ASSINAR NEWSLETTER
Sábado, Outubro 31, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Atualidade Laboral: Acordos de Revogação, Quotas e Notas de Reposição – qual a correlação?

Ao celebrar este tipo de acordo, as partes têm a vantagem de evitar um processo de despedimento mais litigioso e dispendioso, mantendo uma relação de negociação amigável e permitindo ao trabalhador uma saída com condições mais favoráveis do que as que sucederiam num despedimento unilateral.

IIRH Por IIRH
27 de Fevereiro, 2024
em DESTAQUES, DIREITO DO TRABALHO
0
cessação do contrato de trabalho

Foto: Sebastian Herrmann (Unsplash)

161
Partilhas
1.8k
Visualizações

 Autora: Joana Guimarães, Associada do Departamento de Laboral da CCA Law Firm


As relações laborais e a proteção social são temáticas que inevitavelmente se entrelaçam. Isto porque, na maioria das vezes, uma se encontra subjacente à outra.  

Neste artigo, exploramos a correlação entre alguns conceitos inerentes a estas temáticas e as implicações que os mesmos têm no âmbito socioeconómico da Empresa. Em primeira linha, comecemos por nos debruçar sobre cada conceito.

Existem diferentes tipos de Acordos de Revogação, os quais para um melhor entendimento, poderão ser consultados aqui. Para o que ora importa, cumpre desmistificar o que é um Acordo de Revogação fundamentado em motivo que permita o despedimento coletivo ou extinção do posto de trabalho. 

Este, é um acordo no qual a cessação do contrato de trabalho ocorre por mútuo consentimento entre as partes, sendo este motivado por circunstâncias que se enquadram nas condições legais para despedimento coletivo ou extinção do posto de trabalho, nomeadamente, necessidades empresariais, reestruturações organizacionais, dificuldades económicas ou tecnológicas que exigem a redução do quadro empresarial. 

Ao celebrar este tipo de acordo, as partes têm a vantagem de evitar um processo de despedimento mais litigioso e dispendioso, mantendo uma relação de negociação amigável e permitindo ao trabalhador uma saída com condições mais favoráveis do que as que sucederiam num despedimento unilateral. 

Todavia, para celebrar este tipo de acordo, é necessário que a Empresa tenha Quotas disponíveis. Estas, são aferidas por referência aos três últimos anos, cuja contagem se inicia na data da cessação do contrato, inclusive, e pelo número de trabalhadores da empresa no mês anterior ao da data do início do triénio, com observância do critério mais favorável.

Por sua vez, as Notas de Reposição da segurança social são instrumentos utilizados para regularizar situações em que foram detetadas irregularidades ou incumprimentos das contribuições para a Segurança Social. Estas notas visam garantir que as contribuições devidas pelos empregadores sejam corretamente pagas, protegendo, assim, os direitos dos trabalhadores no que diz respeito à sua relação com a segurança social.

Feita a exposição dos conceitos, vejamos o que sucede quando a correlação entre os mesmos gera um efeito negativo. 

Ao celebrar um Acordo de Revogação fundamentado em motivo que permita o despedimento coletivo ou extinção de posto de trabalho, sem que para tal existam quotas disponíveis na Empresa, irá ser gerado, na Segurança Social, uma Nota de Reposição relativa a cada trabalhador com o qual foi celebrado o Acordo, e cujo pagamento se requer desde o momento em que aquele submeteu o pedido. 

Este efeito dá-se pelo facto de a atribuição do subsídio de desemprego nunca ser negado ao trabalhador, desde que este apresente a documentação da celebração do acordo e tenha, naturalmente, os requisitos necessários para o auferir. 

Com efeito, nos casos em que a atribuição de tal subsídio é assegurada sem que a Empresa tivesse legitimidade para celebrar tal acordo (nomeadamente por i) não dispor de quotas para o efeito e/ou ii) não estarem reunidos os requisitos para o despedimento coletivo ou extinção do posto de trabalho), então esta ficará obrigada a restituir à Segurança Social os valores que tenham sido pagos aos trabalhadores, a título de subsídio de desemprego.

Que valor deverá ser restituído à Segurança Social e em que momento?

A este propósito, cabe verificar a mais recente alteração legislativa promovida pelo Decreto-Lei n.º 113/2023 de 30 de novembro de 2023, que veio alterar a solução anteriormente prevista, nos seguintes termos:

“Nas situações em que a cessação do contrato de trabalho por acordo teve subjacente a convicção do trabalhador, criada pelo empregador, de que a empresa se encontra numa das situações previstas no n.º 2 do artigo 10.º ou de que se encontram preenchidas as condições previstas no n.º 4 do mesmo artigo e tal não se venha a verificar, o trabalhador mantém o direito às prestações de desemprego, ficando o empregador obrigado perante a segurança social ao pagamento do montante correspondente às prestações de desemprego efetivamente pagas ao trabalhador”.

Atualmente, sem prejuízo desta alteração legislativa, aquilo que temos vindo a assistir traduz-se na emissão de Notas de reposição, por parte da Segurança Social, respeitantes ao valor devido ao trabalhador pela totalidade do período de concessão do subsídio de desemprego. No entanto, face a esta alteração, o que se exige ao empregador é a restituição das quantias que já tenham, efetivamente, sido pagas ao trabalhador.

Assim, as Empresas devem requerer, junto do Instituto da Segurança Social, a devolução do montante diferencial entre os pagamentos devidos e aqueles que, efetivamente, o ex-trabalhador recebeu, porquanto, em bom rigor, caso tal não suceda, trata-se de um enriquecimento sem justa causa por parte da Segurança Social, uma vez que esta se apoderou de um excedente não aplicado.

Já no que respeita ao momento de pagamento, como facilmente se compreenderá, este deverá coincidir com o momento em que seja possível apurar o montante total que já tenha sido disponibilizado pela Segurança Social ao trabalhador e não antes.

Conforme mencionado anteriormente, atualmente, a Segurança Social tem emitido uma Nota de Reposição às Empresas que visa o pagamento do subsídio de desemprego por todo o período de concessão reconhecido trabalhador.

Ora, certo é que, o que deveria suceder aquando da cobrança seria o apuramento prévio dos montantes que, nessa data, já foram disponibilizados ao trabalhador, visado a Nota de Reposição apenas a cobrança tais valores. Apenas assim se evitará que as Notas de Reposição sejam erradamente emitidas.

Por fim, e de modo a evitar uma correlação negativa, cuja resolução se revela morosa e burocrática, as Empresas deverão evitar celebrar acordos de revogação à lá carte e, antes de avançar com a respetiva celebração, analisar as variáveis da correlação existente e supra exposta: (i) deverão fundamentar a decisão de Acordo, com apoio jurídico devido e, por outro lado, (ii) certificarem-se da existência de quotas disponíveis para a respetiva celebração.


Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre CCA Law Firmcontrato de trabalhoproteção socialrelações laboraisSegurança Social
Notícia anterior

Índice da Excelência: confira a lista de empresas vencedoras

Notícia seguinte

José Neves deixa Farfetch para assumir direção executiva da Fundação com o seu nome

Recomendamos

Desemprego trava nos 5,8% e mercado de trabalho resiste – mas há sinais que não podem ser ignorados

O currículo pode abrir portas, mas há seis fatores que podem decidir uma contratação

30 de Outubro, 2026
Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

30 de Outubro, 2026

Opinião Este artigo Filipa Gameiro, LLH | DBM Portugal. O elo esquecido: os gestores intermédios na transformação organizacional

30 de Outubro, 2026
Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

28 de Outubro, 2026
Longevidade: há vida profissional depois dos 50. E as empresas, estão preparadas?

As empresas preocupam-se com o talento de amanhã. E quem prepara a reforma do talento de hoje?

28 de Outubro, 2026
Portugal é campeão europeu a valorizar benefícios. Mas há um problema que as empresas não podem ignorar

Portugal é campeão europeu a valorizar benefícios. Mas há um problema que as empresas não podem ignorar

28 de Outubro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
“Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens” assinala momento de mudança para a promoção do emprego jovem – a RHmagazine esteve presente

José Neves deixa Farfetch para assumir direção executiva da Fundação com o seu nome

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Estes foram os seis temas críticos que fizeram cair o acordo da reforma laboral

O salário mínimo vai subir em 2027. Saiba quais os três valores em cima da mesa

12 de Outubro, 2026
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

O seu salário líquido vai aumentar em novembro. Simule aqui quanto vai receber a mais com a descida de 50% do IRS

21 de Outubro, 2026
Desemprego trava nos 5,8% e mercado de trabalho resiste – mas há sinais que não podem ser ignorados

O currículo pode abrir portas, mas há seis fatores que podem decidir uma contratação

30 de Outubro, 2026
Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

30 de Outubro, 2026

Opinião Este artigo Filipa Gameiro, LLH | DBM Portugal. O elo esquecido: os gestores intermédios na transformação organizacional

30 de Outubro, 2026

Agenda de Eventos

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 4
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: People Analytics Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

21 de Outubro, 2026
Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

13 de Outubro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');