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A gestão remota de equipas traz desafios… mas também soluções. Saiba quais!

IIRH Por IIRH
30 de Setembro, 2022
em GESTÃO DA CARREIRA RH, TENDÊNCIAS RH
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10 sinais para identificar um ambiente de trabalho positivo

Back view of business woman making video call and showing thumb up to laptop on the online briefing while sit on sofa at home.

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A Robert Walters, consultora global de recrutamento e seleção, analisou como pode garantir que sua equipa remota esteja a trabalhar produtivamente, colaborativamente e com satisfação.

Na era pós-pandemia, sabemos que muitas empresas adotaram o home office, ou o trabalho híbrido. O que significa que muitos líderes tiveram de se adaptar a um modelo de gestão remota. Como líder, pode ser um desafio gerir membros da equipa que trabalham remotamente. É preciso um forte vínculo de confiança para superar o desejo de “presenteísmo”; a abordagem tradicional da presença física correlacionada com a produtividade.

1.

 

Comunique frequentemente e com clareza; Crie o ambiente ideal para os seus empregados trabalharem e produzirem como membros valiosos da equipa.

  • Realizar uma reunião semanal de equipa, por videoconferência, para discutir prioridades, questões e planos. É importante que todos contribuam como um fórum aberto para ideias e planos de ação.
  • Crie orientações claras sobre quais os canais que devem ser utilizados para a comunicação, por quem e para que finalidade.
  • Contacte individualmente os membros da equipa uma ou duas vezes por semana em horários combinados, mas tenha cuidado para não os gerir em microgerenciamento
  • Não deixe que a distância faça com que reaja em vez de responder. Por exemplo, se receber alguma informação de uma terceira pessoa sobre um membro da equipa, primeiro comunique com os envolvidos diretamente por video chamada ou ligue para ouvir todos os lados da história antes de responder ou tirar conclusões precipitadas.

2.

 

Priorize relatórios, atualizações e reconhecimento; É importante manter uma comunicação aberta e consistente, com informação sobre prioridades e realizações. Todos estes pontos ajudarão a manter os colaboradores envolvidos, qualificados e motivados.

  • As atualizações regulares são essenciais para alimentar a compreensão dos membros da equipa e mantê-los atualizados sobre a direção e objetivos do negócio. É também uma ótima maneira de dar reconhecimento público às realizações individuais ou de equipa.
  • Adapte a sua abordagem a cada membro da equipa. Se tiver um contribuinte menos motivado, encontre formas de aumentar a transparência através de relatórios diários de ações e realizações.
  • Se detetar que um membro da equipa está mais calmo ou que o progresso é lento, contacte-os e explore a causa do problema.

4.

A era da videochamada chegou; A forma mais eficaz de estar presente remotamente é através de chamadas de vídeo. São essenciais para controlar o trabalho remoto produtivo, porque:

  • Permitem observar e utilizar comunicações não verbais.
  • Incentivam a participação ativa (comparando com um telefonema que normalmente faz outras coisas durante a atendimento).
  • É bom para o psicológico humano conectar-se visualmente com outras pessoas. Microsoft Teams, Zoom, Skype, etc. tornam esta experiência muito mais fácil.

5.

 

Adapte sua abordagem a cada membro da equipe; A diversidade é a chave para uma equipa forte, bem-sucedida e de alta performance.

  • Priorize o tempo gasto em cada membro da equipa. Quanto mais sénior fores, mais tempo deves dedicar-te ao desenvolvimento das pessoas.
  • Cada membro da equipa é individual, com diferentes necessidades e desejos.
  • Alguns membros da equipa podem necessitar de níveis mais elevados de supervisão e apoio; não julgar e ser flexível.
  • Alguns membros da equipa podem ter problemas externos que afetam a sua produtividade ou capacidade de entrega; interesse nestas questões e falar abertamente sobre estes desafios.
  • Lembre-se que pessoas diferentes têm respostas diferentes. Alguns congelam, outros lutam. Seja compreensível para os membros da sua equipa.

6.

 

Cuide de cada membro da equipe individualmente; Como líder, tem o dever de cuidar dos membros da sua equipa, de garantir a saúde e o bem-estar, independentemente de estarem ou não fisicamente próximos de si.

  • Certifique-se de que os membros da sua equipa estão a trabalhar num local seguro e que os seus postos de trabalho dispõem das ferramentas necessárias.
  • Crie orientações para um trabalho saudável e produtivo, como pausas regulares e exercícios durante o dia.
  • Monitorize o horário de trabalho para garantir que mantêm práticas saudáveis e sustentáveis, quer trabalhem a partir de escritórios domésticos ou de controlo remoto.

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