[Entrevista publicada na RHmagazine de janeiro/fevereiro]
A + Idiomas, Instituto de Línguas e Traduções, viu neste contexto disruptivo a oportunidade de se expandir no online e a estratégia revelou-se um sucesso. A escola lançou ainda um novo projeto que pretende complementar a formação já disponível, por forma a proporcionar às empresas uma experiência ainda mais completa, personalizada e adaptada às necessidades de cada colaborador.
«Nós somos uma escola de línguas, mas não somos a típica escola de línguas.» Quem o diz é Ana Pinho, diretora da + Idiomas, que explica à RHmagazine o conceito por trás desta marca diferenciadora: «Nós somos 100% voltados para as empresas, somos completamente autónomos e independentes, e este background de 12 anos com clientes muito diferentes tem-nos dado uma bagagem muito interessante, que nos permite fazer atividades e dinâmicas também muito diferentes.»
A + Idiomas surge com o intuito de semear os cursos à medida das necessidades das empresas, com uma capacidade de resposta rápida, que prima pela proximidade, e uma adaptabilidade não só de horários e programas, mas também dos próprios serviços. Além desta oferta formativa, a escola oferece ainda serviços de tradução, que acabam por ser também um complemento muito procurado pelas empresas.
«O online revelou-se uma estratégia de sucesso»
Para a + Idiomas não restam dúvidas sobre as vantagens que as aulas online trouxeram a nível da formação nas organizações: «Quando as formações aconteciam nas instalações das empresas, os alunos tinham de se deslocar à sala de formação, deixar o trabalho para ir para as aulas, o que trazia alguns constrangimentos a nível de assiduidade. O online revelou-se uma estratégia de sucesso porque tem melhorado também bastante este aspeto». Neste momento, os colaboradores estão a um clique de distância das aulas de línguas e o feedback tem-se revelado «muito positivo».
Com a impossibilidade da formação presencial, as empresas já se encontram a renovar as ações de formação. Na + Idiomas, o que começou por ser uma «obrigatoriedade para dar continuidade aos projetos que já estavam em andamento», deu origem a «novos projetos e novos clientes». Por esse motivo, a escola de línguas pretende apostar na área digital e já começou a traçar caminhos nessa direção.
A + Idiomas investe agora numa plataforma de e-learning de apoio à formação, que serve de facilitador na formação em línguas. Nas palavras da diretora, «o formador tem parte importante e fundamental na evolução». Ana Pinho destaca ainda as outras vantagens das aulas online: «Acabámos por atingir outros países e estamos também a dar formação noutros continentes. Anteriormente, as empresas tinham alguma dificuldade na organização da formação quando tinham empresas em vários pontos do país, e nem sempre tinham o número de colaboradores suficiente em cada localidade que justificasse abrir turmas. Neste momento, é um problema que deixou de existir, a formação é transversal e, na mesma turma, podemos ter pessoas de diferentes locais, o que tem sido um ponto muito positivo para os clientes.»
Click2Speak+: Um complemento adaptado às empresas e colaboradores
Para oferecer às empresas um serviço personalizado e adaptado às necessidades de cada um, a + Idiomas lançou um novo projeto: Click2Speak+. Este projeto tem como objetivo complementar a formação e consiste num acompanhamento próximo do colaborador. Ana Pinho explica-nos o conceito: «Temos vários formadores disponíveis, durante todo o dia das 9h às 18h, e os colaboradores podem agendar um slot de 30 minutos para falar com o formador. Esses 30 minutos podem servir para trabalhar numa apresentação, simplesmente para conversar e manter vivo o uso da língua estrangeira, para esclarecer alguma dúvida ou elaborar algum email importante.»
Para os colaboradores que têm já um certo nível de língua, o Click2Speak+ oferece a possibilidade de desenvolver a fluência na língua e de «dar aquele salto de desbloqueio». O Click2Speak+ foi um desafio lançado à + Idiomas pela Natixis, embora a escola de línguas já tenha apresentado o serviço a outras empresas e tenha projetado a iniciativa como uma nova estratégia que muitos clientes irão adotar. Segundo Ana Pinho, este projeto é «muito mais eclético, para toda a população, e que vai chegar a cada um individualmente, à necessidade que cada um tem de trabalhar a língua».
Natixis
De que forma contribuiu a + Idiomas para uma boa experiência de formação?
A + Idiomas é o nosso principal parceiro na organização de aulas de línguas para os nossos colaboradores, seja em português, inglês ou francês. Tratando-se de uma empresa multinacional, o desenvolvimento de competências linguísticas, principalmente em idiomas como o inglês e o francês, tem-se revelado uma das vertentes mais importantes quando falamos de formação na Natixis. Assim sendo, a + Idiomas acaba por ser uma ótima facilitadora deste processo, não só ao selecionar os docentes ideais, considerando a nossa realidade, como também pelo acompanhamento diário que disponibiliza.
De que forma a versatilidade e acompanhamento da + Idiomas se torna uma vantagem para uma melhor aprendizagem?
Numa primeira fase do projeto de línguas, a Natixis tinha dois fornecedores: a + Idiomas para aulas de inglês e outra empresa para as aulas de francês e português. A decisão de centralizar todo o serviço na + Idiomas deveu-se, exatamente, à sua versatilidade, ao longo de todo o projeto, na entrega de aulas de inglês. Além disso, a + Idiomas faz um acompanhamento muito próximo e customizado, alinhado com as dificuldades e regras da empresa, o que se traduz, sem dúvida, numa melhor aprendizagem por parte de todos os formandos.
ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!