A MyCareforce conta com uma base de talento de saúde com mais de 15.000 enfermeiros, num total de 17.500 profissionais de saúde. Assim, a plataforma digital portuguesa que gere a colocação de enfermeiros e técnicos auxiliares em vagas em instituições de saúde bateu recordes. Maio foi o mês com mais inscrições na plataforma que se está a converter no maior hub para profissionais de saúde em Portugal. Foram considerados a fase entre janeiro e junho de 2024 e os 11.900 inscritos no período homólogo.
Neste período, foram mais de 129.000 as horas de trabalho cumpridas em 15.000 turnos preenchidos. Este número foi duplicado face ao mesmo período do ano anterior, tendo o primeiro semestre de 2023 atingido as 76.272 horas. Em 2024, foram transacionados 1.700.000€. Estes valores refletem a necessidade de diversificação e flexibilidade, num setor caracterizado por turnos longos e poucas folgas e descanso.
Pedro Cruz Morais, co-CEO da MyCareforce, afirmou: “A MyCareforce é, atualmente, a maior base de dados de profissionais de saúde a nível nacional e uma ferramenta preciosa que pode ser usada por gestores hospitalares e outras unidades de saúde, de forma a otimizar os seus serviços e construir equipas mais talentosas, diversificadas e adaptadas às necessidades reais e imediatas das suas unidades.”
O estudo “Hospital <-> Casa”, realizado pela MyCareforce e pela Fullnurse, teve o propósito de dar a conhecer as condições de vida e de trabalho dos enfermeiros em Portugal. Metade destes profissionais já trabalharam 10 ou mais dias seguidos. No país, um enfermeiro ganha, em média, 1.647,10€ brutos por mês. Este valor leva sete em cada 10 enfermeiros a trabalhar em mais unidades de saúde, tendo oito em cada 10 um contrato sem termo.
A MyCareforce foi fundada em 2021 por João Hugo Silva e Pedro Cruz Morais, estando presente nos mercados português e brasileiro. Colabora com mais de 150 instituições públicas e privadas, como CUF, Hospital Beatriz Ângelo, Hospital Garcia de Orta, Hospital de Vila Franca de Xira, Unisana Hospitais, Grupo Trofa Saúde, SAMS, Grupo Orpea, Residências Montepio, União das Misericórdias Portuguesas e H.Olhos (São Paulo).