Este artigo foi publicado na edição n.º 133 da RHmagazine, referente aos meses de março/abril de 2021.
A Multipessoal lançou um serviço de consultoria em transformação digital que propõe uma análise completa das infraestruturas e processos das empresas, delineando planos de transformação que podem ir desde a verificação da adequação da infraestrutura tecnológica aos objetivos de crescimento da empresa e à reformulação das equipas de trabalho.
O objetivo? Transformar os “sempre foi assim”. Tal como muitas outras empresas, também a Multipessoal está neste momento a passar por um processo de transformação digital. Para levar a cabo esta mudança de forma eficaz, foi necessário obter recursos com mais know-how na área de IT. Vasco Leitão, IT Senior Director, surge na Multipessoal com o objetivo de implementar um plano de transformação, com uma estratégia delineada.
É exatamente isso que esta nova oferta vem trazer às empresas. A transformação que a Multipessoal levou a cabo com sucesso dentro da própria empresa mostrou-se valiosa e deu origem a um novo serviço. O mesmo passa pela análise, de forma global, da parte tecnológica, mas também dos processos dos clientes.
“O ser humano segue o processo, mas também temos de perceber se os recursos que temos são capazes de desempenhar tarefas de alta complexidade, ou se é mais fácil baixar a complexidade das tarefas. Os nossos recursos são os que mais percebem desta área”, acrescenta Vasco Leitão. Toda esta transformação veio permitir à Multipessoal avançar “quase dez anos nos últimos dois anos”.
O novo serviço de Consultoria Digital da Multipessoal pretende ajudar as organizações a conhecer os elementos-chave para uma transformação digital, e implementar as mudanças necessárias, com vista a uma estratégia digital competitiva.
Vasco Leitão explicou à RHmagazine em que consiste todo o processo do serviço, que começa com uma avaliação do grau de maturidade tecnológica das organizações. Numa primeira fase, é feita uma análise da infraestrutura tecnológica da empresa; ou seja, é analisada a arquitetura base de IT. Numa segunda fase, é também analisado o posto de trabalho, com a finalidade de se apurar se é adequado ao trabalho e função. Nesta fase, é avaliado o tipo de hardware e software utilizado para equipar os colaboradores. O terceiro passo é analisar o software core da empresa, examinando os sistemas de suporte, por forma a perceber se são adequados aos processos da organização. Por fim, são ainda analisados os projetos de IT em curso, bem como a sua implementação.
“O cliente está, no fundo, a comprar uma equipa de IT em outsourcing. Uma equipa de IT bem montada, com provas dadas, porque fizemos bastante trabalho dentro da Multipessoal”, sublinha Vasco Leitão.
Do acompanhamento dos stakeholders – e não só das chefias de topo, mas também dos intermédios – e dos objetivos destes para o futuro da empresa, nasce um relatório de diagnóstico e recomendações que apresenta aquele que será o futuro da organização. Depois de feita a análise técnica, é na conversa com o cliente que é definido o projeto, que terá como finalidade oferecer melhorias e propor o futuro perspetivado pelas empresas. Num trabalho de enquadramento, que permite às empresas perceber em que vertentes e aspetos faz sentido apostar, é igualmente definido o que é preciso tratar primeiro, através de uma espécie de timeline. “A nossa conversa com o cliente é que define muito o projeto que vamos fazer”, sublinha Vasco Leitão. “Consultoria é isso, é feito à medida”, acrescenta.
É depois da fase do produto de IT que é feita uma análise operacional, onde se integra o Customer Care e a comunicação – são dadas aos clientes recomendações de especialistas, na vertente de consultoria, que permitam ir ao encontro das expectativas da empresa.
Verificado o êxito na empresa e a pedido de clientes, a Multipessoal decidiu oferecer esta solução ao mercado, apoiada numa vasta equipa de profissionais seniores.
A estratégia de transformação digital vem oferecer às empresas um apoio na definição de planos, com base na análise da área de IT. Já a estratégia de Customer Care, por exemplo, vem disponibilizar as ferramentas e os profissionais especializados em reengenharia de processos, com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência ao cliente.
A nível do Outsourcing, a Multipessoal coloca-se enquanto especialista no recrutamento de profissionais de IT em modelos de negócios como business process outsourcing.
Segundo Vasco Leitão, em muitas empresas verifica-se uma certa “iliteracia” relativamente ao IT, o que se desdobra em dificuldades no que respeita, por exemplo, aos pedidos ao suporte técnico. A Multipessoal oferece um serviço que quer acabar com os “sempre foi assim”, apresentando inovações, planos e estratégias que permitem às empresas passar por uma transformação digital de forma estruturada e eficaz. Neste âmbito, a empresa pode funcionar também com serviço de IT externo para organizações que não possuam este departamento internamente ou até que precisem de uma segunda opinião na escolha de soluções para os
seus desafios.
De acordo com Vasco Leitão, esta “visão de quem vem de fora” é o que vai permitir pôr em causa o que pode não estar a funcionar a nível digital, e melhorar esses aspetos através de uma estratégia. O plano pode ser mais complexo e completo, ou mais simples e direcionado àquele que é o problema – irá depender do que a empresa quer, necessita e do investimento que pretende fazer.