Fonte: Nortempo
É um profissional sénior? Embora a experiência seja um ponto a seu favor, por vezes, poderá encontrar dificuldades para encontrar emprego, evoluir na sua empresa ou reinventar-se. Assim, damos-lhe as chaves para que consiga apostar em si e no seu talento.
A chamada Geração Silver engloba os maiores de 55 anos, que representam quase 25% da população, uma proporção que continua a aumentar a cada ano e que atingirá, previsivelmente, 40% dentro de alguns anos. Por conseguinte, há cada vez mais profissionais que se encontram no esplendor da sua carreira laboral, mas que, devido ao chamado idadismo, têm de superar muitos obstáculos e preconceitos na procura de emprego.
O que é o idadismo? A origem do termo remete para os anos 60, tendo sido introduzido pelo gerontólogo Robert Butler e faz referência aos preconceitos e aos clichés relacionados com a idade, que implicam casos de desigualdade em certos âmbitos da sociedade, incluindo o mercado de trabalho.
O idadismo laboral, entendido como a discriminação de que são vítimas os trabalhadores mais velhos, especialmente a partir dos 55 anos, é um dos principais fatores que levou a que o desemprego, nesta faixa da população, duplicasse em alguns países, de acordo com o INE.
O idadismo laboral é um dos principais fatores que levou a que o desemprego, nesta faixa da população, duplicasse em alguns países, de acordo com o INE
Uma vez que se trata de um problema a nível global, o mesmo deu origem a uma campanha internacional com o slogan #OldLivesMatter, uma iniciativa para combater todas as manifestações deste preconceito. Para lutar contra ele, o seu* talento e a sua experiência são as melhores armas.
Quais são os seus pontos fortes como talento sénior?
Faça um balanço dos seus pontos fortes e destaque-os, quer esteja à procura de emprego, quer esteja à procura de uma mudança de carreira. Vejamos tudo aquilo que poderá acrescentar enquanto profissional sénior:
Maturidade profissional – A experiência é um valor seguro e o talento sénior caracteriza-se por ter temperança, maturidade e não agir de forma impulsiva. Já chegou a uma idade que lhe permite gerir com maturidade qualquer situação;
Flexibilidade – Graças aos anos em que esteve inserido no mercado de trabalho, passou pelas mais diversas situações, tanto triunfos como fracassos. Estes aspetos tornam-no versátil e permitem-lhe a adaptação às mudanças;
Rede de contactos – Também tem uma valiosa rede de contactos, que poderão ser de extremo apoio caso esteja à procura de uma nova oportunidade de trabalho;
Estabilidade a nível pessoal – Regra geral, os trabalhadores mais velhos já têm a sua vida pessoal organizada num determinado local e sabem quais são os seus objetivos. Por isso, se uma empresa nova o contratar e garantir a sua estabilidade, ser-lhe-á fiel. O acesso a um novo emprego será cada vez mais complicado, por isso, o compromisso e a lealdade serão os seus grandes pilares;
Mentoring – A convivência de perfis jovens e idosos enriquece as equipas e é muito importante que tal seja percebido pelas empresas. Desta forma, na condição de sénior, poderá ser o mentor dos seus colegas com menos experiência e, entre todos, contribuir de diferentes formas ou perspetivas, para enfrentar as tarefas diárias e resolver os problemas;
Imagem – Imagine que um cliente vai à sua empresa para uma reunião e percebe que o seu projeto e o seu investimento estão nas mãos de pessoas mais jovens do que ele. Ver um rosto que revele maturidade e experiência, permitir-lhe-á sentir-se seguro e nas mãos de uma equipa profissional.
Se está à procura de emprego, siga estes conselhos
A idade não tem de ser um obstáculo, por isso, se quer empreender novos projetos ou procurar emprego, recomendamos que valorize todos os pontos anteriores, reforce a sua autoestima e… vamos a isso!
Além do que já mencionámos, seguem agora algumas dicas básicas, que servirão de grande ajuda:
- Procure as ofertas e as empresas que mais se adaptem ao seu perfil e destaque sempre as características do seu CV que agreguem valor ao posto ao qual se candidata;
- Concentre a sua experiência nos últimos anos da sua carreira profissional;
- Seja honesto e não minta sobre a sua idade, destacando toda a experiência e benefícios que pode trazer;
- Seja positivo e paciente. Transmita boa energia e positivismo e não se mostre como uma pessoa arrogante e com pouca vontade de prosperar.
*Por questões do foro editorial, a RHmagazine alterou a forma verbal do texto, da segunda pessoa do singular (Tu) para a segunda pessoa do plural (Vós).
Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!