ASSINAR NEWSLETTER
Quarta-feira, Julho 29, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

CEOs devem promover a adaptação dos colaboradores a tecnologias como a Inteligência Artificial

Ana Silva Por Ana Silva
25 de Janeiro, 2018
em MERCADO RH, TECNOLOGIA RH
0
Inteligência Artificial para formação
26
Partilhas
289
Visualizações

Segundo o novo estudo da Accenture Strategy lançado em Davos, intitulado Reworking the Revolution: Are you ready to compete as intelligent technology meets human ingenuity to create the future workforce?, as empresas arriscam perder importantes oportunidades de negócio caso os CEOs não tomem medidas imediatas para reforçar o know-how das suas equipas de trabalho em Inteligência Artificial e capacitar os seus colaboradores no domínio das tecnologias inteligentes.

Este novo estudo prevê que se as organizações investirem na Inteligência Artificial (IA) e na colaboração homem-máquina na mesma proporção que as empresas de alto desempenho, podem potenciar as suas receitas em 38% e aumentar a taxa de emprego em 10%, até 2022.

Quer os líderes, quer os colaboradores estão otimistas em relação ao potencial da IA nos resultados das empresas e na experiência de trabalho. Segundo o estudo, 72% dos 1.200 executivos inquiridos referiu que a tecnologia inteligente será crítica para a diferenciação das suas organizações no mercado e 61% acredita que o número de funções que vão requerer colaboração com a IA irá aumentar nos próximos três anos. Já 69% dos 14.000 colaboradores inquiridos destaca a importância de desenvolver competências específicas para trabalhar com máquinas inteligentes.

Ainda assim, a discrepância entre colaboradores que adotam a IA e os esforços dos seus empregadores para os preparar pode colocar o crescimento em risco. Enquanto a maioria (54%) dos líderes empresariais refere que a relação homem-máquina é importante para as suas prioridades estratégicas, apenas 3% refere que a sua organização planeia aumentar significativamente o investimento em recapacitar os seus colaboradores, nos próximos três anos.

Mark Knickrehm, Group Chief Executive da Accenture Strategy refere, em comunicado, que “para atingir elevadas taxas de crescimento na era da IA, as organizações têm de investir mais na capacitação dos seus colaboradores para trabalharem de uma forma inovadora com as máquinas”. “Cada vez mais as empresas vão ser avaliadas pelo seu compromisso com o que designamos por Applied Intelligence – a capacidade de rapidamente incluir tecnologia inteligente e racional humano em todas as áreas do seu negócio core, de forma a assegurar este crescimento”, explica.

De acordo com a pesquisa desenvolvida pela Accenture Strategy, 63% dos líderes empresariais acredita que a sua empresa irá gerar ganhos de produtividade através da IA, nos próximos três anos. Por outro lado, 62% dos colaboradores acredita que a IA terá um impacto positivo no seu trabalho.

O estudo revela, ainda, como é que as empresas pioneiras estão a utilizar a colaboração homem-máquina, não só para melhorar a eficiência, mas também para potenciar o seu crescimento através de novas experiências de consumidor. Por exemplo, uma marca de roupa online que utilize IA ajuda os estilistas a conhecer melhor as preferências dos seus clientes e assim oferecer um serviço único e personalizado. E uma marca de calçado desportivo pode dar um passo em frente na customização, ao reunir produtores de sapatos qualificados e engenheiros de processos com robots inteligentes, para desenharem e criarem peças exclusivas para cada mercado.

Ellyn Shook, Chief Leadership and Human Resources Officer da Accenture, afirma que “os líderes empresariais têm de tomar medidas imediatas para enquadrar as suas equipas na nova realidade da IA, de forma a potenciar novas formas de crescimento”. “Os colaboradores estão ansiosos por utilizar a IA, de forma a demonstrarem a verdadeira Applied Intelligence dentro da sua organização”, acrescenta.

Para ajudar os executivos a adaptarem as suas equipas à IA, a Accenture deixa algumas recomendações:

  1. Re-imaginar o trabalho, reconfigurando-o desde a base até às hierarquias superiores: atribuir tarefas e não empregos; alocar tarefas a máquinas e colaboradores, equilibrando a necessidade de automatizar o trabalho e levando mais além as capacidades das pessoas.
  2. Preparar as equipas de trabalho para áreas que revelem novas formas de valor: ir além da eficiência dos processos e preparar as equipas para criarem novas experiências de consumidor. Desenvolver novos modelos de crescimento ao reinvestir as poupanças obtidas com a automação em equipas futuras. Gerar um novo ADN de liderança que se enquadre neste mindset e agilidade requeridos, de forma a procurar novas oportunidades transformacionais a longo prazo.
  3. Aumentar o “New Skilling”: analisar o nível de competências e a vontade das equipas aprenderem novos conceitos ligados à IA, de forma a poderem trabalhar diretamente com esta tecnologia. Utilizar plataformas digitais, programas específicos para os diferentes segmentos e personalizá-los para melhorar a adoção de novas skills. Para isso, a Accenture desenvolveu um framework de “new skilling”, baseado na progressão de níveis e utilizando um conjunto de métodos de aprendizagem digitais inovadores, que maximiza o investimento em formação, em velocidade e escala.

 

Sobre o estudo “Reworking the Revolution: Are you ready to compete as intelligent technology meets human ingenuity to create the future workforce?”

A Accenture combinou técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa, de forma a analisar as atitudes e a preparação dos colaboradores e líderes empresariais relativamente à colaboração com tecnologias inteligentes. Foram inquiridos 14.078 colaboradores, de diversas gerações e com diferentes skills, e 1.201 executivos. O estudo foi realizado entre setembro e novembro de 2017, em 11 países (Alemanha, Austrália, Brasil, China, Espanha, EUA, França, Índia, Itália, Japão e Reino Unido) e os seguintes setores da indústria: Automóvel, Consumo, Bens e serviços, Saúde, Transportes, Energia, Media, Software, Banca, Seguros, Retalho, Telecomunicações e Utilities. O estudo também incluiu um modelling económico para determinar a correlação entre o investimento em IA e a performance financeira, em entrevistas com 30 executivos C-suite e entrevistas etnográficas com 30 indivíduos que trabalham com IA.

 

[posts title=’Mais notícias:’ count=’3′ layout=’grid-3-col’][/posts]

Mais sobre AccentureAtualidade;Inteligência Artificial
Notícia anterior

Eduardo Catroga: “Os executivos portugueses ganham um terço dos congéneres aqui ao lado”

Notícia seguinte

CECOA reforça a Formação à Medida em 2018

Recomendamos

O Conselho Editorial responde: que novas competências exige a gestão de equipas multigeracionais?

O Conselho Editorial responde: que limites éticos devem ser inegociáveis na digitalização dos RH com IA?

15 de Julho, 2026
CIP continuará a empenhar-se na “geração de emprego, criação de riqueza e consolidação da paz social”

CIP continuará a empenhar-se na “geração de emprego, criação de riqueza e consolidação da paz social”

25 de Junho, 2026
Portugal perde competitividade e cai três posições no ranking mundial do IMD

Portugal perde competitividade e cai três posições no ranking mundial do IMD

25 de Junho, 2026
Coverflex lança ferramenta de transparência salarial com IA para ajudar empresas a preparar-se para novas exigências europeias

Coverflex lança ferramenta de transparência salarial com IA para ajudar empresas a preparar-se para novas exigências europeias

25 de Junho, 2026
Lisboa no Top 20 global das cidades que melhor atraem e retêm talento qualificado

Lisboa no Top 20 global das cidades que melhor atraem e retêm talento qualificado

25 de Junho, 2026
KLx lança nova campanha de comunicação onde desafia profissionais de tecnologia a não se conformarem, mostrando que não têm de escolher entre crescimento profissional e bem-estar

KLx lança nova campanha de comunicação onde desafia profissionais de tecnologia a não se conformarem, mostrando que não têm de escolher entre crescimento profissional e bem-estar

25 de Junho, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
CECOA reforça a Formação à Medida em 2018

CECOA reforça a Formação à Medida em 2018

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Atualidade laboral. O luto e a licença parental

Avaliação de desempenho: ferramenta de gestão ou elemento de prova?

23 de Julho, 2026
Entrevista a Domingos Pinto. Quando os dados guiam a produção: Simoldes dá forma à fábrica digital

Entrevista a Domingos Pinto. Quando os dados guiam a produção: Simoldes dá forma à fábrica digital

22 de Julho, 2026
A nova lógica dos salários: menos intuição, mais dados e IA

A nova lógica dos salários: menos intuição, mais dados e IA

16 de Março, 2026
Responde a e-mails nas férias? Há cinco formas de evitar que isso aconteça

Responde a e-mails nas férias? Há cinco formas de evitar que isso aconteça

28 de Julho, 2026
A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Artigo técnico. Perceções de exploração organizacional: impacto no bem-estar dos trabalhadores

Artigo técnico. Perceções de exploração organizacional: impacto no bem-estar dos trabalhadores

28 de Julho, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 5
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: Total Rewards Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

15 de Julho, 2026
Há um novo líder na Multicare. Saiba quem é

Há um novo líder na Multicare. Saiba quem é

6 de Julho, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');