De acordo com o estudo “A liderança híbrida em Portugal e na Europa”, desenvolvido pela GoodHabitz, plataforma de e-learning corporativo, cerca de 26% dos colaboradores em Portugal sente que os seus gestores não possuem as competências necessárias para conduzir as equipas a um futuro de sucesso.
A principal razão apontada é o facto de o trabalho remoto exigir um conjunto de diferentes competências por parte dos gestores, sendo que os colaboradores sentem que há espaço para a chefia melhorar nas competências de comunicação (30%), liderança empática (26%), criação de espírito de equipa (23%) e liderança inspiradora (23%).
O estudo levado a cabo pela GoodHabitz, em parceria com a Markeffect, foi realizado através de inquéritos a 13.615 colaboradores em 13 países europeus, dos quais fizeram parte 1.047 pessoas da população ativa em Portugal, entre os 25 e 55 anos de diferentes funções e indústrias e em empresas de diferentes dimensões.
Segundo dados da empresa de e-learning corporativo, depois de dois anos de pandemia, quase metade dos colaboradores portugueses (47%) viram a sua situação de trabalho mudar. 20% destes passaram de trabalhar apenas em modelo presencial para trabalharem unicamente a partir de casa, enquanto 27% passaram a trabalhar em regime híbrido. Por sua vez, 75% da população ativa acredita que continuará a trabalhar (parcialmente) a partir de casa no futuro, o que indica que o trabalho remoto veio para ficar.
Tendo este cenário em mente, mais de um quarto dos colaboradores não confia no seu manager para os conduzir a um futuro remoto bem-sucedido. Porém, os resultados mostram que em Portugal este resultado é mais positivo do que no resto da Europa, onde a média mostra que 34% dos colaboradores sente que o seu gestor não possui as competências necessárias para liderar a sua equipa num ambiente remoto.
Mais de 1/4 dos colaboradores não confia no seu manager para os conduzir a um futuro remoto bem-sucedido
Mais de metade dos inquiridos portugueses (51%) sente que o trabalho remoto, nos últimos dois anos, não afetou a relação que já tinham com a sua chefia
Os colaboradores afirmam que os líderes precisam de ganhar novas competências para gerir neste novo mundo híbrido
“O nosso estudo mostra claramente que os colaboradores não só estão disponíveis como estão sedentos de formação e por investir no seu desenvolvimento pessoal e em competências que lhes permitam ser bem-sucedidos como líderes no futuro. Este pedido dos colaboradores, caso seja ouvido pelas empresas, poderá fazê-las crescer e permitir que se preparem, no presente, para o futuro”, afirma Pedro Monteiro, porta-voz da GoodHabitz, em Portugal.
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