• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Segunda-feira, Março 20, 2023
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital – ÁREA PESSOAL
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinar a RHmagazine
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

55% das empresas portuguesas não tem uma política de promoção da diversidade e inclusão

Ana Rita Maciel Por Ana Rita Maciel
16 de Outubro, 2021
em MERCADO RH, TENDÊNCIAS RH
0
55% das empresas portuguesas não tem uma política de promoção da diversidade e inclusão
65
Partilhas
717
Visualizações

Esta é uma das conclusões do estudo desenvolvido pela RHmagazine, em conjunto com a Sair da Casca, sobre a diversidade e inclusão nas empresas portuguesas. Igualdade de género está no topo das dimensões mais relevantes em termos de atuação nas empresas, para os inquiridos.

Foi na edição n.º 135, que a RHmagazine lançou um estudo, desenvolvido em conjunto com a Sair da Casca – sustainability inteligence in action, sobre a temática “Diversidade & Inclusão nas empresas portuguesas”. Este estudo – que contou com o apoio da Vodafone –, teve como intuito analisar aquela que é, atualmente, uma tendência de fundo, e antecipar cenários futuros, junto da comunidade RH do nosso país. Os resultados mostram que apesar de ainda não ser uma prioridade nas organizações – com 55% das empresas a assumir não ter uma política de promoção da diversidade e inclusão –, o tema vem a assumir uma maior relevância para o futuro.

“A diversidade e inclusão parece-nos que será um dos grandes temas dos próximos anos no setor RH, daí termos decidido publicar este estudo na revista. Esta é uma temática que, para as jovens gerações, vai ser muito importante – se quiserem atrair o melhor talento, esta questão não pode ficar de parte”, diz Cristina Martins de Barros, managing director do IIRH.

O estudo, que assentou na partilha de um inquérito, teve mais de duas centenas de participantes. Do total de participantes, cerca de 25% diz pertencer a uma minoria – ou seja, um quarto das respostas integra opiniões que refletem “minorias” –, e quase 70% faz parte de empresas com presença internacional.

Apesar de as temáticas de diversidade e inclusão não serem ainda uma prioridade nas empresas e não terem muita visibilidade – com 55% dos inquiridos a assumir não ter uma política e/ou plano para promoção da diversidade e inclusão na sua empresa e 58% a não integrar critérios de diversidade na seleção de fornecedores –, à questão “E daqui a dois anos, qual é que acha que será o grau de importância que a sua empresa dará às temáticas?”, numa escala de 0-5, a média de respostas situou-se nos 4.14, um valor bastante expressivo, que demonstra precisamente que, num futuro breve, o tema da diversidade e inclusão vai chegar ao topo das preocupações.Do mesmo modo, se, por um lado, a classificação média do grau de envolvimento dos líderes das empresas no tema é de 3.91, por outro, o valor aumenta para 4.70, quando se interrogam os participantes quanto ao grau de relevância do envolvimento da liderança, enquanto elemento promotor da mudança cultural em termos de diversidade. Um sinal de maturidade, que afere o reconhecimento de que estas temáticas não podem ser única e exclusivamente da responsabilidade das áreas de envolvimento na comunidade, mas que devem integrar a estratégia de management e desenvolvimento – a consciencialização para estas temáticas deverá contar, nos próximos anos, com o apoio e envolvimento ao mais alto nível da organização.

Ainda assim, quanto ao departamento responsável por se dedicar ao âmbito da diversidade e inclusão nas empresas, quase 70% dos participantes refere que essa responsabilidade recai na direção de recursos humanos, com todos os inquiridos (100%) a considerarem, de facto, que a área de RH deve estar envolvida na promoção e gestão da diversidade e inclusão, mas também (com a mesma percentagem) que devem estar envolvidos outros departamentos, nomeadamente os departamentos de marketing e comunicação (64.71%) e as áreas de negócio (55.29%).

No que respeita às principais motivações que estiveram na génese do posicionamento das empresas enquanto diversas e inclusivas, destaca-se “a responsabilidade social”, que surge em quase 74% das respostas, remetendo ainda para uma atuação empresarial filantrópica. Segue-se-lhe “o envolvimento e motivação dos colaboradores” (52%) e a reputação (41%). Quase 37% dos inquiridos, associa diversidade a inovação, mais um sinal de maturidade, já que numa primeira instância, o comum é associar inovação a questões ligadas a desenvolvimento tecnológico ou a flexibilidade de modalidades de trabalho, por exemplo. Para esses 37% dos inquiridos, uma empresa inovadora é uma empresa que preza a diversidade e inclusão nos seus quadros.De entre as dimensões da diversidade mais relevantes em termos de atuação para as empresas, destaca-se, com larga margem, a igualdade de género, selecionada por 78% dos participantes.

“Não é bem uma questão de diversidade – são metade da humanidade –, mas de inclusão no sentido de equidade”, explica Nathalie Ballan, fundadora e senior partner da Sair da Casca.

A segunda posição é ocupada pelo empate entre as opções “incapacidades ou deficiência” e “origem étnica e cultural”, com uma percentagem de resposta de 64.38%. No terceiro lugar do pódio, posiciona-se a idade (49.32%), seguida da orientação sexual (43.84%) e da nacionalidade (38.36%).

72% dos respondentes aponta a formação e sensibilização de quem recruta e de quem integra como a tipologia de medidas mais eficaz para promover a diversidade e inclusão na sua empresa. Logo abaixo, com 61.43% de percentagem de resposta, vem uma “direção focada na promoção do tema” e com 60%, “procedimentos relacionados com o recrutamento e desenvolvimento de carreira”. A maioria espera, portanto, uma mudança de cultura interna, com alto patrocínio dos dirigentes, para garantir o efeito de medidas de processos como o recrutamento.

“Pelas respostas dos participantes, está claro que as empresas portuguesas já estão preparadas para fomentar a diversidade e inclusão e consideram importante levar esta mensagem às suas partes interessadas”, aponta Nathalie Ballan.

 

Estudo publicado na integra na RHmagazine nº 135 (julho/agosto de 2021)

 

Mais sobre Boas práticasdiversidadeEquidade e InclusãoetniaEvolução e DiversidadegéneroparidaderecrutamentoRHmagazine
Notícia anterior

6 em cada 10 empresas tem dificuldade em preencher vagas

Notícia seguinte

Sitel Portugal realiza feira de emprego virtual

Notícia seguinte
Sitel Portugal realiza feira de emprego virtual

Sitel Portugal realiza feira de emprego virtual

Leia aqui a ultima edição

Últimas entradas

Desemprego IEFP

Desemprego diminui 2% em fevereiro

Por Guilherme Lopes
20 de Março, 2023
0

Depois de um aumento consecutivo nos últimos...

Inteligência Artificial

Apenas 1 em 10 profissionais tem as competências de Inteligência Artificial mais procuradas

Por Eduardo Conde
16 de Março, 2023
0

A Salesforce, empresa tecnológica multinacional líder em...

Trabalho temporário

Trabalho temporário recuperou 7% em 2022

Por Eduardo Conde
16 de Março, 2023
0

A APESPE-RH - Associação Portuguesa das Empresas...

Joana Tavares

Joana Tavares reforça a área de Recursos Humanos da Aon Portugal

Por Eduardo Conde
16 de Março, 2023
0

A Aon, empresa de serviços profissionais nas...

Nuno Saramago é o novo Diretor-Geral da SAP Portugal

Nuno Saramago é o novo Diretor-Geral da SAP Portugal

Por Eduardo Conde
16 de Março, 2023
0

Com mais de 25 anos de experiência...

Ponto Zero a promover talento jovem nas empresas

Ponto Zero quer ajudar empresas a alavancarem o talento dos seus recursos humanos através de mentorias

Por Sara Moutinho Lopes
17 de Março, 2023
0

Fundada por Sara Aguiar e Mafalda Rebordão,...

VEJA MAIS

Compensação

Agenda de Eventos RH

Março 2023
Mar 21 2023

Happy Conference 2023

Teatro Tivoli BBVA Lisboa
Mar 29 - 30 2023

Expo RH

Centro de Congressos Estoril
Abril 2023
Abr 10 2023

Formação: Cálculo e processamento salarial – OE2023

Abr 12 - 18 2023

Formação: People Management

Abr 12 - 18 2023

Formação: Equipas de Alto Desempenho

Abr 19 - 20 2023

Formação: Gestão da remuneração e compensação

Abr 20 - 21 2023

Formação: Otimização fiscal das remunerações

Maio 2023
Mai 03 - 04 2023

Formação: Design Thinking e Agile na Gestão de RH

Mai 09 - 10 2023

Formação: Balanced Scorecards: conceber um quadro de indicadores de RH

Mai 11 - 12 2023

Formação: Como melhorar o seu Employer Branding para captar talento

Mai 23 2023

Fórum RH 2023

Estádio Sport Lisboa e Benfica
Mai 23 - 30 2023

Formação: Comunicação interna para RH

No event found!
Load More

Siga-nos nas Redes Socias

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal. Proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 26 anos!

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital – ÁREA PESSOAL
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinar a RHmagazine
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist