ASSINAR NEWSLETTER
Sexta-feira, Setembro 18, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Sustentabilidade: Mudanças e Desafios na Gestão de Pessoas

Artigo de opinião de Pedro Norton de Matos, diretor do GreenFest

IIRH Por IIRH
6 de Setembro, 2018
em ARTIGOS TÉCNICOS
0
Sustentabilidade: Mudanças e Desafios na Gestão de Pessoas
84
Partilhas
805
Visualizações
Pedro Norton de Matos
Diretor do GreenFest


Numa sociedade pouco eficiente na gestão dos recursos em geral, constitui um enorme desafio a gestão do capital humano. Com efeito, vivemos na sociedade do desperdício e na nossa economia desperdiçamos água potável, alimentos, energia, materiais e o talento das pessoas, quer na vertente organizacional, quer na vertente de cidadania. Temos um enorme caminho a percorrer para gerir com eficácia todos esses recursos e uma boa fonte de inspiração deve ser a natureza que nos ensina o desperdício zero ou como Lavoisier enunciou “na natureza, nada se perde e tudo se transforma”. Será uma utopia? Creio que não.

Num passado não muito longínquo, antes da consagração da sociedade do hiperconsumo e do descartável, os recursos eram geridos de uma forma muito mais racional e os princípios da economia circular e da partilha, que agora estabelecemos como objectivo, estiveram bem presentes. Procuremos então voltar para o “back to basics“, agora num enquadramento distinto e numa economia em profunda transformação digital. Apostemos num desenvolvimento sustentável.

No domínio da gestão das pessoas em clima de vertiginosa mudança, impõem-se os valores da colaboração e partilha.

Uma equipa heterogénea poderá ser mais desafiante de liderar, mas seguramente assegura melhor desempenho e tem a capacidade de inovar.

De novo, a natureza é pródiga em exemplos da prática desses valores, seja no mundo animal ou vegetal. A título de exemplo, as colónias de formigas ou abelhas, ilustram-no bem e constituem-se como sociedades extremamente bem organizadas em que o bem colectivo se sobrepõe ao individual. Só cooperando sobrevivem e prosperam. Igual exemplo podemos encontrar nas florestas e bosques autóctones, em que a união faz a força e cada exemplar tem a sua função. Como infelizmente se constata, quando o “Homem” interfere, tende a desequilibrar o sábio ecossistema podendo torná-lo insustentável.

As smart cities  e outras facetas do “admirável mundo novo” têm muito a aprender com os exemplos enumerados. Tal implica uma atitude menos arrogante e antropocêntrica, considerando o “Homem” parte do ecossistema e não seu dono e senhor.

A aceleração da mudança que a economia digital vai imprimindo requer pessoas com novas capacidades e competências, resgatando muitos dos valores das comunidades tradicionais. A colaboração, empatia, valorização da diversidade, entre outras, são  factores críticos de sucesso. São as chamadas soft skills  imprescindíveis no domínio profissional ou no exercício de uma cidadania activa. Em contraste, muitas das hard skills tendem a ser commodities passíveis de obsolescência acelerada, como os avanços tecnológicos na forma de Inteligência Artificial têm vindo a evidenciar. A maior parte dos empregos como os conhecemos hoje desaparecerá num futuro próximo.

Estamos preparados?

Um dos grandes desafios é desenvolvermos competências nas soft skills, que se venham a traduzir em comportamentos observáveis consistentes. Esse é o perfil dos grandes líderes em organizações ou comunidades abertas. É uma grande mudança e desafio civilizacional, pois as últimas gerações cresceram e muitas com “sucesso”, em ambiente de grande individualismo e competitividade não saudável. As organizações e instituições tradicionais estão organizadas de forma piramidal com uma forte e rígida componente hierárquica, muito inspirada em modelos militares e na economia pós-revolução industrial, dificultando qualquer comunicação que não seja unidireccional e no sentido top down. Em algumas instituições tal modelo organizacional e cultura subjacente têm permitido prolongar a burocracia que só pode sobreviver nessas condições, pois é totalmente adversa à fluída comunicação aberta e transversal. Essa inércia organizacional é um enorme obstáculo ao desenvolvimento e inovação.

Segundo Darwin, sobrevivem e prosperam os que melhor se adaptam. A economia digital requer e exige profundas alterações.

O advento de outras formas de organização, nomeadamente em forma matricial e/ou em rede, permite um outro tipo de comunicação, fundamental em economias abertas e globalizadas. A tecnologia é um bom facilitador das organizações em rede, permitindo através de ferramentas colaborativas alterar por completo a noção tradicional de espaço e tempo. As equipas, mesmo que em diversos pontos geográficos, podem comunicar entre si e desenvolver projectos cooperativos. Os mais dinâmicos projectos científicos de investigação e desenvolvimento em vários domínios, adoptam essa aproximação mista com enormes ganhos.

É inevitável que as empresas que operam em mercados abertos incorporem nos seus valores  e consequentemente nos comportamentos quotidianos, uma cultura colaborativa e adaptativa. Há que ter em conta que as organizações e as comunidades têm várias gerações e grupos etários nas suas fileiras, que reagem de forma diversa a estímulos, não havendo definitivamente receitas universais. As motivações intrínsecas são diferentes e a forma de gerir e liderar tem que ter em consideração essas variáveis. As boas notícias são que os comportamentos, através do treino,  são passíveis de ser alterados apesar da dificuldade e complexidade que implica a mudança de hábitos. Os novos comportamentos têm que ser repetidos muitas vezes para se transformarem em hábitos saudáveis.

As equipas de alto desempenho são constituídas por pessoas que se sentem envolvidas e comprometidas com o projecto(s) e que estão alinhadas com a missão, visão e valores da instituição. A energia é canalizada para objectivos comuns. Zero ou pouco desperdício. Tal aplica-se a colaboradores das organizações, como a cidadãos inseridos nas suas comunidades. Da mesma forma que um carro que esteja desalinhado e que gasta mais energia e pneus se torna mais vulnerável a acidentes, assim estão as organizações cuja cultura de liderança não assegure o alinhamento, envolvimento e compromisso dos seus colaboradores, para com os objectivos comuns.

Concluo, partilhando a convicção que na era digital uma das formas de humanização pode ser feita através das soft skills e da reconexão com a natureza,  pois esses atributos  podem tornar-se intemporais. Se descurarmos essas capacidades e perdermos a empatia, aí sim os robots saem vencedores.


O GREENFEST 2018 realiza-se entre 11 e 14 de outubro, no Estoril, e apresenta como tema a Sustentabilidade 4.0, remetendo-nos para a relação entre os avanços da Tecnologia e Economia Digital e os princípios da racionalização de meios e recursos das Economia Circular, Social e da Partilha. O GREENFEST é o maior evento de sustentabilidade do país. Lá se celebra o que de melhor se faz nas vertentes ambiental, social, económica e cultural.
Mais sobre ArtigoGREENFESTRHSustentabilidade
Notícia anterior

ENTREVISTA: Scott Schmaren: “The Quatric Formula for Success – Relax, Release, Reprogram e Reinforce”

Notícia seguinte

O encontRHo HRFUTURE está de volta

Recomendamos

Artigo técnico. Perceções de exploração organizacional: impacto no bem-estar dos trabalhadores

Artigo técnico. Perceções de exploração organizacional: impacto no bem-estar dos trabalhadores

28 de Julho, 2026
Subsídio de férias: quando cumprir a lei exige mais do que aplicar uma fórmula, por Ana Azevedo Payroll Manager

Subsídio de férias: quando cumprir a lei exige mais do que aplicar uma fórmula, por Ana Azevedo Payroll Manager

25 de Junho, 2026
Profissionais adiam mudanças de carreira num mercado de recrutamento transformado pela IA

Profissionais adiam mudanças de carreira num mercado de recrutamento transformado pela IA

25 de Junho, 2026
Quase 40% das empresas em Portugal já estão a preparar-se para a saída dos Boomers

Artigo técnico. O imperativo da longevidade: uma gestão das pessoas para o futuro

12 de Maio, 2026
Artigo técnico. É um chefe helicóptero? A tirania híper-controladora

Artigo técnico. É um chefe helicóptero? A tirania híper-controladora

23 de Março, 2026
Artigo técnico. RH em transformação: entre desafios e oportunidades

Artigo técnico. RH em transformação: entre desafios e oportunidades

10 de Março, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
O encontRHo HRFUTURE está de volta

O encontRHo HRFUTURE está de volta

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Pressão dos custos leva empresas portuguesas a rever benefícios

Novo corte do IRS chega aos salários em novembro. Fizemos as contas e há um “mas” que os RH (e trabalhadores) devem saber

16 de Setembro, 2026
RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

25 de Junho, 2026
Sabe em que condições pode aplicar a isenção de horário de trabalho?

Sabe em que condições pode aplicar a isenção de horário de trabalho?

11 de Novembro, 2024
Demasiado ocupado para pensar? Cinco prompts do ChatGPT que devolvem a criatividade

As empresas portuguesas já pensam como são vistas pelo ChatGPT e Gemini? Novo índice de employer branding dá a resposta

18 de Setembro, 2026
Portugal é o 3º país do mundo com mais dificuldades em contratar. Descubra as competências mais procuradas.

“A pessoa certa, no momento certo”: Grafton lança Interim Management em Portugal

18 de Setembro, 2026
Já são conhecidos os vencedores dos Wellbeing Awards 2026. Espreite a lista completa

Já são conhecidos os vencedores dos Wellbeing Awards 2026. Espreite a lista completa

17 de Setembro, 2026

Agenda de Eventos

Set 19
9:00 - 19:00

EU DECIDO 2026

Set 30
9:00 - 12:30

Employer Branding by iiRH 2026

Out 1
10:00 - 11:00

Human Risk Insights Talks

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

7 de Setembro, 2026
Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

4 de Setembro, 2026
Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

1 de Setembro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');