ASSINAR NEWSLETTER
Quinta-feira, Julho 30, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Opinião: Psicologia Positiva nas Organizações – Uma ferramenta para prevenir o burnout

IIRH Por IIRH
7 de Janeiro, 2025
em CRÓNICAS & OPINIÃO
0
Opinião: Psicologia Positiva nas Organizações – Uma ferramenta para prevenir o burnout
20
Partilhas
217
Visualizações

Autora: Dora Augusto, Director of the Lifelong Learning Department na Nova Medical School

O burnout relacionado com o trabalho tornou-se numa crise de saúde global, particularmente em ambientes de trabalho com elevados níveis de pressão. Portugal, com uma das taxas mais elevadas de burnout da Europa, evidencia a necessidade urgente de intervenção.

Num estudo realizado em 2022 pela Eurofound, mais de 30% dos trabalhadores portugueses relataram sentir stress e exaustão com frequência, o que evidencia a gravidade da situação. Esta não é uma questão individual, mas sim coletiva, afetando as equipas, o desempenho organizacional e a sociedade em geral.

A psicologia positiva pode contribuir para que as organizações promovam o bem-estar e a resiliência para todos os seus colaboradores. Uma das soluções apresentada pela mesma é promover a segurança psicológica. A segurança psicológica, a partir da qual os colaboradores se sentem seguros para expressar preocupações, assumir riscos e admitir erros sem medo de retaliação, é fundamental.

Um estudo publicado na Frontiers in Psychology, em 2021, concluiu que a segurança psicológica reduz o esgotamento, ao promover a confiança e a colaboração. Os líderes e todos os colaboradores devem ser modelos de vulnerabilidade e incentivar o diálogo aberto para criar um ambiente de trabalho favorável.

A psicologia positiva enfatiza o aproveitamento dos pontos fortes individuais e a adequação do trabalho aos objetivos. Os colaboradores que sentem que as suas contribuições são significativas e estão alinhadas com os seus valores pessoais têm menos probabilidades de sofrerem de esgotamento. O feedback regular baseado nos pontos fortes e as discussões sobre o desenvolvimento da carreira podem reforçar um sentido de objetivo e de realização.

Incentivar o equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal é outra medida da psicologia positiva. Embora a promoção da resiliência seja essencial, as organizações devem também abordar questões sistémicas, tais como cargas de trabalho excessivas e expectativas pouco claras. Devem ser implementadas medidas práticas, tais como políticas de trabalho flexíveis, avaliações regulares da carga de trabalho e períodos de descanso obrigatórios.

Estas iniciativas estão em conformidade com as conclusões da Organização Mundial de Saúde, que identifica o equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada como um fator determinante para a saúde mental. Para além destas, as atividades de formação de equipas, os programas de apoio entre pares e as oportunidades de orientação podem criar um sentimento de pertença e apoio mútuo.

Por último, as chefias intermédias e superiores desempenham um papel fundamental na criação da cultura organizacional. Os líderes com formação em psicologia positiva podem influenciar o ambiente de trabalho, reconhecendo as realizações, fornecendo feedback construtivo e apoiando as necessidades de saúde mental dos funcionários.

O burnout não é, apenas, uma condição pessoal; é uma doença da sociedade. Quando os indivíduos se esgotam, as consequências repercutem-se nas suas famílias, nas comunidades e na economia em geral. Porém, o impacto social vai para além do económico. O esgotamento corrói o tecido das nossas comunidades.

Os profissionais com excesso de trabalho tornam-se pais ausentes, amigos distantes e cidadãos desinteressados. Adoecemos não só como indivíduos, mas também como sociedade. A resolução do problema do burnout exige mais do que estratégias individuais de sobrevivência; exige uma ação coletiva, um apelo à ação: “o burnout como uma responsabilidade partilhada.”

As alarmantes estatísticas de burnout em Portugal servem para nos lembrar do que está em causa. Se continuarmos nesta trajetória, o custo para os nossos sistemas de saúde, economia e coesão social será catastrófico.

Devem ser implementadas políticas de prevenção do burnout, os líderes devem defender mudanças sistémicas, os gestores devem promover equipas de apoio e os trabalhadores devem defender o seu próprio bem-estar e o dos seus colegas. Entretanto, podemos construir organizações onde o bem-estar não é um privilégio, mas um padrão, seguindo os princípios da psicologia positiva.

Lembremo-nos: não adoecemos sozinhos. Adoecemos como sociedade e só através da sociedade podemos recuperar. É altura de dar prioridade à prevenção do burnout, promover a positividade e criar locais de trabalho que permitam aos indivíduos prosperar e não, apenas, sobreviver.

 

Estatísticas e factos principais:

  • Portugal – Mais de 30% dos trabalhadores relatam stress e exaustão frequentes, o que faz do nosso país um dos que registam estes problemas mais elevados na Europa (Eurofound, 2022).
  • Impacto global – O burnout contribui anualmente com 190.000 milhões de dólares em custos de saúde só nos EUA (Harvard Business Review).
  • Prevenção – As organizações com programas robustos de bem-estar registam um envolvimento dos colaboradores 21% mais elevado e taxas de rotatividade 23% mais baixas (Gallup, 2023).

 

As consequências repercutem-se nas suas famílias, nas comunidades e na economia em geral. Juntos, podemos inverter a tendência para o burnout e construir um futuro mais sustentável e compassivo.


Mais sobre bem estarburnoutEmpresasMedidasopiniãoPessoasStress
Notícia anterior

Multipessoal transforma-se num Clan para liderar o futuro dos RH

Notícia seguinte

A solidez financeira das empresas subiu em 2024

Recomendamos

Transparência salarial: preparação para a Diretiva Europeia

Transparência salarial: preparação para a Diretiva Europeia

19 de Dezembro, 2025
Opinião Ricardo Sousa, Workplace Options. Bem-estar e saúde mental: uma prioridade para as empresas em Portugal

Opinião Ricardo Sousa, Workplace Options. Bem-estar e saúde mental: uma prioridade para as empresas em Portugal

12 de Dezembro, 2025
Opinião Ricardo Faustino, ISQ Academy. Aprender com propósito, crescer com consistência

Opinião Ricardo Faustino, ISQ Academy. Aprender com propósito, crescer com consistência

5 de Dezembro, 2025
ChatGPT e recursos de IA: RH em transformação

ChatGPT e recursos de IA: RH em transformação

28 de Novembro, 2025
Opinião Manuel Moutinho De Carvalho. Políticas de inovação em gestão de pessoas como propósito central na sua fidelização

Opinião Manuel Moutinho De Carvalho. Políticas de inovação em gestão de pessoas como propósito central na sua fidelização

27 de Novembro, 2025
Opinião Nuno Cordeiro, HP. Transformar o trabalho e colocar as pessoas em primeiro lugar

Opinião Nuno Cordeiro, HP. Transformar o trabalho e colocar as pessoas em primeiro lugar

24 de Novembro, 2025
VEJA MAIS
Notícia seguinte
A solidez financeira das empresas subiu em 2024

A solidez financeira das empresas subiu em 2024

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

6 de Janeiro, 2026
Academias de formação: da visão à transformação

Academias de formação: da visão à transformação

11 de Março, 2026
Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

10 de Março, 2026
Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

30 de Julho, 2026
Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

30 de Julho, 2026
O mercado de trabalho acaba de dar um sinal que não se via desde 2011

O mercado de trabalho acaba de dar um sinal que não se via desde 2011

30 de Julho, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 5
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: Total Rewards Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

30 de Julho, 2026
A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

15 de Julho, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');