• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Domingo, Junho 26, 2022
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineAssine aqui!
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

ARTIGO: Consequências da (des)motivação no setor público

IIRH Por IIRH
24 de Junho, 2022
em ARTIGOS TÉCNICOS
0
Desmotivação profissional atinge 87% da população
17
Partilhas
186
Visualizações

Autores: Rosa Isabel Rodrigues, Investigadora e Docente no Instituto Superior de Gestão (ISG) | Hélder Santos, Ex-Aluno do Mestrado em Gestão do Potencial Humano do Instituto Superior de Gestão (ISG)

Professora Doutora Rosa Rodrigues (ISG)
Mestre Hélder Santos (ISG)


A motivação tem vindo a ganhar uma importância crescente em contexto laboral, porque, além de influenciar o desempenho dos colaboradores, contribui para aumentar a vantagem competitiva da organização. No entanto, verifica-se que motivar as pessoas não é uma tarefa fácil, motivo pelo qual é necessário desenvolver políticas que promovam o bem-estar dos colaboradores e os estimulem a contribuir para alcançar as metas organizacionais, e a Administração Pública não é exceção (Lin et al., 2020).

Segundo Costello et al. (2020), a motivação para o serviço público assenta em três motivos principais: (i) o instrumental, que ocorre quando os colaboradores participam na formulação de políticas que internalizam os valores da sociedade (e.g., responsabilidade social, democracia, equidade e justiça) como sendo os seus próprios valores; (ii) o normativo, que se baseia na vontade de corresponder ao interesse público por patriotismo, dever e/ou lealdade; (iii) e o afetivo, que se fundamenta nas emoções e no desejo de ajudar os outros.

Deste modo, é importante atrair e recrutar colaboradores que se sintam motivados para o serviço público, uma vez que o ajustamento da pessoa à organização constitui um fator fundamental para a satisfação com o trabalho e para a obtenção de elevados níveis de desempenho (Jin et al., 2018). Bright (2021) acrescenta que os trabalhadores que manifestam elevados níveis de motivação para o serviço público têm tendência para demonstrar comportamentos pró-sociais, mas quando sentem que o seu trabalho não é valorizado ou que através do mesmo não conseguem servir a sociedade da forma como desejariam sentem-se desmotivados e o seu empenho começa a diminuir.

[Os trabalhadores] quando sentem que o seu trabalho não é valorizado ou que através do mesmo não conseguem servir a sociedade da forma como desejariam sentem-se desmotivados

Neste âmbito, Hameduddin e Engbers (2021) chamam a atenção para a necessidade de se desenvolverem estratégias que motivem os recursos humanos, seja através de feedback positivo e/ou do reconhecimento pelo trabalho realizado junto da comunidade, porque apelar apenas ao compromisso com a causa pública não é suficiente para manter os colaboradores motivados.

Atualmente, Portugal conta com um total de 718.940 funcionários públicos, o que corresponde a menos de 15.0% da força de trabalho total, um dos valores mais baixos dos países da OCDE (República Portuguesa, 2021). Apesar do serviço público ser bastante atrativo para muitos indivíduos, devido à estabilidade que proporciona, a taxa de rotatividade tem vindo a crescer consideravelmente, o que gera custos tangíveis e intangíveis que prejudicam a eficácia e a imagem da organização. Neste contexto, Brander-Peetz et al. (2021) defende que a retenção de pessoas constitui um dos principais desafios de qualquer instituição, seja do setor público ou do setor privado, porque quando um colaborador deixa a organização leva consigo os investimentos realizados pela mesma em termos de formação e conhecimentos adquiridos ao longo dos anos.

Portugal conta com um total de 718.940 funcionários públicos, o que corresponde a menos de 15.0% da força de trabalho total, um dos valores mais baixos dos países da OCDE (República Portuguesa, 2021)

O turnover é sempre um fator preocupante, independentemente do setor a que as organizações pertencem, porque indica que os colaboradores se encontram insatisfeitos com as suas condições de trabalho. Esta situação é particularmente preocupante no setor da saúde, onde o número de demissões, nos últimos anos, incluiu mais de 6.000 médicos, o que representa aproximadamente 4.0% da força de trabalho existente (Ministério da Saúde, 2018). A falta destes profissionais afeta significativamente o desempenho do sistema de saúde, uma vez que os pacientes necessitam de esperar muito mais tempo para receber serviços adequados (Li et al., 2019).

No setor da saúde, o número de demissões, nos últimos anos, incluiu mais de 6.000 médicos, o que representa aproximadamente 4.0% da força de trabalho existente (Ministério da Saúde, 2018)

A saída da Administração Pública deve-se principalmente à falta de políticas de retenção de talentos, o que leva os trabalhadores a procurar locais onde possam desenvolver a sua carreira profissional, nomeadamente no setor privado ou no estrangeiro. Para fazer face a esta situação, gradualmente tem vindo a ser introduzido um novo modelo de gestão (New Public Management), que se foca no desenvolvimento contínuo dos colaboradores, de forma a colocar as pessoas certas nos lugares certos. Não obstante, os órgãos da Administração Pública continuam a ser regulados por uma estrutura burocrática, impessoal e tecnicista, e como qualquer organização depende do seu potencial humano para ser bem-sucedida, é fundamental chamar a atenção para esta realidade, caso contrário perdem-se os profissionais mais qualificados (Khan & Abdullah, 2019).

Este artigo é parte integrante da dissertação sobre o “Impacto da motivação para o serviço público nas intenções de turnover: o papel moderador do tipo de contrato de trabalho” da autoria de Hélder Santos e orientação de Rosa Isabel Rodrigues, apresentada no Instituto Superior de Gestão, no âmbito do Mestrado em Gestão do Potencial Humano.


REFERÊNCIAS

 

Brander-Peetz, N., Peetz, D., & Brough, P. (2021). Turnover intentions, training and motivations among Australian union staff. Economic and Industrial Democracy, 1-24 (online). org/10.1177/0143831X211017216

Bright, L. (2021). Does Person Organization Fit and Person-Job Fit Mediate the Relationship between Public Service Motivation and Work Stress among US Federal Employees? Administrative Sciences, 11(2), 37-50. https://doi.org/10.3390/admsci11020037

Costello, J., Homberg, F., & Secchi, D. (2020). The Public Service Motivated Volunteer: Devoting Time or Effort? Nonprofit and Voluntary Sector Quarterly, 49(5), 989-1014. https://doi.org/10.1177/0899764020911200

Hameduddin, T., & Engbers, T. (2021). Leadership and public service motivation: a systematic synthesis. International Public Management Journal (online). https://doi.org/10.1080/10967494.2021.1884150

Jin, M., McDonald, B., & Park, J. (2018). Does public service motivation matter in public higher education? Testing the theories of person-organization fit and organizational commitment through a serial multiple mediation model. The American Review of Public Administration, 48, 82-97. https://doi.org/10.1177/0275074016652243

Khan, S., & Abdullah, N. (2019). The effect of ATM service quality on customer’s satisfaction and loyalty: an empirical analysis. RJOAS, 5(89), https://doi.org/10.18551/rjoas.2019-05.28

Li, N., Zhang, L., Xiao, G., Chen, J., & Lu, Q. (2019). The relationship between workplace violence, job satisfaction and turnover intention in emergency nurses. International Emergency Nursing, 45,50-55. https://doi.org/10.1016/j.ienj. 2019.02.001

Lin, C., Li, X., & Lam, L. W. (2020). Development or maintenance? Dual‐oriented human resource system, employee achievement motivation, and work well‐being. Human Resource Management, 59(4), 311-325. https://doi.org/10.1002/hrm.21997

Ministério da Saúde (2018). Retrato da Saúde. SNS.

República Portuguesa (2021). Eurostat: Radiografia aos funcionários públicos na Europa. https://www.sgeconomia.gov.pt/noticias/eurostat-radiografia-aos-funcionarios-publicos-na-europa.aspx

Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre artigo técnicodesmotivaçãoInstituto Superior de GestãoISGpolíticas de bem-estarsetor público
Notícia anterior

A educação em Portugal correrá riscos se o salário médio não aumentar? Conheça os dados

Notícia seguinte

Eunice Antunes, Sanofi: “Queremos 50% de mulheres representadas em cargos de liderança sénior”

Notícia seguinte
Eunice Antunes, Sanofi: “Queremos 50% de mulheres representadas em cargos de liderança sénior”

Eunice Antunes, Sanofi: "Queremos 50% de mulheres representadas em cargos de liderança sénior"

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Assine aqui

Últimas entradas

EDP distinguida como empresa familiarmente responsável

Já se sabe quais as marcas portuguesas mais valiosas em 2022. EDP ocupa o 1.º lugar

Por IIRH
24 de Junho, 2022
0

A Consultora OnStrategy apresenta os resultados do...

OPINIÃO: Da Produtividade para a UltraProdutividade

Portugal está entre os países da UE com rendimentos e produtividade mais baixos. Estarão estes dois indicadores correlacionados?

Por Ana Rita Maciel
24 de Junho, 2022
0

Este ano, a nova edição do “Estado da...

OPINIÃO: Formação: missão, solução ou objeção?

Saiba como tirar o maior partido do investimento em programas de reskilling e/ou upskilling

Por IIRH
24 de Junho, 2022
0

​Mais do que viabilizar a aprendizagem de...

Sente a sua produtividade a decrescer? Fique a par destas 5 estratégias para fazer uma melhor gestão do tempo

Sente a sua produtividade a decrescer? Fique a par destas 5 estratégias para fazer uma melhor gestão do tempo

Por IIRH
24 de Junho, 2022
0

A GoodHabitz, plataforma de e-learning, sugere cinco...

Escritórios não fazem parte dos planos desta tecnológica – que quer duplicar equipa 100% remota até ao final do ano

Escritórios não fazem parte dos planos desta tecnológica – que quer duplicar equipa 100% remota até ao final do ano

Por IIRH
23 de Junho, 2022
0

A Alts Digital espera contratar pelo menos...

VEJA MAIS

Compensação

Siga-nos

Junho 2022
Jun 27 2022

Conferência Compensação: muito mais do que salário

Auditório da Lispolis - Lisboa
Jun 27 - 28 2022

Formação: Recrutamento e Seleção de Talento

Jun 27 - 28 2022

Formação: RGPD, Código do Trabalho e Gestão de Pessoas

Jun 28 - 29 2022

Formação: Organização pessoal e Gestão do Tempo com Outlook

Jun 29 - 30 2022

Formação: 007. Missão Teletrabalho (Im)Possível

Jun 29 - 30 2022

Formação: Plano de Formação e a sua Avaliação

Jun 29 - 30 2022

Formação: Data Driven Recruitment Marketing

Jun 30 2022 - Jul 01 2022

Formação: Otimização fiscal das remunerações

Setembro 2022
Set 23 - 27 2022

Conferência eXperience Agile Week

Outubro 2022
Out 20 - 21 2022

Formação: Design Thinking e Agile na Gestão de RH

Out 25 2022

Global Talent Day 2022

Auditório da Lispolis - Lisboa
Novembro 2022
Nov 07 - 08 2022

Formação: Gestão Administrativa dos RH

No event found!
Load More

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal. Proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 26 anos!

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In