ASSINAR NEWSLETTER
Sábado, Agosto 1, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Cátia Pedrinho (Novo Nordisk Portugal): “Aproveitámos este período para preparar o futuro, para desenvolver novas ferramentas e novas competências”

IIRH Por IIRH
9 de Julho, 2020
em MERCADO RH, PESSOAS
0
Cátia Pedrinho (Novo Nordisk Portugal): “Aproveitámos este período para preparar o futuro, para desenvolver novas ferramentas e novas competências”
68
Partilhas
760
Visualizações

A Covid-19 veio tirar protagonismo a uma série de outras doenças que afetavam a população mundial, mas é facto que as empresas que trabalhavam tratamentos para essas patologias mantiveram o foco, agora mais do que nunca. Foi o caso da Novo Nordisk Portugal.

Com 47 colaboradores no nosso país, a empresa global de saúde com mais de 95 anos de inovação no tratamento da diabetes, teve de adaptar o seu modelo de trabalho durante a pandemia, para garantir a segurança dos seus profissionais, mantendo “como prioridade garantir o abastecimento contínuo dos seus medicamentos às pessoas que vivem com diabetes e outras doenças crónicas graves.” A 13 de março foi implementado o regime de teletrabalho, e agora, a 1 de junho, o escritório reabriu, garantindo as necessárias medidas de higiene e segurança e a gestão do espaço.

Cátia Pedrinho, diretora de RH da Novo Nordisk Portugal, conta ao infoRH como foi feita a gestão de pessoas durante este período.

Que impacto a pandemia teve no modo de funcionamento da vossa organização?
O facto de termos, de um momento para o outro, todos os colaboradores a trabalhar em regime de teletrabalho, trouxe desafios, ligados sobretudo à adoção de uma abordagem mais flexível e individualizada ao contexto de cada um.

De forma a coordenar esforços e garantir a continuidade do negócio, ativámos desde logo a Crisis Response Team, equipa multidisciplinar com um papel fulcral na gestão ágil deste contexto imprevisível. No início do período de confinamento, esta equipa reunia diariamente, estando focada em garantir a salvaguarda da saúde dos nossos colaboradores, a continuidade do fornecimento dos nossos medicamentos às pessoas que vivem com diabetes e outras doenças crónicas graves e desenvolvendo medidas para apoiar os profissionais de saúde no combate à Covid-19.

A situação inesperada que vivemos, representou uma oportunidade de aprendizagem para todos, sem exceção. A direção e os gestores de equipas rapidamente adaptaram a sua forma de comunicar, planear e gerir o negócio e de motivar os colaboradores. A “digitalização” do trabalho e da comunicação com os nossos stakeholders e clientes sofreu uma aceleração e veio, em larga medida, para ficar.

As exigências de skill mix para algumas funções alteraram-se, o que incentivou um rápido reforço no investimento na formação profissional e pessoal, atento à situação particular de cada um.

Para muitos colaboradores o teletrabalho revelou-se uma situação desafiante, na medida em que, agora no mesmo espaço, têm de conciliar o trabalho como as exigências familiares, também estas muito particulares neste novo contexto: acompanhar os filhos no ensino à distância, cuidar de parentes em situação de maior risco, entre outras. Esta situação exigiu, também das lideranças das equipas, que estas assumissem um papel crucial na gestão das prioridades, no suporte emocional, auscultando as necessidades, procurando motivar e promover a coesão e o espírito de equipa e garantindo uma comunicação transparente e próxima, mesmo que fisicamente distantes.

Em certa medida, a pandemia fez-nos estar mais atentos à importância da comunicação e da proximidade enquanto fatores essenciais para a cultura que queremos para a Novo Nordisk em Portugal. Através de momentos simples como “pequenos-almoços virtuais” às sextas-feiras, ouvimos os colaboradores e respondemos às suas questões e preocupações, proporcionamos momentos de partilha, recebemos convidados que nos trazem diferentes perspectivas e inspiração, realizamos jogos e abordamos soluções para lidar com o contexto atual.

Alteraram de alguma forma, a maneira como estavam habituados a atuar? Como o fizeram garantindo sempre a qualidade do vosso serviço?
A Novo Nordisk Portugal continuou a manter como prioridade garantir o abastecimento contínuo dos seus medicamentos às pessoas que vivem com diabetes e outras doenças crónicas graves, sobretudo nesta fase de pandemia de Covid-19.

A nossa rede global de produção e distribuição manteve-se totalmente operacional e foram tomadas medidas preventivas para evitar qualquer disrupção no abastecimento. Assegurámos um contacto próximo e regular com os nossos parceiros, incluindo autoridades e instituições de saúde, farmácias e associações de doentes para monitorizar e garantir resposta atempada aos diversos desafios.

Durante a pandemia, a nossa equipa de delegados de informação médica continuou a apoiar os profissionais de saúde, mantendo o foco na resposta às necessidades que estes lhes foram apresentando neste contexto excecional.

Estavam preparados para o regime de teletrabalho?
Enquanto multinacional, já tínhamos uma metodologia de trabalho com utilização frequente de plataformas digitais de comunicação e de partilha de informação. Do ponto de vista técnico, a transição para um regime de teletrabalho foi assim relativamente fácil. A nossa política de flexibilidade já permitia o trabalho remoto e as circunstâncias que vivemos vieram comprovar que, para grande parte das funções, é possível manter o nível de produtividade e de resultados, com efeitos positivos na conciliação da vida profissional e pessoal.

Na sua opinião, o teletrabalho impactou positiva ou negativamente a produtividade dos vossos profissionais? Como procuraram medir o desempenho neste período? Ou essa não foi uma prioridade?
A nossa maior prioridade tem sido salvaguardar a saúde física e mental dos nossos colaboradores. Aproveitámos este período para preparar o futuro, para desenvolver novas ferramentas e novas competências que nos permitam responder com maior confiança e efetividade aos novos desafios.

A saúde mental dos profissionais tem sido muito discutida neste período de preocupação, incerteza e confinamento. Como é que na vossa empresa procura estar atenta a estas situações?
O facto de pertencermos a um grupo multinacional, com um claro foco nas pessoas e no seu bem-estar, permitiu-nos um rápido acesso a plataformas e ferramentas cujo o objetivo era precisamente contribuir para a saúde e bem-estar dos nossos colaboradores e famílias neste período. Implementámos uma rede social interna de partilha, bem como uma aplicação móvel para promoção do bem-estar, com planos de meditação, dicas de alimentação, ioga, ginástica, etc., adaptável aos interesses de cada colaborador. Promovemos aulas de ginástica todas as manhãs e até mesmo ioga para as crianças. Fomentámos momentos de partilha de informação útil para gerir as nossas emoções e energia neste novo contexto.

Lançámos ainda o “Employee Assistant Program”, programa que disponibiliza um pack de 24 consultas em áreas diversas como a psicologia, finanças, direito e apoio social, cujo acesso é alargado, durante 12 meses, ao agregado familiar.

Através de inquéritos regulares, ouvimos os nossos colaboradores para perceber o balanço que faziam do apoio recebido nesta fase e os resultados são muito positivos.

Agora que já nos encontramos em fase de desconfinamento, tencionam regressar ao escritório, manter o teletrabalho total, ou trabalhar numa dinâmica mista? E o que querem os vossos colaboradores?
Desde o dia 1 de junho que o nosso escritório está aberto para os colaboradores que, voluntariamente, queiram trabalhar nas instalações. Até ao final do mês de junho, tivemos uma lotação máxima de 25% do total de colaboradores, mantendo-se os restantes em regime de teletrabalho. Pretendemos continuar nesta dinâmica mista até setembro, mas iremos seguir as recomendações do Governo e das Autoridades de Saúde, elaboradas mediante a evolução da situação epidemiológica.

Conseguiram manter todos os postos de trabalho que tinham antes da pandemia?
Não só mantivemos todos os postos de trabalho como, durante esta fase, concluímos quatro processos de recrutamento que estavam em curso.

Na sua opinião, qual a foi o principal papel dos recursos humanos durante esta crise?
Neste momento de incerteza, de mudança, em que estamos perante uma diferente realidade e desafios acrescidos, o principal papel dos recursos humanos é dar apoio e acompanhar os colaboradores, ouvi-los, facultar informação e ferramentas que permitam uma rápida e melhor adaptação ao contexto atual e futuro.

Complementarmente, há que desenvolver e apoiar a liderança na gestão das equipas e do negócio, em tempo de grande imprevisibilidade.

Notícia anterior

InspiraLaw reconhece a nível ibérico Raquel Galinha Roque

Notícia seguinte

Reuniões virtuais. Como correram? Os profissionais respondem.

Recomendamos

“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

31 de Julho, 2026
Entrevista a José Theotónio. Check-out de talento? No Pestana, a experiência cinco estrelas começa por dentro

Entrevista a José Theotónio. Check-out de talento? No Pestana, a experiência cinco estrelas começa por dentro

29 de Julho, 2026
Entrevista a Domingos Pinto. Quando os dados guiam a produção: Simoldes dá forma à fábrica digital

Entrevista a Domingos Pinto. Quando os dados guiam a produção: Simoldes dá forma à fábrica digital

22 de Julho, 2026
Francisco Lufinha: “Sem tolerância ao erro, não há inovação”

Francisco Lufinha: “Sem tolerância ao erro, não há inovação”

6 de Julho, 2026
CIP continuará a empenhar-se na “geração de emprego, criação de riqueza e consolidação da paz social”

CIP continuará a empenhar-se na “geração de emprego, criação de riqueza e consolidação da paz social”

25 de Junho, 2026
Portugal perde competitividade e cai três posições no ranking mundial do IMD

Portugal perde competitividade e cai três posições no ranking mundial do IMD

25 de Junho, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
5 Passos para acolher remotamente novos colaboradores

Reuniões virtuais. Como correram? Os profissionais respondem.

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Academias de formação: da visão à transformação

Academias de formação: da visão à transformação

11 de Março, 2026
Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

6 de Janeiro, 2026
Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

10 de Março, 2026
Crónica: O que é isso de Mindset Digital? – por Catarina João Morgado, PwC’s Academy

Crónica. “Entre a crítica, a leveza e 100.000 pessoas a dançar”, por Catarina João Morgado

31 de Julho, 2026
“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

31 de Julho, 2026
Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

30 de Julho, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 5
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: Total Rewards Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

30 de Julho, 2026
A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

15 de Julho, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');