ASSINAR NEWSLETTER
Segunda-feira, Setembro 14, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Aldina Lima, OTIS Portugal: “Somos defensores do recrutamento interno, para que todos os colegas com potencial tenham oportunidades de promoção”

IIRH Por IIRH
12 de Maio, 2022
em DESTAQUES, PESSOAS
0
Aldina Lima, OTIS Portugal: “Somos defensores do recrutamento interno, para que todos os colegas com potencial tenham oportunidades de promoção”
78
Partilhas
863
Visualizações

A OTIS é a maior empresa de fabrico, instalação e serviço de elevadores, escadas e tapetes rolantes, em todo o mundo. Serve clientes em mais de 200 países e territórios e assegura a manutenção de mais de dois milhões de elevadores, escadas e tapetes rolantes, sendo que mais de 500 dessas unidades estão em Portugal. A nível global, a empresa tem mais de 70.000 colaboradores – cerca de 585 estão em Portugal. Aldina Lima, Diretora de Recursos Humanos da OTIS Portugal, fala-nos da política de RH da empresa, que, de momento, está a recrutar um Técnico(a) de Elevadores, Técnico(a) Comercial de Novos Equipamentos, Técnico(a) de Reparações e Técnico(a) de Montagem.

Assumem colocar as pessoas no centro da vossa atuação. O que nos pode dizer acerca da política de RH da OTIS Portugal?

Sim, trabalhamos muito a construção do vínculo emocional entre a OTIS e as suas pessoas. Com uma antiguidade média de 18 anos e relações de trabalho que, por vezes, ultrapassam os 45 anos, esforçamo-nos ao máximo para contratar e desenvolver os melhores colaboradores. Oferecemos um ambiente positivo, onde, quem assim queira investir se sinta motivado para revelar todo o seu potencial. Somos também defensores do recrutamento interno, para que todos os colegas dedicados e com potencial de desenvolvimento sejam os primeiros a merecer as oportunidades de promoção.

Como trabalham a atração e retenção de talentos?

Dinamizamos junto das chefias a ferramenta que se designa por Talent Review. A cada três anos, mapeamos todos os colaboradores numa matriz com duas entradas. Numa, ponderamos não só o volume e o rigor do trabalho produzido, mas também a qualidade de relacionamento com as chefias, colegas, clientes, etc. Na outra, classificamos o potencial de vir a desempenhar outras funções de maior responsabilidade.

Da ponderação destes dois fatores, conseguimos mapear os dois grupos extremos: High Potentials e Low Performers e definir planos de ação ajustados a cada um dos grupos.

Somos defensores do recrutamento interno, para que todos os colegas com potencial de desenvolvimento sejam os primeiros a merecer as oportunidades de promoção

Os planos de ação individuais incluem sessões de formação, coaching, desenvolvimento de competências “on job”, programas de desenvolvimento técnico, etc., ajustados às necessidades de cada um.

O que pode esperar um potencial candidato da OTIS Portugal ao nível da progressão de carreira?

O melhor conselho que eu poderia dar a um potencial candidato é: “Nunca te esqueças da tua ambição, mas sê diariamente apaixonado por aquilo que fazes. Só trabalhando por gosto e vocação conseguimos brilhar naquilo que fazemos.” Outro aspeto fundamental é a disponibilidade para abraçar as missões que a empresa necessita e nos chama a desempenhar. Da anuência a estes convites, já resultaram surpresas muito boas, quer para a OTIS, quer para os colaboradores.

Promovemos uma cultura de diversidade e apoiamos os nossos colegas através da formação e das oportunidades de desenvolvimento profissional. A OTIS oferece um leque de programas de formação e liderança, juntamente com programas de formação direcionados para o avanço das competências dos nossos profissionais de terreno.

Mais do que um salário competitivo, cada vez mais os talentos valorizam o chamado “salário emocional”. De que forma aplicam a remuneração flexível? 

Quando estamos a lidar com pessoas, lidamos com diferentes necessidades e exigências. O que um colaborador considera essencial e que o motiva a ficar na empresa, não é o mesmo que outro. Para uns, o facto de a companhia reconhecer o seu trabalho e o seu esforço através de um aumento de ordenado ou de um prémio é o mais importante, para outros nada disto importa se houver mau estar. Assim, na OTIS Portugal, os nossos colegas que são pais poderão valorizar a semana de férias para ocupação de tempos livres, por exemplo. Para os colegas que têm a infelicidade de estar doentes, a empresa oferece o complemento de doença por 12 meses. Para além dos direitos legais, possibilita ainda um conjunto de direitos complementares de faltas remuneradas para si próprio e para o acompanhamento do seu núcleo familiar. Para os colegas que querem investir nos seus estudos, a companhia oferece licenciaturas, pós-graduações e mestrados, desde que em áreas relevantes para a atividade da empresa, mediante o compromisso de permanência. E para os que se começam a preocupar com a reforma, a OTIS oferece um Plano de Pensões em que o trabalhador faz uma participação de 1% e a empresa complementa com uma contribuição de 2%. Mais recentemente, oferecemos o “Programa de Apoio ao Colaborador” em que os colaboradores e respetivas famílias têm acesso a serviços de coaching profissional, terapeutas para apoio emocional, programas de mindfullness, possibilidade de referenciação de prestação de serviços para uma maior conciliação entre a vida profissional e a vida pessoal.

“Para quem quer investir nos seus estudos, oferecemos licenciaturas, pós-graduações e mestrados”

Dão especial importância às temáticas da Diversidade, Equidade e Inclusão. Que iniciativas promovem a este nível? E em termos de responsabilidade social?

A OTIS é uma empresa mundial e esta presença permite-nos cultivar uma comunidade forte, diversificada, tanto na nossa cultura como na nossa linha de pensamento. As nossas equipas são inclusivas e abrangem diversas afinidades. Podemos referir iniciativas como o INCLUDE e o DECIDE que visam sensibilizar para a temática dos preconceitos inconscientes que moldam as nossas decisões e ensinar-nos técnicas para os “neutralizar” e o Programa de Apoio ao Colaborador acima descrito.

Em termos de responsabilidade social, esta é também uma preocupação que assumimos. Investimos nas nossas comunidades locais e encorajamos o voluntariado dos colaboradores. Ao longo dos últimos anos, a OTIS tem promovido a sua responsabilidade social através da concessão de donativos a instituições de cariz social. Com este gesto transmitimos às instituições os nossos valores e orgulhamo-nos de fazer a diferença na vida de muitos cidadãos.

Tratando-se a OTIS de uma grande empresa, com uma enorme dispersão geográfica, quais os principais desafios que enfrenta na gestão de pessoas?

Estamos orgulhosos de ser uma equipa global que continua a enfrentar os desafios de uma empresa de alta performance. A principal preocupação e desafios, de qualquer direção de Recursos Humanos, é pensar na empresa como um todo, mas nunca esquecer que estamos a lidar com pessoas e cada uma delas tem as suas particularidades, fragilidades e necessidades.

Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre Atração de talentoAtrair e reter talentocompensação flexívelDiretora de Recursos HumanosEntrevistaformacaoOTIS Portugal
Notícia anterior

Gostaria de começar uma carreira na área das TI? As inscrições para o programa de requalificação tecnológica SWitCH já abriram!

Notícia seguinte

A Mudança é a Lei da Vida

Recomendamos

Mercado de escritórios em risco com a IA? Lisboa prova que não é bem assim

Na China, a IA já permite fazer mais com menos pessoas. Os tribunais começam agora a definir os limites

14 de Setembro, 2026
Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

14 de Setembro, 2026
“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

14 de Setembro, 2026
Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

11 de Setembro, 2026
EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

11 de Setembro, 2026
Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

11 de Setembro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
O IEFP organiza o SkillsPortugal, Digital 2021!

A Mudança é a Lei da Vida

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

Aumentos salariais de 3,2% em 2027? Sim, mas não para todos. Passamos a explicar

7 de Setembro, 2026
Aumentos, salários e carreiras. O que muda na Função Pública até 2029

O seu salário líquido pode aumentar já em novembro. Saiba porquê

9 de Setembro, 2026
Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

6 de Janeiro, 2026
Mercado de escritórios em risco com a IA? Lisboa prova que não é bem assim

Na China, a IA já permite fazer mais com menos pessoas. Os tribunais começam agora a definir os limites

14 de Setembro, 2026
Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

14 de Setembro, 2026
“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

14 de Setembro, 2026

Agenda de Eventos

Set 19
9:00 - 19:00

EU DECIDO 2026

Set 30
9:00 - 12:30

Employer Branding by iiRH 2026

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

7 de Setembro, 2026
Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

4 de Setembro, 2026
Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

1 de Setembro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');