Autor: Yuri Trafane, CEO da Ynner Treinamentos
Com mais de 80 anos de história e atuação em mais de 160 países, a Gallup é, nos dias que correm, a organização que melhor conhece as atitudes e comportamentos humanos ao redor do mundo. Nomeadamente no ambiente organizacional: colaboradores líderes e clientes. É também responsável pela criação do CliftonStrengths*, metodologia utilizada por mais de 90% das empresas que compõem o ranking da Fortune 500, que permite que uma pessoa fique a conhecer os seus talentos dominantes e se desenvolva a partir daí.
Uma abordagem diferente de tudo o que tem sido, e ainda é, usado. A metodologia em questão propõe uma mudança de paradigmas que tem levado a resultados significativos. Donald Clifton criou a abordagem através da constatação científica de que o sucesso é obtido através do aperfeiçoamento de forças a partir dos talentos.
E para fomentar o novo paradigma, a Gallup criou o Gallup Global Strengths Coach (GGSC), uma certificação que forma coaches e líderes para que estes sejam capazes de orientar as pessoas que se pretendem desenvolver com base nessa perspetiva. O GGSC está entre as formações de coaching mais respeitadas e reconhecidas no mundo.
Foco na força, não nas fraquezas
É possível que, nos dias que correm, o seu entendimento do conceito de coaching esteja assente na ideia da prática tradicional, em que o foco está no ciclo contínuo de identificação de falhas e áreas de melhoria, seguido da elaboração de um plano que leve ao aperfeiçoamento do indivíduo.
Resumidamente, essa abordagem interpreta que corrigir, ou eliminar, os pontos fracos é o caminho para alcançar o sucesso. Porém, após mais de cinco décadas de pesquisas e aplicações consistentes, a Gallup tem vindo a revolucionar a forma de se pensar o “coaching”, através da abordagem do Coaching de Pontos Fortes. A proposta apresenta uma mudança significativa de paradigma: o desenvolvimento ocorre através dos talentos dominantes do indivíduo, validando um caminho de menor resistência e maior envolvimento em oposição à insistência em focar nas áreas de maior dificuldade.
A Gallup criou o Gallup Global Strengths Coach (GGSC), uma certificação que forma coaches e líderes para que estes sejam capazes de orientar as pessoas que se pretendem desenvolver
Este processo inicia-se a partir da identificação dos talentos, aquilo que sente ou faz de forma natural e que pode ser usado de forma produtiva. A forma mais eficaz de proceder a esta identificação é através do Assessment CliftonStrengths, uma ferramenta psicométrica sofisticada, baseada em People Analytics, que fornece um relatório personalizado que será explorado pelo líder ou coach certificado, no desenvolvimento do coachee em três fases.
A primeira fase é a identificação dos talentos, etapa em que o coach auxilia o coachee a compreender e a ganhar intimidade com os seus pontos fortes. Depois, é realizada a valorização dos talentos, onde o coachee irá apropriar-se dos talentos que possui. A ideia é que quanto mais a pessoa toma posse de si própria, mais trabalhará positiva e intencionalmente de forma a destacar os seus pontos fortes. Por fim, a última fase é a aplicação dos talentos, que aqui já se encontram desenvolvidos como pontos fortes e que se irão transformar em ferramentas de realização e alcance de objetivos pessoais.
Eficácia na Prática
A abordagem do Coaching de Pontos Fortes tem vindo a conquistar o mundo e a demonstrar sucesso por onde passa. A Estée Lauder Companies (ELC), por exemplo, é uma empresa que possui consumidores em aproximadamente 150 países em todo o mundo. Estes entenderam que para responder de forma adequada a todas estas comunidades, a sua força de trabalho e produtos devem refletir e representar essa diversidade global.
Por conseguinte, a liderança da empresa articulou de forma consistente uma visão e missão em que os pontos fortes do seu portfólio diversificado e pessoas são valorizados. Isto é, estes capacitam e estimulam os seus colaboradores a apoiar-se nos seus talentos naturais de forma significativa, de forma a maximizar o seu bem-estar e valor estratégico. Para isso, a Estée Lauder Companies infundiu o CliftonStrengths na base da sua cultura, utilizando-o para mapear os principais processos, sistemas e métricas. O resultado destes esforços é a base de sucesso da empresa, que há 75 anos se tem vindo a tornar a referência de como incentivar estrategicamente os pontos fortes da empresa, departamentos, equipa ou indivíduos.
O coaching de pontos fortes apresenta uma mudança significativa de paradigma: o desenvolvimento ocorre através dos talentos dominantes do indivíduo, validando um caminho de menor resistência e maior envolvimento em oposição à insistência em focar nas áreas de maior dificuldade
Certificação em Coach de Pontos Fortes
A exemplo da Estée Lauder Companies, para alcançar o sucesso é fundamental o olhar treinado e qualificado do coach ou “líder de pontos fortes”. É este quem irá assumir um papel central no processo de identificação e aperfeiçoamento dos talentos de cada indivíduo. Para isso, a Ynner oferece a formação de “Coaches de Pontos Fortes”, totalmente em português, representando oficialmente a Gallup em Portugal. É o curso mais respeitado do mundo, já que a sua conceção é fruto do trabalho de reconhecidos profissionais, cientistas e estudiosos do comportamento.
Nota: Abordagem desenvolvida com base em cinco décadas de pesquisa feita pela Gallup, uma das empresas mais respeitadas do mundo no campo de People Analytics.
Artigo publicado na edição n.º 142 da RHmagazine, referente aos meses de setembro/outubro de 2022.
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