O início do ano é a altura em que a maioria das organizações revêem processos, na procura de uma maior eficiência e os departamentos de recursos humanos não são uma exceção.
A Meta4 selecionou oito tendências que irão ter um maior impacto no setor dos Recursos Humanos em 2020 e que, segundo as investigações e os experts da área, farão parte das nossas vidas num futuro próximo. De acordo com a empresa, as inovações tecnológicas, as movimentações demográficas e sociais, as mudanças de estilo de vida e as decisões pessoais de cada um, assim como o contexto económico, são fatores que combinados, dão forma às tendências que irão marcar 2020 neste sector.
1. Experiência do colaborador
O papel dos colaboradores reforça-se como protagonista dentro das organizações. As organizações que queiram dar o salto e melhorar a sua produtividade têm de ter em contra o feedback de todos os seus profissionais, ouvindo-os e, posteriormente, assegurando-se de que os mesmos percebam as ações que são levadas a cabo
como resultado das suas contribuições.
2. Ética e controlo da informação
Nos últimos três anos, 75% das organizações aumentaram o investimento em análise de dados (talent analytics), triplicando o tamanho das equipas nesta função. Esta tendência somada ao avanço das Inteligências Artificiais e das Redes Sociais, proporcionou que cada vez mais, seja necessário estabelecer standarts éticos que salvaguardem a informação gerada pelas empresas. Neste sentido, o departamento de Recursos Humanos tende a ter no futuro um papel fundamental na definição da posição ética que as organizações devem tomar como resposta a estas questões.
3. Novos conhecimentos para um novo perfil profissional
Segundo Heather McGowan, orador e expert em capital humano, num futuro próximo, teremos 16 trabalhos distintos em 5 indústrias diferentes.
4. Novas estratégias de aprendizagem
Embora a digitalização dos ambientes de trabalho tenha conseguido eliminar tarefas repetitivas de muitos postos de trabalho, tem sido também ignorado que cerca de metade das oportunidades tradicionais de aprender estão a desaparecer com a introdução das novas tecnologias. Os departamentos de RH procuram hoje desenvolver novas estratégias de aprendizagem que permitam aos funcionários desenvolver as habilidades necessárias para a progressão de carreira.
5. Transparência no local de trabalho
Atualmente, mais de 70% dos colaboradores dizem que a transparência é uma qualidade que valorizam muito nas suas chefias. De facto, as empresas que lideram nesta área estão a oferecer uma transparência radical, disponibilizando todos os dados salariais e relacionados com o desempenho de cada um. Por conseguinte, o Departamento de Recursos Humanos deve sair da sua zona de conforto e perguntar-se como é que pode acompanhar a necessidade de transparência que os seus colaboradores têm.
6. Gestão de talento
Apesar do aumento das despesas organizacionais em termos de desenvolvimento de pessoal administrativo, a eficácia dos mesmos permanece inalterada. Segundo a Gartner, quase 70% das tarefas administrativas atuais serão automatizadas dentro de cinco anos. Isto significa que, a partir de agora, as empresas que pretendem aumentar a sua eficácia devem pensar mais profundamente na redefinição do papel do gestor. Quanto mais cedo for estabelecido o papel que devem desempenhar neste novo ambiente, mais cedo as organizações poderão realizar os processos de recrutamento e desenvolvimento destes novos talentos.
7. Ambientes de trabalho colaborativos
Dentro de uma organização, o sucesso duradouro vem de equipas eficazes e não apenas de indivíduos eficazes. De acordo com um estudo da Google realizado com 180 equipas, a criação de segurança psicológica e colaboração foram posicionadas como os indicadores mais elevados para alcançar um alto desempenho dentro de uma organização. Cada vez mais, os colaboradores procuram ambientes de trabalho onde a culpa é suportada, a ignorância é permitida, e onde quem questiona aprende.
8. Liderança de Recursos Humanos
Os líderes e as equipas de RH têm um papel fundamental a desempenhar neste novo ambiente digital marcado pelo aumento das novas tecnologias e pelas tendências sociais e demográficas que estamos a viver.