Existe uma necessidade cada vez mais urgente da qualificação dos colaboradores, que pode ser crítica para o futuro do trabalho. Empregadores sentem agora a necessidade de treinar colaboradores em abordagens diferentes e novas tecnologias, e os colaboradores mostram também vontade de aprender e de se adaptarem.
De acordo com Susan Heathfield, consultora de RH e gestão, publicada no The Balance Careers, dar ao colaborador a possibilidade de adquirir novas competências ou aprimorar habilidades adicionais pode ser crucial, por exemplo, quando certas funções ou posições forem ameaçadas pela automação. Na verdade, as competências da força de trabalho têm sido uma preocupação crescente ao longo dos anos, até porque a tecnologia que tem vindo a surgir exige novas habilidades. As competências de que os colaboradores precisam nas carreiras de rápido crescimento em ciência, tecnologia e engenharia estão em constante evolução, pelo que falamos agora da importância de um sistema de aprendizagem contínua. Cabe aos empregadores procurar promover um ambiente organizacional de aprendizagem.
Benefícios do upskilling
Existem benefícios em investir recursos na qualificação dos colaboradores, tais como a poupança de custos, uma vez que todo o processo de contratação/recrutamento de novos trabalhadores pode custar significativamente mais do que apostar na melhoria das qualificações dos colaboradores atuais que já fazem parte da empresa, e o impulsionamento do crescimento e valor do colaborador. Ao investir na qualificação dos seus colaboradores, estará a demonstrar que valoriza os colaboradores que já tem e que está disposto e é capaz de lhes dar oportunidades de crescimento na carreira. Isto pode revelar-se crítico na retenção, lealdade e também na motivação.
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Como aprimorar as competências dos colaboradores?
Aumentar a qualificação da força de trabalho pode tornar-se numa necessidade durante a pandemia e também nos próximos anos. E como é que uma empresa pode aprimorar as competências dos colaboradores? Eis alguns conselhos de Susan Heathfield:
- Faça um plano
Comece por elaborar um plano que identifique:
– As competências que a sua força de trabalho já possui;
– As competências essenciais que os seus colaboradores não têm;
– Colaboradores com capacidades de aprimorar habilidades em novas abordagens ou tecnologias;
– Métodos de aprendizagem que irá utilizar;
– O que poderá acontecer aos colaboradores que não demonstram ter capacidade de aumentar as suas competências ou que não dão “um salto” durante a formação;
– Os sistemas de RH e de gestão que devem estar alinhados para alcançar os resultados desejados, com um plano de contratação de colaboradores resilientes, prontos para mudanças e orientados para tecnologia.
- Identifique onde a qualificação é mais necessária
Identifique, por exemplo, as funções que provavelmente terão de se adaptar às novas tecnologias num futuro próximo. Tenha em consideração as implicações económicas, tecnológicas e sociais neste processo. Avalie também o que as organizações do seu setor poderão precisar no futuro. Depois de identificadas as necessidades, trabalhe em conjunto com a sua equipa para formalizar um plano relativo à formação necessária.
- Escolha os métodos de aprendizagem
Existem várias opções de formação, desde seminários, aulas internas com consultores experientes, aulas em faculdades, mentoria e coaching por gerentes com experiência nas competências necessárias, formação com colegas qualificados de forma a transferir habilidades, formação online, entre outros.
- Forneça um sistema de apoio aos colaboradores
À medida que os colaboradores aprendem novas competências e se adaptam a mudanças nas práticas do local de trabalho durante a formação, é importante que os empregadores forneçam um sistema de apoio, que permita ajudar a aliviar medos ou dúvidas. É importante promover conversas entre colegas que estão a aprender juntos, fazer check-ins periódicos com os HR para perceber como o colaborador tem avançado, fazer uma integração profissional e bem planeada do colaborador após a formação, e gerir de forma eficaz, dando feedback de desempenho e oferecendo recompensas e reconhecimento.
Fonte: The Balance Careers
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