVENT DETAIL
23 - 24 Nov

People Analytics Day

Quinta-feira, Lisboa
EVENT DETAIL
No event found!

Siga-nos nas Redes Socias

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist