A Coviran Portugal criou em 2018 a sua academia de formação – Escola de Comércio Coviran -, que se dedica ao desenvolvimento de cursos adaptados aos sócios. Falamos com Acácio Santana, Diretor Geral da Coviran em Portugal, que aborda o percurso do projeto ao longo destes quase quatro anos, bem como a forma como adaptaram a entrega de formação durante a pandemia.
A academia de formação da Coviran Portugal – Escola de Comércio – foi fundada em 2018. Como descreve a evolução do projeto ao longo destes últimos anos?
A Escola de Comércio Coviran tem sido um veículo fundamental para transmitir aos sócios os valores da cooperativa, fomentando o modelo de negócio e impulsionando o seu carácter empreendedor de forma a dinamizarem e inovarem no setor do Retalho. Através da especialização, inovação e modernização do negócio, este centro de formação tem como missão transformar os nossos retalhistas em empresários, dinamizar o empreendedorismo e a gestão dos supermercados Coviran, o que permite um aumento nas vendas e maior rentabilidade, crescimento sustentável e consolidação da marca. Desde o seu nascimento, em novembro de 2018, que o principal objetivo passa por dotar os sócios da cooperativa com as ferramentas necessárias para otimizar a gestão dos seus negócios, com profissionais especializados e ajustados às exigências do meio envolvente. As formações desenvolvidas pela Escola de Comércio são ajustadas às funções dos participantes e à sua realidade de forma generalizada, bem como às exigências da sua função e do contexto vivido nestes últimos tempos.
O que distingue a Escola de Comércio no mercado da formação?
A Escola de Comércio conta com uma equipa de profissionais internos da área de negócio, que fazem parte da sua bolsa de formadores, bem como colaboradores que recebem e formam novos colegas. Existe ainda um papel de destaque dos nossos fornecedores – empresas nacionais e multinacionais -, que para além de serem parceiros, também partilham o seu know-how prático e real. Estas sinergias têm permitido formar e qualificar pessoas, com e sem experiência, em profissionais ajustados às funções que vão desenvolver, melhorando as suas competências. Trata-se de uma formação prática, que incide na análise de casos reais de lojas e onde são desenvolvidos planos de formação adaptados às necessidades das equipas e à estratégia da cooperativa – planos esses que são revistos com frequência, de forma a que estejam o máximo possível adequados aos desafios do contexto envolvente.
Durante a pandemia, de que forma a Coviran Portugal adaptou as suas formações ao “novo normal”?
O ano de 2021 foi muito desafiante para a Escola de Comércio, uma vez que devido à pandemia, a formação teve de ser adaptada para ser ministrada à distância e em e-learning, através de plataformas como Teams, Zoom e Youtube. Relativamente ao ano anterior, houve um aumento considerável de horas ministradas e de participantes. Embora inicialmente um pouco resistentes ao online, os formandos adaptaram-se com facilidade ao longo da formação devido às metodologias usadas.
Quais os aspetos positivos que retiraram dessas mudanças?
Dentro da dificuldade da adaptação da formação presencial para online, o aspeto positivo desta mudança foi que, não existindo a necessidade de deslocação dos formandos, permitiu uma melhor gestão dos recursos humanos. Foi possível ajustar os horários de forma a contar com mais pessoas de uma só loja na mesma formação, além disso, permitiu a poupança de tempo e de gastos. Não menos importante, permitiu a todos uma maior segurança.
Quais as competências mais valorizadas pela Coviran Portugal, para as quais mais incidem a vossa formação?
É importante referir que oferecemos uma formação de conhecimento de gestão de loja, ajustada ao contexto real e envolvente e às tendências de mercado, onde a nossa grande missão passa por partilhar conhecimento técnico, qualificar e profissionalizar, e ser uma Escola de referência no setor onde atua. Aqui, são desenvolvidos cursos específicos da Coviran, em áreas distintas, sejam elas do âmbito Comportamental, de Higiene e Segurança Alimentar, Segurança no Trabalho, Marketing, Vendas, Gestão da Loja, Merchandising, entre outras.
Procuramos profissionalizar as equipas de modo a dotá-las de conhecimentos técnicos dos produtos que têm em loja e alargar os seus conhecimentos por forma a ajustarem o seu discurso às necessidades de cada cliente e a desenvolverem empatia durante o atendimento.
A quem se destinam, especificamente, as formações da Escola do Comércio?
O primeiro objetivo da Escola de Comércio é dotar os nossos retalhistas de mais capacidades técnicas para melhorias e aumento do negócio. As formações destinam-se aos nossos sócios e a todos os colaboradores que pretendam trabalhar com a Coviran, através de parcerias estabelecidas com diversas entidades. Para os sócios, garantimos o desenvolvimento das suas competências empresariais e melhoria da empregabilidade do coletivo. Em relação à sociedade, oferecemos benefícios para o cliente final devido à qualidade do serviço e às sinergias existentes entre os diversos intervenientes na cadeia de distribuição.
Queremos dotar as equipas de conhecimentos técnicos dos produtos que têm em loja e alargar os seus conhecimentos por forma a ajustarem o seu discurso às necessidades de cada cliente e a desenvolverem empatia durante o atendimento
Preveem novidades para 2022? (novos cursos, novas metodologias, tecnologias…)
Para além de centrarmos a formação nos associados e nos seus colaboradores, também estamos dedicados a melhorar a empregabilidade de profissionais, através da captação e formação de profissionais que possam ser integrados como colaboradores nas lojas.
A Escola de Comércio tem estabelecido parcerias com a Câmara Municipal de Sintra, Centros de Formação do IEFP, Agrupamentos de Escolas e fornecedores – estas sinergias têm permitido formar e qualificar pessoas sem experiência em profissionais ajustados às funções que vão desenvolver, às novas tarefas que vão executar, melhorando as suas competências.
Em 2022 é nosso objetivo fortalecer esta união e desenvolver projetos inovadores na área do retalho.
Juntamente com a Câmara de Sintra e o SintraInclui desenvolvemos um programa de formação para a inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho, através de formação em sala e desenvolvimento de tarefas no armazém.
Aderimos ao projeto da Fundação “La Caixa” – Incorpora -, em colaboração com o BPI e o IEFP que visa a fomentar o emprego a pessoas em situação de risco.
E a nível das equipas internas vamos apostar em formações de atualização a nível das tecnologias de informação para capacitarmos as nossas equipas e de atualização de conhecimentos que nos permitam uma resposta que acompanhe as mudanças e os desafios que se nos apresentam.
Juntamente com a Câmara de Sintra e o SintraInclui desenvolvemos um programa de formação para a inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho
Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!