O Worldcom Confidence Index, um estudo anual sobre a confiança e receios dos CEOs e CMOs, da The Worldcom Public Relations Group (Worldcom), líder mundial de empresas de Relações Públicas independentes, representada em Portugal pela agência de comunicação e marketing digital Do It On, é agora alargado para um estudo que mostrará as atuais perspetivas da alteração de sentimentos mês após mês.
Como seria expectável, no meio da pandemia global COVID-19, a confiança entre CEOs e CMOs a nível global vem diminuindo desde Novembro de 2019, com uma queda de 9,5% para um resultado de 18.03 no Worldcom Confidence Index.
O The Worldcom Confidence Index realça as preocupações/confiança sobre 24 tópicos e seis públicos. Destacamos um Top 10 de conclusões à qual apelidamos de “The Worldcom Confidence 10.”
The Worldcom Confidence 10
#1 Níveis de confiança contunam a derrapar – 9.5% abaixo
- Os Estados Unidos são os que mais crescem (25%), mas os níveis de confiança continuam abaixo dos níveis de 2018.
#2 Mudanças governamentais e legislativas captam enorme aumento da atenção dos líderes (mais 1280%) e os níveis mais baixos de confiança.
#3 No meio da crise COVID-19, a gestão de crise alcança a quinta classificação mais baixa do Worldcom Confidence Index.
#4 Os influenciadores mantêm-se como a audiência #1, mas os fornecedores vêm um crescimento e preocupação na atenção dos líderes – mais 273%.
#5 O impacto e o papel dos media tornaram-se no tópico #1 da atenção dos líderes
#6 Tópicos relacionados com os colaboradores continuam a estar no topo da agenda dos líderes
- Retenção de talentos – tópico #2
- Reciclagem de competências e novas competências – tópico #3
- Relacionamento com Colaboradores – tópico #5
- Migração Económica – tópico # 6
- Tópicos relacionados com colaboradores ocupam quatro dos seis primeiros lugares da agenda dos líderes
#7 Plásticos e efeito Weinstein são os novos temas no Index, dominado pelo impacto do COVID-19
- O tópico sobre assédio sexual aumentou de modo massivo em 451% e a confiança na gestão deste tema é a segunda mais baixa do Index
- A redução de plásticos e outros temas de sustentabilidade são o novo tópico que ocupa o #4 do Index. Mas os líderes parecem estar confiantes na gestão deste tema com o terceiro melhor resultado em todo o Worldcom Confidence Index
#8 Resposta à pandemia COVID-19 leva a um enorme aumento de interesse e interação sobre o tema
- Mudanças Governamentais e Legislativas: aumentou em 1280%
- Tarifas e Acordos de Comércio Globais: aumentou em 779%
- Gestão de Crise: aumentou 472%
#9 O impacto da forma como os líderes políticos comunicam nas redes sociais aumentou em 419%
- França vê o maior aumento de confiança relativamente a este tópico – crescimento de 9%
- Austrália vê a maior queda (14%). Os Estados Unidos desceram 2% e encontra-se abaixo da média global do índice de confiança.
#10 Os líderes com mais de 65 anos são os que se encontram mais confiantes – naturalmente a voz da experiência de já terem atravessado diversas crises
- Os líderes da Geração X são os que se encontram com menos confiança, e são os únicos abaixo da média de confiança global.
Para obter mais informação e gráficos adicionais clique aqui