A OnStrategy apurou 5 marcas do setor alimentar e de bebidas no top 50 de um ranking que procurou perceber qual é o papel, percecionado do ponto de vista externo, da dimensão do ambiente de trabalho e bem-estar na reputação de mais de duas mil organizações avaliadas em Portugal, através de mais de 40 mil entrevistas.
Nestlé, Delta, Olá, Danone, Coca-cola. Estas são as marcas que ocupam o topo desta lista, seguindo-se da Lego e a Disney. O top 10 fica completo com a Omega, L´Óreal, Unilever e Sumol.
Segundo, Pedro Tavares, CEO da OnStrategy, “relativamente a estas 50 marcas que estão no topo daquilo que é a consideração de ambiente de trabalho e bem-estar é importante perceber que esta dimensão está muito alinhada com o indicador global que a reputação acaba por ter, salvo raras exceções onde, ou o ambiente de trabalho está acima, ou está abaixo do indicador de reputação, mas ele está relativamente alinhado”.
O ranking da dimensão do ambiente de trabalho e bem-estar resulta de uma análise que teve em conta diversos atributos associados às marcas, através das dimensões de recompensa justa, igualdade de oportunidades, desenvolvimento dos colaboradores, diversidade, bem-estar, alinhamento dos profissionais, impacto no desempenho dos colaboradores, emprego a longo prazo e emprego relevante.
Já o indicador reputacional incluiu a análise de outras 7 dimensões, nomeadamente, produto, serviço, inovação, ambiente de trabalho, cidadania, governo, liderança e performance financeira. “Se esse indicador [do ambiente de trabalho e bem-estar] é superior é porque as marcas têm debilidades noutras áreas. E neste caso, aquilo que encontrámos também é que, olhando para a quantidade de organizações e marcas assinaladas que registam esta dimensão como um acelerador da construção de reputação, estamos a ver que efetivamente existe uma preocupação evidente das organizações com os seus colaboradores”, nota Pedro Tavares, acreditando que o atual contexto de pandemia pode estar a contribuir para estes valores. “De alguma forma, as próprias organizações estão a fazer um trabalho muito dirigido aos seus colaboradores e isso é percebido de um ponto de vista externo.”
Conheça a lista completa:
MARCAS |
REPUTAÇÃO |
AMBIENTE DE TRABALHO E BEM-ESTAR |
REPUTAÇÃO |
CONTRIBUIÇÃO |
|
1 |
NESTLE |
FOOD & BEVERAGE |
84,7 |
82,5 |
+ |
1 |
DELTA |
FOOD & BEVERAGE |
83,5 |
82,2 |
+ |
2 |
OLÁ |
FOOD & BEVERAGE |
83,2 |
83,0 |
+ |
3 |
DANONE |
FOOD & BEVERAGE |
81,3 |
79,3 |
+ |
4 |
COCA-COLA |
FOOD & BEVERAGE |
80,8 |
73,1 |
+ |
5 |
LEGO |
TOYS & ENTERTAINMENT |
80,4 |
79,4 |
+ |
6 |
DISNEY |
TOYS & ENTERTAINMENT |
80,2 |
78,7 |
+ |
7 |
OMEGA |
LUXURY |
80,0 |
74,9 |
+ |
8 |
L’OREAL |
FMCG PHC & DETERGENTS |
77,8 |
78,3 |
– |
9 |
UNILEVER |
FMCG PHC & DETERGENTS |
77,2 |
72,4 |
+ |
10 |
SUMOL COMPAL |
FOOD & BEVERAGE |
76,7 |
78,2 |
– |
11 |
NESPRESSO |
FOOD & BEVERAGE |
76,5 |
78,0 |
– |
12 |
MICROSOFT |
TECHNOLOGY |
76,3 |
78,3 |
– |
13 |
ADIDAS |
SPORTS |
76,1 |
76,4 |
– |
14 |
|
TECHNOLOGY |
75,8 |
80,6 |
– |
15 |
BAYER |
PHARMACEUTICAL |
75,6 |
73,3 |
+ |
16 |
NIKE |
SPORTS |
75,5 |
75,6 |
– |
17 |
AMAZON |
TECHNOLOGY |
75,2 |
74,8 |
+ |
18 |
RADIO COMERCIAL |
MEDIA & TELECOM |
75,1 |
72,3 |
+ |
19 |
APPLE |
TECHNOLOGY |
74,8 |
71,9 |
+ |
20 |
PLAYSTATION |
TOYS & ENTERTAINMENT |
74,7 |
75,3 |
– |
21 |
HEINEKEN |
FOOD & BEVERAGE |
74,6 |
68,5 |
+ |
22 |
SAMSUNG |
TECHNOLOGY |
74,4 |
74,7 |
– |
23 |
RFM |
MEDIA & TELECOM |
74,3 |
72,3 |
+ |
24 |
SUPER BOCK |
FOOD & BEVERAGE |
74,0 |
73,2 |
+ |
25 |
MERCEDES |
AUTOMOBILE |
73,9 |
75,8 |
– |
26 |
EMIRATES |
AIRLINES & AEROSPACE |
73,8 |
68,8 |
+ |
27 |
VODAFONE |
MEDIA & TELECOM |
73,6 |
69,2 |
+ |
28 |
JERONIMO MARTINS |
RETAIL |
73,5 |
71,1 |
+ |
29 |
SANTANDER |
BANKS |
73,1 |
64,0 |
+ |
30 |
SIC |
MEDIA & TELECOM |
73,4 |
67,7 |
+ |
31 |
COLGATE |
FMCG PHC & DETERGENTS |
73,2 |
75,6 |
– |
32 |
GALP |
ENERGY & UTILITIES |
73,0 |
71,9 |
+ |
33 |
EDP |
ENERGY & UTILITIES |
73,0 |
71,8 |
+ |
34 |
SONAE |
RETAIL |
72,8 |
70,0 |
+ |
35 |
BIAL |
PHARMACEUTICAL |
72,7 |
69,8 |
+ |
36 |
SIEMENS |
TECHNOLOGY |
72,6 |
67,6 |
+ |
37 |
PESTANA |
TRAVEL & LEISURE |
72,5 |
73,3 |
– |
38 |
BMW |
AUTOMOBILE |
72,4 |
74,7 |
– |
39 |
PROCTER & GAMBLE |
FMCG PHC & DETERGENTS |
72,2 |
69,7 |
+ |
40 |
HUAWEI |
TECHNOLOGY |
71,7 |
65,9 |
+ |
41 |
FERRARI |
AUTOMOBILE |
71,5 |
74,5 |
– |
42 |
PORSCHE |
AUTOMOBILE |
71,2 |
74,0 |
– |
43 |
PFIZER |
PHARMACEUTICAL |
70,9 |
69,0 |
+ |
44 |
SOC CENTRAL CERVEJAS |
FOOD & BEVERAGE |
70,6 |
69,2 |
+ |
45 |
PEPSI |
FOOD & BEVERAGE |
70,5 |
65,7 |
+ |
46 |
FP FUTEBOL |
SPORTS |
70,4 |
71,6 |
– |
47 |
TVI |
MEDIA & TELECOM |
70,3 |
65,7 |
+ |
48 |
IKEA |
RETAIL HOME |
70,2 |
77,4 |
– |
49 |
CISCO |
TECHNOLOGY |
70,1 |
66,1 |
+ |
50 |
NOVARTIS |
PHARMACEUTICAL |
70,0 |
69,6 |
+ |