A consultora OnStrategy apresentou, recentemente, os resultados do estudo Employer Brand Reputation das marcas em Portugal. Fomos saber como é organizado.
Quais são as condições que uma empresa tem de reunir para que conste no ranking de Employer Brand Reputation?
Todas as marcas que entram no estudo (mais de 2.000) são selecionadas a partir da identificação espontânea das mesmas pelos stakeholders, que respondem a uma questão inicial, na qual lhes é solicitado que indiquem que marcas conhecem em mais de 50 setores de atividade. Este estudo avalia 41 atributos referentes às dimensões de produtos e serviços, inovação, ambiente de trabalho, formação, remuneração, responsabilidade ambiental e social, governo e liderança.
De que forma são selecionados os mais de 20.000 cidadãos participantes no estudo?
Todos os inquiridos fazem parte de um painel proprietário da OnStrategy, que contempla mais de 50.000 cidadãos representativos da sociedade portuguesa, de acordo com as quotas do Censos, em termos de distribuição geográfica, género, idade e grau de formação. O estudo decorre anualmente, e em contínuo ao longo de 365 dias, em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira).
Considera que uma boa classificação se traduz em vantagens para as empresas, nomeadamente na atração e retenção de talentos?
Com toda a certeza. Existe uma dimensão comportamental final, em que, na sequência do questionário, os inquiridos respondem de que forma consideram a marca/organização para trabalhar. Os resultados apurados desde 2009 comprovam que as organizações melhor classificadas apresentam também este indicador comportamental elevado, evidenciando uma relação diretamente proporcional.
Todas as marcas que entram no estudo (mais de 2.000) são selecionadas a partir da identificação espontânea das mesmas pelos stakeholders em mais de 50 setores de atividade
No ranking deste ano, houve empresas que tenham surpreendido, por exemplo por terem escalado substancialmente de posição?
De uma forma geral, não houve surpresas, até porque este estudo faz parte de um conjunto de outros estudos desenvolvidos pela OnStrategy que avaliam anualmente a reputação, a força e o valor financeiro das marcas – estes resultados são consistentes e transversais.
Entrevista publicada no suplemento especial “Melhores Práticas em RH” que acompanhou a edição n.º 140 da RHmagazine, referente aos meses de maio/junho de 2022.
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