A OTIS é a maior empresa de fabrico, instalação e serviço de elevadores, escadas e tapetes rolantes, em todo o mundo. Serve clientes em mais de 200 países e territórios e assegura a manutenção de mais de dois milhões de elevadores, escadas e tapetes rolantes, sendo que mais de 500 dessas unidades estão em Portugal. A nível global, a empresa tem mais de 70.000 colaboradores – cerca de 585 estão em Portugal. Aldina Lima, Diretora de Recursos Humanos da OTIS Portugal, fala-nos da política de RH da empresa, que, de momento, está a recrutar um Técnico(a) de Elevadores, Técnico(a) Comercial de Novos Equipamentos, Técnico(a) de Reparações e Técnico(a) de Montagem.
Assumem colocar as pessoas no centro da vossa atuação. O que nos pode dizer acerca da política de RH da OTIS Portugal?
Sim, trabalhamos muito a construção do vínculo emocional entre a OTIS e as suas pessoas. Com uma antiguidade média de 18 anos e relações de trabalho que, por vezes, ultrapassam os 45 anos, esforçamo-nos ao máximo para contratar e desenvolver os melhores colaboradores. Oferecemos um ambiente positivo, onde, quem assim queira investir se sinta motivado para revelar todo o seu potencial. Somos também defensores do recrutamento interno, para que todos os colegas dedicados e com potencial de desenvolvimento sejam os primeiros a merecer as oportunidades de promoção.
Como trabalham a atração e retenção de talentos?
Dinamizamos junto das chefias a ferramenta que se designa por Talent Review. A cada três anos, mapeamos todos os colaboradores numa matriz com duas entradas. Numa, ponderamos não só o volume e o rigor do trabalho produzido, mas também a qualidade de relacionamento com as chefias, colegas, clientes, etc. Na outra, classificamos o potencial de vir a desempenhar outras funções de maior responsabilidade.
Da ponderação destes dois fatores, conseguimos mapear os dois grupos extremos: High Potentials e Low Performers e definir planos de ação ajustados a cada um dos grupos.
Somos defensores do recrutamento interno, para que todos os colegas com potencial de desenvolvimento sejam os primeiros a merecer as oportunidades de promoção
Os planos de ação individuais incluem sessões de formação, coaching, desenvolvimento de competências “on job”, programas de desenvolvimento técnico, etc., ajustados às necessidades de cada um.
O que pode esperar um potencial candidato da OTIS Portugal ao nível da progressão de carreira?
O melhor conselho que eu poderia dar a um potencial candidato é: “Nunca te esqueças da tua ambição, mas sê diariamente apaixonado por aquilo que fazes. Só trabalhando por gosto e vocação conseguimos brilhar naquilo que fazemos.” Outro aspeto fundamental é a disponibilidade para abraçar as missões que a empresa necessita e nos chama a desempenhar. Da anuência a estes convites, já resultaram surpresas muito boas, quer para a OTIS, quer para os colaboradores.
Promovemos uma cultura de diversidade e apoiamos os nossos colegas através da formação e das oportunidades de desenvolvimento profissional. A OTIS oferece um leque de programas de formação e liderança, juntamente com programas de formação direcionados para o avanço das competências dos nossos profissionais de terreno.
Mais do que um salário competitivo, cada vez mais os talentos valorizam o chamado “salário emocional”. De que forma aplicam a remuneração flexível?
Quando estamos a lidar com pessoas, lidamos com diferentes necessidades e exigências. O que um colaborador considera essencial e que o motiva a ficar na empresa, não é o mesmo que outro. Para uns, o facto de a companhia reconhecer o seu trabalho e o seu esforço através de um aumento de ordenado ou de um prémio é o mais importante, para outros nada disto importa se houver mau estar. Assim, na OTIS Portugal, os nossos colegas que são pais poderão valorizar a semana de férias para ocupação de tempos livres, por exemplo. Para os colegas que têm a infelicidade de estar doentes, a empresa oferece o complemento de doença por 12 meses. Para além dos direitos legais, possibilita ainda um conjunto de direitos complementares de faltas remuneradas para si próprio e para o acompanhamento do seu núcleo familiar. Para os colegas que querem investir nos seus estudos, a companhia oferece licenciaturas, pós-graduações e mestrados, desde que em áreas relevantes para a atividade da empresa, mediante o compromisso de permanência. E para os que se começam a preocupar com a reforma, a OTIS oferece um Plano de Pensões em que o trabalhador faz uma participação de 1% e a empresa complementa com uma contribuição de 2%. Mais recentemente, oferecemos o “Programa de Apoio ao Colaborador” em que os colaboradores e respetivas famílias têm acesso a serviços de coaching profissional, terapeutas para apoio emocional, programas de mindfullness, possibilidade de referenciação de prestação de serviços para uma maior conciliação entre a vida profissional e a vida pessoal.
“Para quem quer investir nos seus estudos, oferecemos licenciaturas, pós-graduações e mestrados”
Dão especial importância às temáticas da Diversidade, Equidade e Inclusão. Que iniciativas promovem a este nível? E em termos de responsabilidade social?
A OTIS é uma empresa mundial e esta presença permite-nos cultivar uma comunidade forte, diversificada, tanto na nossa cultura como na nossa linha de pensamento. As nossas equipas são inclusivas e abrangem diversas afinidades. Podemos referir iniciativas como o INCLUDE e o DECIDE que visam sensibilizar para a temática dos preconceitos inconscientes que moldam as nossas decisões e ensinar-nos técnicas para os “neutralizar” e o Programa de Apoio ao Colaborador acima descrito.
Em termos de responsabilidade social, esta é também uma preocupação que assumimos. Investimos nas nossas comunidades locais e encorajamos o voluntariado dos colaboradores. Ao longo dos últimos anos, a OTIS tem promovido a sua responsabilidade social através da concessão de donativos a instituições de cariz social. Com este gesto transmitimos às instituições os nossos valores e orgulhamo-nos de fazer a diferença na vida de muitos cidadãos.
Tratando-se a OTIS de uma grande empresa, com uma enorme dispersão geográfica, quais os principais desafios que enfrenta na gestão de pessoas?
Estamos orgulhosos de ser uma equipa global que continua a enfrentar os desafios de uma empresa de alta performance. A principal preocupação e desafios, de qualquer direção de Recursos Humanos, é pensar na empresa como um todo, mas nunca esquecer que estamos a lidar com pessoas e cada uma delas tem as suas particularidades, fragilidades e necessidades.
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