Autor: Marco Rola, Content Writer da iGaming.com
A pandemia acentuou uma tendência no mundo laboral. No espaço de semanas, milhões de profissionais foram forçados a transitar do ambiente de escritório para as suas próprias casas.
No meio do caos, vida familiar e profissional chocaram numa nova realidade. O resultado é uma das mais extremas transformações sociais das últimas décadas.
Aparte os desafios que esta fase peculiar trouxe, existem vantagens que são inegáveis. Para empregados e empregadores, um novo paradigma pode trazer também uma renovada forma de pensar toda a estrutura de uma empresa.
Adeus Horas no Trânsito
As estatísticas podem ter diversas interpretações, porém algumas são demasiado pertinentes para não nos apercebermos da mensagem que transmitem. Começando pela seguinte: o trabalho remoto estaciona o automóvel em casa por tempo indeterminado.
Para o empregado, este fator significa uma enorme poupança de tempo e dinheiro. Para o empregador, uma maior disponibilidade do primeiro, comprovada por índices de produtividade mais elevados.
Redução de Custos com Escritórios
Se a sua empresa apostar no trabalho remoto, todo aquele dispendioso espaço em escritórios terá de ser repensado.
A grande maioria das empresas que se converteu a modelos híbridos ou 100% remotos já consideram mudar para um novo escritório adaptado às suas atuais necessidades. Espaço físico, equipamento e manutenção são despesas que desaparecem da contabilidade da empresa. Esta pode, assim, pagar salários mais competitivos e dar melhores regalias aos seus empregados.
O Prometido Estilo de Vida
Esqueça o cliché do portátil na praia paradisíaca. Porém, se esse for o seu sonho, que estas linhas não sirvam de impedimento. O trabalho remoto pode ser encarado de forma ainda mais simples e igualmente proveitosa. Terá mais tempo em mãos para as coisas que realmente gosta.
Elimine todas as horas, dinheiro e saúde mental perdidas no trânsito a almoçar fora e em outras atividades em redor do trabalho. O resultado? Ganha em tempo e rendimento disponível para si e para a sua família.
Viver Onde Quiser
Num emprego tradicional, a localização da sua empresa dita em larga medida o local onde vai viver. No mundo do trabalho remoto, basta garantir que tem uma ligação de qualidade à internet e pode viver no campo, junto ao mar ou numa pequena vila do interior.
Se a cidade se tornou demasiado dispendiosa para si e para a sua família, talvez tenha chegado o momento de ponderar o trabalho remoto a partir de outro ponto do país. Ou do estrangeiro!
O Panorama Internacional
Outros países europeus já abraçaram a fundo o conceito do trabalho remoto. A Bélgica registava já em 2020 um crescimento de 25% no número de profissionais a trabalhar em empresas belgas fora do país.
Apesar de difícil de conceber inicialmente, este modelo de trabalho torna o mercado realmente global. Assim, beneficia de oportunidades por todo o mundo e trabalha a partir do local que preferir.
O Futuro do Trabalho
As próximas décadas estão comprometidas com diversos graus de flexibilidade. Na energia, na forma como viajamos, como consumimos e como trabalhamos. O mundo laboral não será 100% remoto, naturalmente.
Porém, aquelas profissões que podem dispensar a presença física beneficiam de algumas destas vantagens. Em igual medida, as empresas que promovem este modelo poupam em estrutura e abrem-se à experiência e talento de profissionais de todas as nacionalidades.
A globalização trouxe-nos até um patamar de desenvolvimento nunca antes visto. Apesar das suas falhas, o mundo beneficiou do período mais próspero da história. Se o trabalho remoto for um dos ingredientes para tornar o mundo mais unido e próspero, as suas desvantagens serão sempre parcas frente aos seus benefícios.
Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!