Project managers, comerciais ERP, business analytics, machine learning engineers, data scientist serão alguns dos perfis mais procurados, em 2019, avança o Guia do Mercado Laboral, da consultora de recrutamento Hays.
No próximo ano, a guerra pelo talento continuará e os profissionais das Tecnologias de Informação serão os mais procurados. A culpa é do dinamismo da área, avança o Guia do Mercado Laboral 2019, desenvolvido pela consultora de recrutamento Hays. Mas há outros fatores que influenciam o desenvolvimento deste setor. “As tecnologias opensource, machine learning e algorithm têm sido uma prática muito recorrente, por causa da mutação das próprias empresas, a procura de consultores SAP tem crescido devido à obrigatoriedade das empresas migrarem o ERP para S4/hana até 2020 e a implementação de centros tecnológicos em Portugal levou a que as empresas estrangeiras procurassem mão-de-obra do país proveniente”, avança a consultora, que inquiriu 3.136 profissionais qualificados e 603 empregadores.
“Os inquiridos do Guia do Mercado Laboral deste ano têm uma clara perceção deste fenómeno de realidade de mercado atual e da tendência de crescimento deste setor e, por isso mesmo, 14% afirmam que se investissem numa área de formação diferente escolheriam as Tecnologias de Informação”, afirma Victor Pessanha, manager de engineering, logistics & IT da Hays Portugal, citado no comunicado enviado às redações.
Perfis mais procurados e mais difíceis de encontrar
A contratação destes profissionais irá aumentar e, à semelhança do que se verificou em 2018, os perfis mais solicitados serão, de acordo com o estudo sobre tendências de emprego e salários, os project managers, comerciais ERP, business analytics, outsystems developers Java/.NET, mobile developers, machine learning engineers, python developer/data scientist e os perfis relacionados com BI.
Entre os perfis mais procurados encontram-se, também, os auditores IT, porque “a inovação de muitos departamentos levou à necessidade de auditar os sistemas” e à necessidade de “investir nos recursos internos, criando novas áreas internas como esta, e os automation testers, porque era necessário “otimizar o tempo e a proximidade entre as equipas de desenvolvimento”, informa a Hays.
Já os perfis mais difíceis de identificar serão os comerciais ERP, front-end developers, developer.NET e middleware aplicacional oracle, revela o Guia do Mercado Laboral 2019.
Oferta salarial é o que os profissionais mais valorizam
E se aumenta a procura por determinados perfis, aumenta, igualmente, a pressão salarial no setor, acentuada pela “oferta salarial acima da média” de empresas internacionais. “Estamos perante um mercado com uma elevada pressão salarial, em que é o candidato que dita as regras. Isto confirma-se quando 68% dos profissionais desta área afirmam que recusaram ofertas de emprego”, sublinha Victor Pessanha.
Os profissionais que participaram no Guia do Mercado Laboral relativo ao próximo ano valorizam a oferta salarial das empresas (86%), o bom ambiente de trabalho (78%), o plano de carreira (62%), a qualidade de projetos (57%) e a cultura empresarial (57%). O seguro de saúde (80%), a formação (72%), a flexibilidade de horários (70%) e de trabalhar a partir de casa (59%) e o automóvel (47%) são os benefícios mais desejados no momento de aceitar um novo desafio profissional.
Comentários 1