ASSINAR NEWSLETTER
Sexta-feira, Setembro 18, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Profissionais especializados são os mais procurados

Mónica Felicidade Por Mónica Felicidade
25 de Setembro, 2018
em MERCADO RH, TENDÊNCIAS RH
0
Profissionais especializados são os mais procurados
66
Partilhas
477
Visualizações

Eletricistas, mecânicos e soldadores são algumas das profissões mais procuradas pelos empregadores portugueses, que, pela falta de candidatos e ausência de competências técnicas, têm dificuldade em contratar, avança o mais recente estudo desenvolvido pela ManpowerGroup.

Identificar o talento e contratá-lo: eis o desafio das empresas em 2018, que regista os níveis mais altos de escassez de talento desde 2006. De acordo com o último Talent Shortage Survey, desenvolvido pela ManpowerGroup e apresentado esta segunda-feira, em Lisboa, na primeira edição das Talent Talks, 45% das organizações – mais 5% face a 2016 – apresentam dificuldades na contratação de profissionais. Aos candidatos, que escasseiam, é-lhes conferido mais poder de escolha, os clientes estão mais sofisticados e exigentes, a população está mais envelhecida, há um desencontro entre as competências que os trabalhadores encerram e as que estão disponíveis no mercado e a tecnologia é, hoje, parte da mão-de-obra das empresas. É esta a fotografia do atual mercado de trabalho.

Em Portugal, 46% das empresas que participaram no estudo sobre escassez de talento da ManpowerGroup revelam dificuldades na contratação de perfis – percentagem que coloca o país acima da média dos países analisados. Os profissionais especializados, onde se incluem os eletricistas, os mecânicos e os soldadores, são os mais procurados no mercado português. No ranking dos dez perfis mais procurados encontram-se também os perfis técnicos, os motoristas, os engenheiros, domésticos e limpezas, professores, informáticos, apoio ao cliente, gestores de projeto, advogados e investigadores e os administrativos.

Conforme referiu Vítor Antunes, managing director da ManpowerGroup, as competências mais procuradas nem sempre exigem um diploma universitário, antes conhecimentos técnicos e tecnológicos. Na multinacional de recrutamento estão em aberto 1300 vagas para apoio ao cliente, 482 para administrativos, 339 para motoristas, 338 para perfis especializados e 299 para perfis técnicos.

As pequenas empresas são as que admitem ter mais dificuldades em contratar (55%). Seguem-se as grandes empresas (43%) e as médias e microempresas (42%). A dificuldade na contratação de profissionais explica-se, segundo os resultados da pesquisa, pela ausência de competências técnicas dos perfis (25%), falta de candidatos (24%), falta de experiência (13%), desencontro de expectativas remuneratórias (10%) e ausência de soft skills (10%).

Competências técnicas ou soft skills?

O atual mercado de trabalho, digitalizado e automatizado, exige determinadas competências que os profissionais de 35% das empresas nacionais não detêm. É a sua capacidade de aprendizagem, ou learning ability, que fará a diferença. “As pessoas com maior capacidade para aprenderem, com inteligência emocional e com capacidade para estabelecerem relações são as que vão ter maior desempenho no mercado de trabalho”, afirmou Vítor Antunes na apresentação do Talent Shortage Survey, que revelou, ainda, que o espírito colaborativo é a competência mais valorizada e, simultaneamente, a mais difícil de encontrar. A automação nas organizações parece não alterar as suas estruturas humanas. De acordo com os dados do estudo da multinacional de recrutamento, 56% das empresas planeiam manter ou aumentar o número de empregados. 

Para colmatar a ausência de competências, 64% das organizações investem na reconfiguração de competências técnicas e 54% na reconfiguração de soft skills. As estratégias das empresas incluem, também, o investimento em mais formação (54%), a alteração dos requisitos relativos à experiência e às habilitações literárias (36%), o recrutamento em redes sociais e media tradicionais (33%), a melhoria dos benefícios oferecidos aos colaboradores, através do aumento dos dias de férias e de novos incentivos para o bem-estar (32%), pagamento de salários mais elevados (29%), oferta da possibilidade de trabalhar remotamente (23%) e contratação em regime de outsourcing (16%).

Talent Talks

A primeira sessão das Talent Talks reuniu esta segunda-feira, em Lisboa, profissionais de várias áreas que assistiram à apresentação do estudo da ManpowerGroup e ao debate levado a cabo pelos convidados da mesa redonda. Para Gonçalo Duque, coordenador das escolas e programas do ensino secundário na Junior Achievement, a escassez de talento resulta da inadaptação do ensino. O responsável da organização internacional que promove o empreendedorismo e a literacia financeira revelou que os jovens são mais colaborantes dos seis aos dez anos e que os mais velhos, no ensino secundário, “não sabem que curso escolher, o que é o orçamento familiar e o que é um seguro”.

Miguel Fontoura, diretor da AICEP – Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa, afirmou que “as entidades de investimento estrangeiro procuram talento e, para isso, olham para Lisboa e para o Porto. Não olham para Portugal”. O responsável pela Associação sublinhou que, no país, “os salários são mais baixos, mas não são, exclusivamente, o fator mais atrativo em Portugal”, onde “há talento, acessibilidades, custos operativos mais baixos e portugueses com capacidades técnicas, flexíveis e dispostos a trabalhar e a trabalhar por objetivos”.

João Pargana, professor de Gestão de Recursos Humanos do ISEG, afirmou que “a universidade é uma escola de saberes e de valores”, que ministra conhecimentos técnicos e que começa, agora, a preparar os alunos para as soft skills que são exigidas no mercado de trabalho. Para o docente, que destacou a importância que o employer branding assume nas organizações no contexto de escassez de talento, “as empresas tiram pouco partido das universidades”.

As Talent Talks viajaram ontem para Leiria e hoje para o Porto, onde contaram com a presença do Instituto Politécnico de Leiria, a NERLEI, a Porto Business School e a Câmara Municipal do Porto.

Mais sobre Atualidade;empregoMercado de trabalhorecrutamentoTalento
Notícia anterior

Organigrama: o quem é quem das organizações

Notícia seguinte

ENTREVISTA: Rita Travassos, diretora de marketing da Ocidental e da Médis

Recomendamos

Demasiado ocupado para pensar? Cinco prompts do ChatGPT que devolvem a criatividade

As empresas portuguesas já pensam como são vistas pelo ChatGPT e Gemini? Novo índice de employer branding dá a resposta

18 de Setembro, 2026
Mercado de escritórios em risco com a IA? Lisboa prova que não é bem assim

Na China, a IA já permite fazer mais com menos pessoas. Os tribunais começam agora a definir os limites

14 de Setembro, 2026
Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

14 de Setembro, 2026
“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

14 de Setembro, 2026
Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

11 de Setembro, 2026
EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

11 de Setembro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
ENTREVISTA: Rita Travassos, diretora de marketing da Ocidental e da Médis

ENTREVISTA: Rita Travassos, diretora de marketing da Ocidental e da Médis

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Pressão dos custos leva empresas portuguesas a rever benefícios

Novo corte do IRS chega aos salários em novembro. Fizemos as contas e há um “mas” que os RH (e trabalhadores) devem saber

16 de Setembro, 2026
RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

25 de Junho, 2026
José Morais Barbosa é o novo diretor comercial de formação da PKF Academy

José Morais Barbosa é o novo diretor comercial de formação da PKF Academy

6 de Março, 2026
Demasiado ocupado para pensar? Cinco prompts do ChatGPT que devolvem a criatividade

As empresas portuguesas já pensam como são vistas pelo ChatGPT e Gemini? Novo índice de employer branding dá a resposta

18 de Setembro, 2026
Portugal é o 3º país do mundo com mais dificuldades em contratar. Descubra as competências mais procuradas.

“A pessoa certa, no momento certo”: Grafton lança Interim Management em Portugal

18 de Setembro, 2026
Já são conhecidos os vencedores dos Wellbeing Awards 2026. Espreite a lista completa

Já são conhecidos os vencedores dos Wellbeing Awards 2026. Espreite a lista completa

17 de Setembro, 2026

Agenda de Eventos

Set 19
9:00 - 19:00

EU DECIDO 2026

Set 30
9:00 - 12:30

Employer Branding by iiRH 2026

Out 1
10:00 - 11:00

Human Risk Insights Talks

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

7 de Setembro, 2026
Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

4 de Setembro, 2026
Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

1 de Setembro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');