Nos últimos dois anos, as empresas têm dado atenção crescente a temas como a Diversidade e Inclusão, encarando-as como fator essencial para criar uma cultura organizacional forte. Promover a diversidade nas empresas é sinónimo de compreender e aceitar diferentes perfis e conviver com diferentes culturas, etnias, religiões, etc., em grupo, estabelecendo relações pautadas por valores como a inclusão, igualdade, diversidade e liberdade.
Comunicar e promover estes valores começa a ser assim uma mais-valia para as empresas por lhes permitir ganhar vantagem competitiva na atração de talento e, consequentemente, melhorar o seu desempenho financeiro.
Segundo a consultora DDI, organizações com níveis de diversidade acima da média têm oito vezes mais probabilidade de entrar no ‘top 10’ das organizações com melhor desempenho financeiro. Neste sentido, a plataforma de e-learning que mais tem crescido na Europa, GoodHabitz, deixa algumas sugestões para promover a Diversidade e Inclusão nas empresas.
1 | Formar para mudar
A formação é a base de todas as mudanças saudáveis e colaborativas. As empresas devem criar e implementar formações tendo em vista a educação dos colaboradores e inibição de comportamentos desrespeitosos e discriminatórios. Os momentos de formação poderão passar por formações individuais, através de cursos como os da GoodHabitz (Rumo à Igualdade e Diversidade cultural – lançado esta semana), ou coletivas, nos quais especialistas, bem como os managers ou líderes de equipa, ajudam os colaboradores a perceber, entre outras coisas, a diferença entre diversidade e inclusão, o valor da inclusão, literacia racial, e outros tópicos que desmistifiquem o tema.
Organizações com níveis de diversidade acima da média têm oito vezes mais probabilidade de entrar no ‘top 10’ das organizações com melhor desempenho financeiro
2 | Estratégia de negócios adaptada
A diversidade deve ser considerada como mais do que uma questão de Recursos Humanos. Deve ser um ponto chave na elaboração e aplicação da estratégia de negócio das empresas e deve ser tida em conta nas atividades diárias das organizações. Para que tal se verifique, a estratégia de negócio das empresas deverá ter em conta objetivos e quotas que digam respeito à diversidade e inclusão das suas equipas. Por exemplo, com o estabelecimento de quotas de contratação (ex: procurar o equilíbrio de géneros, etnias, etc. nos processos de recrutamento) ou abertura de vagas de emprego para comunidades desprotegidas.
3 | Começar pela liderança
Os líderes devem ser o exemplo, a todos os níveis, o tema da diversidade e inclusão não é exceção. Os quadros de liderança devem promover a diversidade e inclusão estabelecendo metas, garantindo a transparência das políticas e estimulando os colaboradores a envolverem-se no tema. Além disso, os quadros de liderança devem ser o espelho das políticas das empresas e, por isso, deverá haver também aqui representatividade de diferentes culturas, grupos sociais, etc.
4 | Otimizar o ambiente de trabalho
O ambiente de trabalho é, muitas vezes, deixado para trás quando se trata de diversidade e inclusão, porém, a verdade é que rever o layout das empresas pode trazer resultados bastante positivos. Nomeadamente, para otimizar o acesso de pessoas com necessidades especiais, para aproximar as diferentes equipas ou promover um ambiente colaborativo entre colaboradores de diferentes departamentos, tornando o espaço de trabalho mais dinâmico.
5 | Criar uma estrutura de comunicação interna
A comunicação interna é fundamental para difundir ideias e valores e para gerir a cultura de diversidade e inclusão nas empresas. É importante recorrer a este tipo de comunicação para difundir diversas ideias e promover o diálogo, através do desenvolvimento de webinars ou fóruns, divulgação de ações e resultados que tenham na base temas de diversidade e inclusão.
Estas e outras estratégias são oportunidades para que as empresas se alinhem com as necessidades e exigências do mercado de trabalho atual e se possam destacar quer financeira, quer socialmente. Para apoiar as empresas na aplicação destas ações, a GoodHabitz, plataforma de e-learning, tem ao dispor um leque diverso de cursos de formação em temáticas diversas, como cursos de trabalho em equipa, focado nos diversos fatores que estão na essência da construção de uma cultura organizacional forte.
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