Cláudia Dias
Consultora de Recursos Humanos na Frederico Mendes & Associados
É nos momentos menos bons de uma empresa que se revelam os verdadeiros talentos dos seus líderes. A saída de um colaborador – independentemente da razão que a motiva – é sempre um acontecimento difícil de “digerir”, comunicar e ultrapassar, pelo que é de extrema importância estar preparado para tal.
Muito frequentemente se discute a importância do Recrutamento & Seleção para o sucesso de uma empresa. Não com tanta frequência se fala sobre o momento em que o vínculo termina e da importância e efeitos que isso pode ter para a organização.
Pois bem, perante a saída de um colaborador, é um momento em que deve dignificar os valores da empresa, os mesmos que promove quando quer atrair pessoas a colaborar com ela. No mercado de trabalho extremamente volátil, este “adeus” pode muito bem não ser para sempre, bem como o feedback que o colaborador irá transmitir dessa sua experiência poderá potenciar ou destruir todo o esforço de employer branding que tem vindo a ser promovido.
Assim, deixo de seguida algumas boas práticas a ter em conta aquando da saída de um colaborador:
- Ter uma conversa aberta: Este deverá ser um momento de abertura de discurso e de apresentação de opiniões. Será muito pertinente para a empresa ter uma conversa aberta com o colaborador de saída, com o objetivo de identificar aquilo que poderia ter corrido melhor. Esta será informação preciosa para a estratégia de motivação e retenção de talento na empresa, pelo que os pontos abordados não devem ser encarados como ofensas pessoais, mas sim como oportunidades de melhoria a realizar.
- Informar a Equipa: Apesar de este ser um assunto muito sensível, a saída do colaborador deve ser comunicada a todos os elementos da equipa o mais rapidamente possível. Caso o colaborador o deseje permita que seja este a fazê-lo, ou em alternativa, assuma a função dando abertura para uma conversa de grupo e para a recolha de opiniões e questões dos restantes colegas. Este deve ser um processo o mais transparente possível, de forma a que não surjam mal-entendidos e especulações.
- Partilhar conhecimento: Durante o tempo que resta para a ausência do colaborador, deve ser promovido um esforço para a partilha de conhecimento adquirido no desempenho da função junto dos colegas e/ou junto da pessoa que o irá substituir. Para além disso, poderá ser pedido ao colaborador que se encontra de saída que deixe documentado um ponto de situação relativamente a assuntos pendentes, agilizando assim o trabalho inicial da nova pessoa.
- Promover uma saída sem drama: No tempo que resta à pessoa na empresa, esta deverá sentir-se em casa. Não procure alienar esse colaborador do funcionamento diário da organização, envolva-o nas tarefas como se ele não fosse embora. Promover um almoço ou uma happy hour ao final do dia com todos os colaboradores é ainda uma boa oportunidade de a pessoa de saída se sentir reconhecida pelo seu contributo à empresa.
Assim, a saída de um colaborador (independentemente da razão que a motiva) deverá ser um momento tão importante para a empresa como o seu Recrutamento & Seleção. Uma saída planeada, bem comunicada e gerida de forma positiva para ambas as partes, irá contribuir de forma determinante para o employer branding da organização.