Há cerca de um ano, o portal de emprego Alerta Emprego lançou a Finders, uma plataforma de serviços de recrutamento, projetada sobretudo para as PMEs. Para perceber de que modo está a Finders a responder à situação atual e que soluções pode trazer às organizações, a RHmagazine foi falar com Pedro Grade Mendes, Operations Manager da Finders.
BC: De que modo está a Finders a responder às dinâmicas do mercado de trabalho nesta situação atual?
PGM: A Finders foi criada para estar ao lado das empresas e contribuir para o sucesso das suas operações, através do recrutamento. Nesta fase conturbada que vivemos, queremos continuar a trabalhar para que as empresas consigam atrair os candidatos certos para os seus projetos, reforçando a sua competitividade e capacidade de resiliência. O recrutamento abrandou necessariamente, mas não parou. Ter a capacidade de chegar aos candidatos certos para reforçar as suas equipas continua a ser um fator central para que as empresas consigam atravessar este período da melhor forma possível e queremos estar ao seu lado neste desígnio. Através de um modelo que prima pela proximidade, oferecemos uma solução ágil e eficaz com valores associados muito competitivos, a fim de darmos às empresas as ferramentas necessárias para poderem ultrapassar as dificuldades do contexto que vivemos e consigam sair desta crise mais fortes e preparadas para o futuro.
Para que tipo de empresas se destina esta plataforma e que soluções traz às organizações?
O projeto Finders foi lançado a pensar sobretudo nas PMEs. Com este tipo de empresas – a larga maioria do tecido económico nacional – em mente, pretendemos oferecer um serviço de qualidade, que lhes permita chegar de forma mais ágil e eficaz ao mercado de talento nacional, através de um modelo baseado na proximidade com o cliente e com custos associados mais competitivos que os valores médios de mercado.
Na génese do nosso conceito e modelo está a pretensão de nos assumirmos como um complemento, uma extensão da equipa interna dos nossos clientes, permitindo-lhes poupar tempo e recursos no âmbito das demais funções da área de Recursos Humanos. Sabemos que a realidade dos departamentos de Recursos Humanos deste tipo de organizações é muito desafiante, acumulando geralmente um conjunto alargado de atividades e funções de enorme importância e impacto, muitas vezes com equipas muito reduzidas – fator que o contexto de pandemia que atravessamos veio ainda intensificar – pelo que pretendemos ser um parceiro para o seu dia a dia, assegurando as necessidades de recrutamento e garantindo que se conseguem manter competitivas e atrair os melhores candidatos para as suas equipas.
Qual será o futuro do recrutamento, sendo que os processos se estão a tornar cada vez mais digitais? Até que ponto continuará a ser necessário um intermediário entre empresa e candidato?
A tecnologia está a mudar a nossa vida e a forma como interagimos com o mundo em que vivemos. Isso é um facto incontornável. Todas as áreas de atividade estão a ser impactadas e o recrutamento não é exceção. Acreditamos que a tecnologia nos dá cada vez mais ferramentas para desempenharmos o nosso trabalho de uma forma mais rápida e eficaz – a Finders é disso um exemplo.
A tecnologia permite também a especialização, pelo que acreditamos que o caminho será este – as empresas vão deixar de ter a necessidade de assegurar todo o tipo de funções de suporte ao seu negócio – entre elas o Recrutamento. Poderão passar a concentrar-se na sua “especialidade”, na sua proposta de valor, e recorrer a parceiros que assegurem as restantes dimensões de suporte à sua atividade principal – desde que estes sejam capazes de oferecer soluções de real valor acrescentado, a valores competitivos. Desta feita, com os parceiros certos ao seu lado, o grau de agilidade e eficácia das empresas vai subir, na medida em que poderão ter estruturas mais curtas e focadas, que lhes permitirão adaptar-se melhor aos ciclos mais rápidos e à incerteza que caracterizam os tempos em que vivemos.
O recrutamento é uma atividade de e para pessoas, pelo que a importância do fator humano é para nós absolutamente central. Assente nas potencialidades abertas pela tecnologia, a relação e interação humana é a chave para o sucesso desta atividade, que acreditamos que continuará a viver da capacidade dos seus profissionais “fazerem a ponte” entre os projetos certos e os candidatos certos – melhorando a vida das pessoas e das empresas. Assim, acreditamos que o intermediário de recrutamento certo pode trazer uma vantagem competitiva essencial para a afirmação de cada organização no seu mercado e para o sucesso da sua operação.
Em que consistem as Feiras Virtuais de Emprego e os Open Days Virtuais para empresas e de que forma podem as organizações fazer parte deste evento online?
As Feiras Virtuais de Emprego e os Open Days são ferramentas digitais que queremos colocar à disposição das empresas e candidatos para que, mesmo nestes tempos de incerteza e afastamento social, a ligação entre o mercado de trabalho e o mercado de talento não seja prejudicada.
Tratam-se de plataformas digitais que permitem que empresas e candidatos interajam em tempo real, sem constrangimentos de localização ou de limite máximo de participantes. Têm como objetivo proporcionar um momento de comunicação ímpar entre as organizações e os candidatos, nos quais podem ser apresentadas as iniciativas e programas de corporativos, divulgadas ofertas de emprego ou programas de estágios, bem como permitir o contacto direto entre os candidatos e os recrutadores ou representantes das organizações.
As Feiras Virtuais de Emprego foram desenhadas para oferecer às Universidades Nacionais uma solução que permita a manter a organização das suas tradicionais Feiras de Emprego, tão importantes para fazer e ligação entre os seus alunos e o mercado de trabalho. Já os Open Days permitem às empresas ter um momento de comunicação exclusivo com o mercado de talento nacional, desenvolvendo o seu Employer Branding e EVP, reforçando a sua posição como empregador de referência no seu sector e atraindo os candidatos mais relevantes de uma forma única e inovadora.
Têm a Finders e as Feiras Virtuais de Emprego dado resposta às necessidades atuais das empresas?
Queremos ser um verdadeiro parceiro e estar ao lado dos nossos clientes e das empresas nestes tempos difíceis, apresentando soluções adaptadas à sua realidade e necessidades específicas. Queremos colocar as nossas ferramentas à disposição das empresas e ser parte ativa na sua recuperação. Acreditamos que o nosso modelo de colaboração se ajusta ao momento que o mercado atravessa e que o nosso trabalho pode ter um impacto importante na recuperação das empresas face a esta crise e no desenvolvimento da sua capacidade de resiliência a choques futuros.
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