• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Sábado, Abril 1, 2023
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

ARTIGO: As causas do burnout são multifatoriais

IIRH Por IIRH
6 de Dezembro, 2019
em ARTIGOS TÉCNICOS
0
ARTIGO: As causas do burnout são multifatoriais
128
Partilhas
668
Visualizações

ARTIGO 2 (de 3)

Ler artigo 1

 

As causas do burnout são multifatoriais. Trata-se da confluência de características pessoais, do tipo de atividade e de variáveis oriundas da instituição onde se trabalha. Estes fatores podem facilitar o processo de stress ocupacional caso o colaborador não desenvolva mecanismos adaptativos que lhe permitam restabelecer o equilíbrio.

Elegemos os Professores pelo papel estratégico que assumem em qualquer sociedade. Têm missão privilegiada na formação dos indivíduos não somente quanto à transmissão de conhecimento, mas também de valores como a tolerância, inclusão, dignidade, solidariedade, responsabilidade, fundamentais à convivência harmoniosa da sociedade. Têm impacto direto nos homens e mulheres que representarão, a prazo, a nossa sociedade.

A investigação tem mostrado que representam um dos grupos profissionais com níveis de stress crónico mais elevados. Na profissão docente o contacto com as pessoas é permanente. Podemos percecionar isto como muito interessante, mas pode revelar-se cheio de receios e ameaças, tanto a nível profissional como pessoal. O professor é o próprio instrumento de trabalho, mediador num contexto que apresenta continuamente maiores exigências. “O professor ‘deve ser capaz’ de organizar e executar as ações que produzem nos alunos os efeitos desejados (…). O comportamento docente em sala de aula tem uma componente cognitiva e uma fortíssima componente afetiva e de gestão das emoções” (García-Renedo, 2014).

A comunidade científica reconhece hoje o ATS (Accelerated Thinking Syndrome) como um dos mais recentes desafios que enfrentam alunos e professores: o excesso de estímulos audiovisuais, o excesso de informação e impulso desmedido para o consumo, produz sintomas que se confundem com a hiperatividade. Os alunos estão agitados, têm conversas paralelas, não se concentram, revelam uma psico-adaptação aos estímulos da rotina diária, ou seja, uma perda de interesse pelas pequenas coisas do dia-a-dia. Uma criança de 7 anos de hoje tem mais informação na sua memória do que um octogenário de há 80 anos atrás! Por isso, frequentemente, se revela inquieta, sente fadiga excessiva, irritabilidade, aversão à rotina.

Os professores vêem-se cada vez mais a braços com esta agitação nas salas de aula, a par das dificuldades criadas pela diluição da relação de autoridade. Num recente estudo publicado pela U. Nova (2018) envolvendo 15.000 docentes, pode ler-se que “mais de 75% dos professores revelam sinais de exaustão emocional”. Os efeitos manifestam-se através da falta de entusiasmo e de criatividade no trabalho, dificuldades de concentração, irritabilidade, baixo autoconceito, perda de auto-controlo na sala de aula e reações emocionais excessivas a acontecimentos do dia-a-dia. A longo prazo, são referidos também a depressão, a ansiedade e a maior probabilidade de aparecimento de doenças como a hipertensão.

O stress crónico e o burnout em professores privilegia variáveis específicas do seu desempenho. Destacam-se a instabilidade inerente ao vínculo contratual, o elevado número de turmas e de alunos, a carga de tarefas burocráticas, as exigências na relação com alunos e pais, a exposição sujeita a ‘escrutínio’ permanente que caracteriza as atividades de educação  e a falta de preparação | competências face às situações novas com que se deparam (ver ponto A2) (Otero-López, 2018).

O tratamento pode basear-se em apoio psicofarmacológico (atenuação de sintomas). Mas é possível – para este e qualquer outro grupo profissional – atuar na prevenção: desenvolvendo o autoconhecimento, a utilização mais eficaz dos recursos internos, a adoção quotidiana de estratégias de enfrentamento e autocontrolo. A intervenção junto dos professores pode dotá-los de ferramentas e mecanismos adaptativos para saber lidar melhor com os níveis de stress do contexto atual.

Voltaremos a este tema no próxima mês.

Partilho alguns dados recentemente publicados:

– 34.5% dos docentes percecionam níveis moderados de stress e 55.1% percecionam níveis significativos a elevados de stress na sua atividade profissional – 24 Maio 2018, Universidade do Minho

– 79,44% revelam stress global, dos quais 22% com tensão emocional e 17% com perturbações físicas. Não existem diferenças entre homens e mulheres. Na dimensão ‘Angústia’ o resultado confirma que os professores referem a incerteza relativamente ao presente e ao futuro. A característica da carreira (mudar de escola) pode explicar este resultado. Psicologia, Saúde & Doenças, Lisboa 2008

– Exaustão emocional: 36.28% Despersonalização 14.16% – Amostra com 7509 docentes portugueses, estudo de 2017 REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN 


Autora:

Helena Casanova – Health & Wellness specialist coach, trainer e RH Consultant

https://linktr.ee/helena.casanova


Este tema é do seu interesse?

Não perca durante o próximo mês a continuação deste artigo no seu portal inforh.versionweb.es

 

Mais sobre ArtigoburnoutStress
Notícia anterior

EXCLUSIVO: Vídeo da Gala de entrega dos Prémios RH 2019

Notícia seguinte

DICAS: Como superar o momento do “entrevistador entrevistado”?

Notícia seguinte
DICAS: Como superar o momento do “entrevistador entrevistado”?

DICAS: Como superar o momento do "entrevistador entrevistado"?

Leia aqui a ultima edição

Últimas entradas

contrato permanente

Governo quer 25 mil jovens com contrato permanente

Por Guilherme Lopes
31 de Março, 2023
0

O Governo apresentou no dia 29 de...

Teletrabalho: os desafios

Teletrabalho: Empresas e Trabalhadores com novos desafios

Por IIRH
31 de Março, 2023
0

  Autora: Rita Canas da Silva, sócia...

Ageism

Ageism: será que a idade realmente define a competência no local de trabalho?

Por Sara Moutinho Lopes
31 de Março, 2023
0

Os estereótipos relacionados com a idade são...

Oferta de Emprego

Existem mais de 60 mil ofertas de emprego que ninguém quer

Por Guilherme Lopes
31 de Março, 2023
0

Segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo Jornal...

profissões que nasceram com a cibersegurança

5 profissões que nasceram com a cibersegurança

Por Guilherme Lopes
31 de Março, 2023
0

Nos últimos anos, o número de ataques...

Taxa de desemprego

Taxa de desemprego recua e fixa-se nos 6,8% em fevereiro

Por Guilherme Lopes
30 de Março, 2023
0

Depois de três meses de subidas consecutivas,...

VEJA MAIS

Compensação

Agenda de Eventos RH

10 Abr

Formação: Cálculo e processamento salarial – OE2023

Segunda-feira
EVENT DETAIL
12 - 18 Abr

Formação: People Management

Quarta-feira
EVENT DETAIL
12 - 18 Abr

Formação: Equipas de Alto Desempenho

Quarta-feira
EVENT DETAIL
17 - 21 Abr

ESG WEEK 2023

Segunda-feira, Atmosfera M
EVENT DETAIL
No event found!
Load More

Siga-nos nas Redes Socias

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal. Proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 26 anos!

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist