Autor: Gonçalo Santos, Selectra Portugal
Historicamente, os modelos de negócios tradicionais sempre priorizaram o aumento dos lucros sobre qualquer outro parâmetro, sem muita preocupação com o seu impacto na comunidade. Atualmente, as empresas estão a entrar numa realidade onde predomina a consciência ambiental e social.
A sustentabilidade empresarial é vital quando se trata de transformar um negócio num verdadeiro agente de mudança. O seu objetivo é minimizar os efeitos negativos em termos de ecologia, demografia e finanças que podem ser causados pela nossa atividade econômica.
Em Portugal, e de forma geral, na maioria dos países, as empresas sustentáveis ou comprometidas com o meio ambiente estão a passar por um boom que lhes levará a uma posição privilegiada no futuro próximo.
O que é sustentabilidade empresarial
A definição de sustentabilidade refere-se à implementação de um modelo de negócio que não prejudique as gerações futuras através da sua atividade. Nos negócios, essa definição aplicada à gestão dos gastos e à política da empresa concentra-se na redução dos “danos colaterais”.
Frequentemente, são mais as organizações de todos os tipos e diversas indústrias que geram mais efeitos nocivos nas comunidades e no ecossistema do que as soluções que podem oferecer através dos seus produtos ou serviços. No entanto, graças à mudança geracional das últimas décadas, cada vez mais utilizadores e clientes exigem maior consciencialização das empresas, razão pela qual as empresas têm vindo a integrar o conceito de sustentabilidade dentro das suas estratégias.
Sustentabilidade nas empresas
Consequentemente, há uma necessidade crescente das organizações alinharem os seus valores e cultura, em relação às novas prioridades da grande maioria da população. O tipo de sustentabilidade que se defende pode ir desde a social até à financeira e ambiental.
Tal é a importância que esse conceito tem dentro da atualidade empresarial que, segundo a revista Forbes em 2018, mais de 80% dos consumidores valorizam positivamente marcas comprometidas com a sustentabilidade. Isto é, aquelas que contribuem ou se preocupam em reduzir o impacto ambiental com a sua atividade.
Inovação e pandemia
O impacto global da COVID-19 obrigou várias empresas a recorrer à inovação em termos de abastecimento de materiais, muito devido ao fecho repentino de fronteiras e à dificuldade de aceder a determinados fluxos de distribuição de material. Apesar de antes da pandemia o foco principal fosse a eficiência, hoje, e devido aos meses da pandemia, está focado na diversidade e redundância.
Mais de 80% dos consumidores valorizam positivamente marcas comprometidas com a sustentabilidade (segundo a Forbes)
Assim é explicado no relatório “O futuro da sustentabilidade nas empresas”, da Forética. De acordo com a análise da organização, a transição energética global está em tal ponto que, após a pandemia, se valorizará a saúde ambiental sempre primeiro que os benefícios financeiros.
A crise da COVID-19 também repensou sobre o papel das empresas na sociedade, em termos de responsabilidade, mas também como agente fundamental para garantir uma recuperação inclusiva num contexto pós-COVID-19, afirma a entidade no relatório em relação à sustentabilidade nos negócios.
Passos para a sustentabilidade empresarial
A divulgação não financeira é essencial para a gestão da transição para uma economia mundial sustentável que combine rentabilidade a longo prazo com a justiça social e proteção do meio ambiente.
Principalmente no que se refere à área de Recursos Humanos, já que construir uma base sólida de argumentos fortalecerá a qualidade da nossa marca diante do colaborador. Trabalhar a confiança é fundamental, e ensinar quem somos vence uma estratégia focada em apenas dizer o que fazemos.
Foco na preocupação climática
O risco climático é um dos principais desafios globais para este ano. Segundo as Nações Unidas, este ano será fundamental para lançar as bases a seguir na luta contra as alterações climáticas. Após a celebração da COPE26 (Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU) em Glasgow, este ano será repleto de eventos que definirão a estratégia das empresas para os próximos anos.
Entre eles, a publicação do IPCC, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Este relatório, dividido em três partes a serem publicadas ao longo do ano, é o primeiro sobre a situação atual do planeta e questões urgentes de sustentabilidade desde a adoção do Acordo de Paris em 2015.
Integrar a inovação à estratégia
Uma vez que os dois pontos anteriores estejam claros, é o momento de pensar em estratégias que os respeitem. Por um lado, a ênfase pode ser colocada na fonte de recursos, optando por fontes de energias renováveis, até alcançar a neutralidade das emissões de carbono. No entanto, a relação que uma empresa tem com o seu meio também é importante. E, isso, transmite-se com a melhoria das condições de vida dos seus trabalhadores e, portanto, da sua comunidade, através de salários justos.
Por outro lado, a integração de um modelo de economia circular permite reduzir o consumo de recursos naturais e a produção de resíduos. Por exemplo, trabalhar com materiais reciclados ou que poluam o mínimo possível.
Benefícios da sustentabilidade
Se concebermos a realidade empresarial como uma atividade dirigida à eficiência, pode ser difícil encontrar um espaço para a sustentabilidade. No entanto, os benefícios proporcionados por uma estratégia focada na sustentabilidade empresarial podem marcar um antes e um depois no nosso negócio.
No entanto, uma estratégia de sustentabilidade agrega valor especial ao nosso negócio. Dessa forma, uma empresa que se preocupa com essa estratégia terá uma série de ativos económicos, sociais e ambientais que outras não conseguirão obter.
- Impacta positivamente as vendas
De acordo com um relatório publicado em 2018 pela consultora The Nielsen Company, 68% dos consumidores europeus esperam que as empresas tomem ações para conservar o meio ambiente e, portanto, têm maiores intenções de compra de marcas que contem com “políticas verdes”.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes, graças à grande variedade de ofertas que têm. Portanto, uma estratégia de sustentabilidade pode impactar diretamente nas vendas, principalmente pela reputação da marca que se constrói. Por outro lado, um estudo da Universidade de Harvard afirma que as vendas de produtos sustentáveis aumentam seis vezes mais do que as de uma empresa tradicional.
68% dos consumidores europeus esperam que as empresas tomem ações para conservar o meio ambiente (de acordo com a consultora The Nielsen Company)
- Melhora o employer branding
Comprometer-se com a redução de desperdícios e ser transparente sobre o progresso ajuda a gerar credibilidade e confiança com clientes, parceiros e colaboradores. A sustentabilidade nos negócios é uma fonte de valores e, portanto, uma vantagem competitiva no momento de se destacar entre as empresas do setor.
Por outro lado, na era atual, e da mesma forma que ocorre com a Responsabilidade Social Corporativa, uma estratégia de sustentabilidade é vital para os clientes.
Comprometer-se com a redução de desperdícios e ser transparente sobre o progresso ajuda a gerar credibilidade e confiança com clientes, parceiros e colaboradores
- Evita problemas legais
A opção por práticas ambientalmente responsáveis ajuda as empresas a antecipar possíveis futuras regulamentações legais. Como cada vez mais países e regiões impulsionam novas restrições a favor do meio ambiente, isto reduz os riscos operacionais e pode-se traduzir numa vantagem competitiva.
Tipos de sustentabilidade empresarial
Os três tipos de sustentabilidade nos negócios, ou melhor, os três pilares da sustentabilidade, são aqueles que acabam por compor as chamadas “empresas de triplo impacto”.
Nem todos os projetos possuem modelos passíveis de se enquadrarem nessa categoria, no entanto, é possível que as organizações privadas se apoiem em pelo menos num desses conceitos para otimizar as suas operações e contribuir positivamente para o bem-estar dos trabalhadores, consumidores e do meio ambiente
Sustentabilidade ambiental
Este tipo de metodologia é, sem dúvida, a mais conhecida. Refere-se à interação responsável das empresas com o meio ambiente, que passa, por exemplo, pela poupança de energia e eficiência energética, para evitar o esgotamento ou degradação dos recursos naturais. Tudo isso com o objetivo de preservar o meio ambiente a longo prazo.
Basicamente, o seu objetivo é potenciar e garantir o crescimento económico de uma empresa, sem que a sua atividade tenha repercussões no ecossistema em que atua. A inovação é um elemento fundamental dentro desta estratégia.
Sustentabilidade social
O conceito de sustentabilidade empresarial direcionada para o social é definido pela Organização das Nações Unidas como a capacidade de identificar e gerir os efeitos da atividade privada (sejam positivos ou negativos) sobre as pessoas.
Direta ou indiretamente, as atividades privadas têm impacto sobre o que acontece com os trabalhadores, clientes e comunidades locais.
Sustentabilidade económica
É possível definir a sustentabilidade económica como a capacidade das empresas de iniciar, desenvolver e manter as suas operações dentro de intervalos de estabilidade a médio e longo prazo. Quando nos referimos a recursos humanos, isso significa ter uma baixa taxa de rotatividade, um alto ROI e a maior produtividade possível.
Entendemos a sustentabilidade económica como o equilíbrio entre as necessidades do ser humano e a forma como as satisfaz e atinge os seus objetivos empresariais sem prejudicar o meio ambiente.
A sustentabilidade empresarial não é apenas vital para contribuir com a preservação do meio ambiente e das comunidades onde as organizações estão inseridas. É também um braço fundamental para a saúde das empresas, a melhoria da vida profissional dos colaboradores e, além disso, oferece grandes benefícios no relacionamento com consumidores e utilizadores.