Agora que o teletrabalho se tornou um modelo de trabalho popular, os líderes precisam de tomar algumas medidas extras para identificar os maus hábitos que as equipas possam ter desenvolvido.
Os colaboradores foram forçados a criar, dentro das suas casas, o seu próprio escritório. E agora que o único contacto entre colegas, em muitos casos, é feito exclusivamente através de videochamadas ou mensagens, os líderes precisam de tomar medidas extras para identificar alguns dos maus hábitos que se foram desenvolvendo.
Esconder-se atrás do computador
Os trabalhadores remotos costumam ter várias reuniões de videoconferência com os seus gerentes, membros da equipa e clientes. Uma das tendências típicas nas reuniões de vídeo em grupo é que os colaboradores não liguem o áudio ou o vídeo. Muitas vezes isto acontece porque não se querem envolver em conversas ou partilhar ideias, e preferem manter-se isolados. Por isso, é importante que os líderes definam regras básicas para reuniões de videoconferência, como microfones desligados ou vídeo ligado. Ao mesmo tempo, também devem solicitar comentários de membros individuais da equipa, conversando diretamente com eles durante as chamadas de vídeo. Envolva cada participante individualmente numa conversa antes e durante a reunião, e use reuniões de grupo para conversas em grupos menores.
Agir sem foco
Para alguns trabalhadores remotos, tem sido um pesadelo estar em casa. O resultado passa por alguns trabalhadores não conseguirem concentrar-se nas tarefas em questão e concluir os projetos dentro do prazo. O líder deve despender tempo para se reunir com os membros individuais da equipa, se possível, uma vez por semana, para discutir projetos, desafios, vitórias, ou simplesmente para perguntar se está tudo bem.
Fazer multitasking
Não é incomum que os colaboradores sintam que estão sob mais pressão para fazer mais. Acabam por ter em mãos várias tarefas ao longo do dia e, principalmente, durante as videochamadas. Os líderes de equipa devem trabalhar com cada equipa individualmente e discutir prioridades de curto e longo prazo. Desta forma, os colaboradores podem-se concentrar nas tarefas importantes com pouca ou nenhuma distração. Os líderes precisam de esclarecer que, embora se possa, efetivamente, realizar muitas tarefas, o multitasking não garante trabalho de qualidade.
Trabalhar demais
Trabalhar em casa faz com que muitos colaboradores trabalhem demasiado tempo, desde manhã até à noite. Embora os colaboradores possam sentir que estão a fazer um favor à empresa, também estão a preparar-se para um esgotamento. E isso não é bom nem para o colaborador, nem para a empresa. Os líderes precisam de comunicar abertamente o horário de trabalho, e precisam de pensar duas vezes quando se sentirem tentados a enviar um e-mail ou a fazer uma solicitação a um colaborador após o seu horário normal de trabalho.
Fonte: Fast Company
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