ASSINAR NEWSLETTER
Quarta-feira, Julho 29, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Neurodiversidade para atrair talento

IIRH Por IIRH
16 de Março, 2022
em DESTAQUES, RECRUTAMENTO & ONBOARDING, TENDÊNCIAS RH
0
Critical Software
66
Partilhas
734
Visualizações

A Critical Software promoveu um programa para recrutar e formar pessoas com autismo/Asperger. A incorporação de oito novos profissionais é já uma realidade e a empresa de TI lança agora o repto às suas congéneres para, com este ou outro nome, criarem também o seu Programa de Neurodiversidade para Atrair Talento.

O

talento pode estar em qualquer um. A Critical Software fez desta máxima o fundamento do seu Programa de Neurodiversidade para Atrair Talento, dirigido à integração de pessoas com autismo/Asperger na empresa tecnológica.

Mas não se pense que este tipo de recrutamento descura, por pouco que seja, a ambição de qualquer processo de contratação: o enriquecimento das respetivas equipas de trabalho, neste caso concreto, as de testes e desenvolvimento de software, segurança informática e consultoria IT.

A coordenadora do programa, Catarina Fonseca, sublinha justamente a dimensão de captação de potencial de qualidade profissional da iniciativa: “O Programa de Neurodiversidade, surge, antes de mais nada, como um programa de talento. Numa altura em que estamos a fazer crescer a nossa equipa, faz todo o sentido aumentar e enriquecer a nossa base de recrutamento”.

Para a Critical Software, a iniciativa acaba por ser um passo natural, mais uma forma de integrar nas suas equipas pessoas que podem contribuir de forma significativa para o sucesso dos respetivos projetos.

A procura de qualidade tem precisamente nas perturbações para os quais o programa é dirigido um campo fértil e não uma interdição, como refere a People & Sustainability da Critical Software: “De facto, estudos apontam para o facto de pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) poderem trazer competências extraordinárias quando estão motivadas para as TI, como sejam: o raciocínio lógico, a perseverança, orientação aos detalhes, reconhecimento de padrões, capacidade de manter o foco, honestidade e lealdade.”

Catarina Fonseca alude também ao outro eixo do Programa de Neurodiversidade, o da responsabilidade social: “Tendo sido recentemente reconhecida com a certificação B-Corp, a Critical tenciona também contribuir para um mundo mais justo e inclusivo, onde todos possam ser respeitados e valorizados pela sua forma de pensar, tendo oportunidade efetiva de integrar uma equipa com um propósito comum. Porque, citando Temple Gradin, ‘o mundo precisa de todos os tipos de mentes’.”

“Estudos apontam para o facto de pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) poderem trazer competências extraordinárias quando estão motivadas para as TI”

O movimento B-Corp – que envolve perto de quatro mil empresas em 74 países – descreve-se no propósito de, um dia, todas as empresas se comprometerem a melhorar o seu impacto no mundo, respeitando valores de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade legal.

70 candidatos, oito selecionados

Desde 18 de outubro que a empresa de sistemas e serviços de software passou a ter nos seus quadros, em plena atividade laboral, nas instalações de Coimbra e de Lisboa, oito profissionais com PEA ou Síndrome de Asperger.

Tudo começou em maio, com a abertura das inscrições para o programa (que encerrariam a 9 de julho).
Os requisitos, para além do diagnóstico já referido, eram a idade (a partir dos 18 anos), o interesse pela área tecnológica e conhecimentos base de inglês.

Concorreram 70 candidatos e oito foram selecionados para esta oportunidade inédita (na exclusividade) no mercado laboral português. Em setembro/início de outubro, frequentaram as cinco semanas do programa formativo que, naturalmente centrado no setor das TI, dedicou grande atenção à vertente das competências sociais.

Catarina Fonseca sinaliza a importância crucial deste período de aprendizagem e adaptação, abordando a sua dupla matriz: “Estas cinco semanas de formação que antecederam a chegada à Critical dos novos colegas foram determinantes para a sua posterior integração em contexto laboral”.

Neste período de adaptação e aprendizagem, o foco é colocado nas competências técnicas e sociais necessárias para o sucesso da inclusão. Assim, em termos técnicos, os formandos tiveram oportunidade de desenvolver em equipa miniprojetos de programação usando metodologias ágeis. Já em termos sociais, são trabalhados sobretudo aspetos de comunicação e organização pessoal, havendo acompanhamento individualizado por um coach que ajuda a definir estratégias para enfrentar os desafios, contribuindo para o desenvolvimento pessoal de cada um. No decorrer deste período houve um contacto progressivo e gradual dos formandos com a empresa e vice-versa. Segundo Catarina Fonseca, “esta fase formativa permite definir um perfil profissional para cada elemento que é um input determinante para a fase seguinte de integração e adaptação ao contexto de equipa em que irá trabalhar”.

Antes da entrada dos novos colegas, foram promovidas ações de sensibilização focadas nos temas da neurodiversidade e autismo

No recrutamento, a Critical Software teve a parceria da prestigiada Specialisterne – fundação dinamarquesa com presença pelo mundo (mas que apenas agora teve o seu primeiro projeto em Portugal), perseguindo a ambiciosa meta de empregar um milhão de pessoas com autismo/Asperger.

A coordenadora do Programa de Neurodiversidade para Atrair Talento refere à RHmagazine a segurança que esta associação à Specialisterne oferece: “Ao avançarmos com um programa desta natureza, queríamos fazê-lo com confiança no seu sucesso. Falar de inclusão de pessoas com autismo em empresas tecnológicas é abrir portas de esperança para estes jovens e respetivas famílias. Procurámos, por isso, associar-nos a especialistas internacionais, com uma metodologia sólida e comprovada de inclusão de pessoas com PEA em domínios tecnológicos. A Specialisterne providenciou o acompanhamento especializado de que precisávamos para maximizar a probabilidade de sucesso do programa.”

Num processo de integração com estas características, preparar quem já trabalha na empresa, que passará a contar com novos colegas, diferentes de todos os outros, também é vital. Catarina Fonseca considera que “as equipas Critical têm ajustes e adaptações que teríamos de fazer na integração dos novos colegas”.

Uma 2.ª edição no horizonte

A responsável pelo Programa de Neurodiversidade refere que a fase de incorporação “está a decorrer com tranquilidade”, com a segurança oferecida pela rede de apoio montada para reagir a alguma especificidade que surja nestes primeiros tempos, estando os novos colaboradores “em fase de integração nas equipas de engenharia em que irão contribuir de forma ativa”.

Desta forma, a segunda edição do programa já se perfila no horizonte: “Vemos o futuro desde programa com muito otimismo. Estamos confiantes no seu sucesso e nos benefícios que poderá trazer para todas os envolvidos. Esperamos poder avançar com uma 2.ª edição do programa em 2022”, afirma a coordenadora.

A Critical Software pretende mesmo ser o pivot do alargamento desta iniciativa a outras empresas de TI, que consigo partilhem a vontade de incluir a neurodiversidade nas suas equipas. Isto porque, como refere a responsável pelo Programa de Neurodiversidade, justamente a diversidade pode ser uma fonte importante de enriquecimento das equipas e da própria cultura organizacional.

Caso Prático publicado na edição n.º 137 da RHmagazine, referente aos meses de novembro/dezembro de 2021.

Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre CRITICAL Softwarediversidade e a inclusãoigualdade no trabalhoPolíticas de diversidade e inclusãoRHmagazine
Notícia anterior

CRÓNICA: Cultura organizacional em tempo de pandemia

Notícia seguinte

Ettore Sorace, Esprinet: “O nosso principal desafio e consequente conquista foi colocar os colaboradores no centro das ‘operações’”

Recomendamos

Afinal, o que procuram os jovens numa carreira? Este estudo deixa pistas para os DRH

Afinal, o que procuram os jovens numa carreira? Este estudo deixa pistas para os DRH

29 de Julho, 2026
Responde a e-mails nas férias? Há cinco formas de evitar que isso aconteça

Responde a e-mails nas férias? Há cinco formas de evitar que isso aconteça

28 de Julho, 2026
A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Artigo técnico. Perceções de exploração organizacional: impacto no bem-estar dos trabalhadores

Artigo técnico. Perceções de exploração organizacional: impacto no bem-estar dos trabalhadores

28 de Julho, 2026
O regresso às aulas ainda está longe, mas as empresas já começaram a contratar. Há 120 vagas

O regresso às aulas ainda está longe, mas as empresas já começaram a contratar. Há 120 vagas

27 de Julho, 2026
Atualidade laboral por Orlando Santos Silva: diretiva da igualdade remuneratória e transparência salarial e regulamento AI ACT

Atualidade laboral por Orlando Santos Silva: alterações às condições trabalho dos trabalhadores administrativos não abrangidos por regulamentação coletiva específica

27 de Julho, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Ettore Sorace, Esprinet: “O nosso principal desafio e consequente conquista foi colocar os colaboradores no centro das ‘operações’”

Ettore Sorace, Esprinet: “O nosso principal desafio e consequente conquista foi colocar os colaboradores no centro das ‘operações’”

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Atualidade laboral. O luto e a licença parental

Avaliação de desempenho: ferramenta de gestão ou elemento de prova?

23 de Julho, 2026
Entrevista a Domingos Pinto. Quando os dados guiam a produção: Simoldes dá forma à fábrica digital

Entrevista a Domingos Pinto. Quando os dados guiam a produção: Simoldes dá forma à fábrica digital

22 de Julho, 2026
A nova lógica dos salários: menos intuição, mais dados e IA

A nova lógica dos salários: menos intuição, mais dados e IA

16 de Março, 2026
Afinal, o que procuram os jovens numa carreira? Este estudo deixa pistas para os DRH

Afinal, o que procuram os jovens numa carreira? Este estudo deixa pistas para os DRH

29 de Julho, 2026
Responde a e-mails nas férias? Há cinco formas de evitar que isso aconteça

Responde a e-mails nas férias? Há cinco formas de evitar que isso aconteça

28 de Julho, 2026
A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 5
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: Total Rewards Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

15 de Julho, 2026
Há um novo líder na Multicare. Saiba quem é

Há um novo líder na Multicare. Saiba quem é

6 de Julho, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');