A VISAVIS foi criada em 2004, com foco na consultoria e gestão de riscos. Em 2018, com a entrada de dois novos sócios, a empresa de seguros sofreu uma reformulação, que visou a diversificação dos serviços prestados e a internacionalização.
Entrevista: Miguel Barata, partner da VISAVIS.
Como nasceu a VISAVIS?
A VISAVIS foi criada por iniciativa de dois ex-diretores de um grande corretor de seguros internacional. Esta equipa com valências diferenciadoras deu corpo a um projeto estratégico vocacionado para a consultoria e prestação de serviços de seguros a empresas de média e grande dimensão. Atualmente, a VISAVIS desenvolve a sua atividade para a generalidade dos riscos empresariais, dando prioridade estratégica a uma elevada especialização no suporte às direções de recursos humanos das empresas, desenvolvendo soluções na área dos seguros para pessoas e gestão de benefícios, que se mostraram inovadoras e competitivas, face à oferta normalmente generalista do nosso mercado. Temos vindo a alargar a nossa oferta em serviços na área do bem-estar dos colaboradores, que englobam vertentes tão importantes como a nutrição, o exercício físico, consultoria financeira, apoio jurídico e, obviamente, a saúde mental. Temos também apostado em consultoria na área dos benefícios e compensações. O nosso objetivo é termos uma oferta ampla, capaz de dar resposta a todas as necessidades das empresas ao nível da gestão dos seus colaboradores.
No ano passado lançaram a app Thrive, que ajuda a cuidar da saúde mental dos colaboradores. Como surgiu esta ideia?
Nos últimos anos, investimos no desenvolvimento de uma oferta de benefícios e bem-estar que acrescente valor aos nossos clientes. Reforçámos a nossa equipa, investimos na digitalização e procurámos estabelecer parcerias com empresas especializadas que poderão marcar a diferença nos próximos anos. Na nossa estratégia de diferenciação, procuramos soluções que tenham impacto na vida das empresas, e a saúde mental tem um impacto direto na produtividade e absentismo dos colaboradores das empresas.
Quando iniciámos este projeto em finais de 2018, Portugal era um dos países da UE com maior nível de incidência de problemas de saúde mental, e um dos que menos investia na mitigação deste tipo de problemas. A saúde mental era um tema negligenciado pela maioria das empresas.
Por isso, pareceu-nos um passo lógico avançar para a disponibilização de uma solução que permitisse às empresas e aos seus colaboradores um diagnóstico de situação e a gestão de problemas. A pandemia serviu como um catalisador e colocou a gestão da saúde mental e bem-estar no topo da agenda das políticas de RH das empresas.
Quais são as principais características desta solução e como é que esta ferramenta pode ajudar os profissionais de recursos humanos a gerir o bem-estar emocional dos seus colaboradores?
A Thrive é a única aplicação aprovada pelo NHS, com foco na prevenção e deteção precoce de condições comuns de saúde mental, para organizações e colaboradores. Atua ainda no fortalecimento da mente perante adversidades e fornece às empresas estatísticas de utilização que permitem avaliar a situação emocional de uma empresa, ou de um grupo de utilizadores em particular. Pode, inclusive, dar indicadores por departamento ou por zona geográfica, dependendo da dimensão da empresa. Os dados são confidenciais e recolhidos anonimamente, respeitando na íntegra os princípios do RGPD. Está disponível nas versões em inglês e português.
A Thrive utiliza ferramentas de triagem clinicamente testadas para detetar sintomas de ansiedade e depressão, como é o caso do CBT – terapia comportável cognitiva. Tem uma abordagem 360° nas principais dimensões: rastreio, prevenção e autogestão de questões mentais e aumento da resiliência.
Um dos serviços que disponibilizamos com a Thrive é o “engagement plan”, que consiste num conjunto de iniciativas desenvolvidas para cada empresa, de forma a promover o uso continuado da app ao longo de todo o ano. Isto é muito importante, não só como forma de as empresas medirem o retorno do seu investimento, mas também para termos o maior número de pessoas a usar a app. A nossa experiência neste tipo de aplicações diz-nos que a maioria das pessoas tende a usar no início, mas que, ao longo do tempo, acabam por deixar por se sentirem bem. Por isso, ter um bom “engagement plan”, que motive os colaboradores ao longo de todo o ano, é essencial para o sucesso da app. Recorde-se que a app funciona não só quando as pessoas experienciam sintomas de ansiedade. É igualmente importante para criar resiliência, ajudando os colaboradores a enfrentar situações adversas.
Estima-se que as empresas perdem milhões de euros por baixa produtividade, elevado absentismo e elevado consumo de álcool, drogas e ansiolíticos
A vossa app promove também um estilo de vida mais saudável e motivante, seja ele em teletrabalho ou trabalho presencial. Que conselhos deixa aos nossos leitores nesta matéria?
A saúde emocional e o bem-estar dos colaboradores representam, hoje, um desafio acrescido para as empresas. A pandemia tornou o tema urgente, e no pós-pandemia continuará a ser. Em Portugal, estima-se que as empresas perdem milhões de euros, por baixa produtividade, elevado absentismo e elevado consumo de álcool, drogas e ansiolíticos. A saúde e bem-estar dos colaboradores são, assim, críticos para o sucesso das empresas, e terão que ser uma prioridade das lideranças. É crucial que as políticas de recursos humanos adotem estratégias para prevenir e ajudar os colaboradores a gerirem as suas emoções, a sentirem-se bem e a melhorarem a produtividade, reconhecendo que é necessário tempo para se atingir resultados. A Thrive é, sem dúvida, uma solução eficaz para a gestão da saúde emocional dos colaboradores nas empresas.
Entrevista publicada na RHmagazine nº 134 (maio/junho 2021)