ASSINAR NEWSLETTER
Sábado, Setembro 19, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Como transformar a “Employee Experience”

IIRH Por IIRH
7 de Novembro, 2018
em ARTIGOS TÉCNICOS, MERCADO RH
0
Como transformar a “Employee Experience”
73
Partilhas
807
Visualizações
Jeanne Meister
Partner no Future Workplace e co-autora de “The Future Workplace Experience: 10 regras para dominar a disrupção no recrutamento e envolvimento de colaboradores”. Foi uma das oradoras principais no Business Transformation Summit 2018, organizado pela Cegoc.

Atualmente, quase todas as empresas estão a passar por um processo de transformação digital. Cloud e mobile computing, Inteligência Artificial e uma automação crescente criaram o potencial para transformar quase todos os aspetos dos negócios. Uma pesquisa realizada a CEO’s pela Fortune questionou se os executivos achavam que a sua empresa era uma “empresa de tecnologia” e 67% dos CEO’s responderam que SIM!

O mesmo pode ser dito em relação aos departamentos de RH orientados para o futuro, como os da IBM e da General Electric. Cada vez mais, os líderes de RH estão a transformar as suas práticas de recursos humanos para proporcionar uma experiência aos colaboradores que seja centrada no ser humano, use as mais recentes tecnologias digitais e seja personalizada, atraente e verdadeiramente memorável. De acordo com a Forrester, 47% dos executivos entrevistados acreditam que, até 2020, o digital terá impacto em mais de metade dos seus processos comerciais. Podemos constatar como o digital transformou os “media”, o retalho, os transportes e a educação. Agora, chegou a vez dos recursos humanos. O marketing digital e de consumo está a ajudar a identificar novas maneiras de recrutar, trabalhar, aprender e envolver os colaboradores.

O foco numa perspetiva digital e de consumo é muito mais do que incorporar apenas novas soluções em RH. Ter o foco no colaborador e no digital significa ter um novo conjunto de competências tecnológicas e focadas no consumidor, bem como um novo mindset, que seja curioso e adote uma abordagem centrada no ser humano para criar novas soluções.

Acima de tudo, exige uma crença no poder de alavancar as mais recentes tecnologias de consumo dentro dos RH. Isso pode começar com a forma como uma empresa se envolve com novas contratações.

Prepare-se para transformar os recursos humanos em algo ágil, focado no consumidor e digital. Tome nota das sete tendências de RH:

# 1

Foque-se em criar uma experiência atraente para os recursos humanos
Tornar o ambiente de trabalho numa experiência permite que as empresas integrem a sua cultura e valores no local de trabalho e usem isso para recrutar e reter os melhores talentos.

# 2

Use uma abordagem ágil para recrutar e desenvolver colaboradores
Uma abordagem ágil é normalmente usada no desenvolvimento de software para operar com velocidade e gerir a imprevisibilidade. Essa abordagem está a ser usada atualmente para transformar o recrutamento.

# 3

Conduza hackathons para reinventar o RH e a Aprendizagem
Os departamentos de RH estão a aplicar uma variedade de ferramentas de marketing ao consumidor, como design thinking, hackathons ou análise de sentimentos para criar uma experiência atraente para os colaboradores. Isto está a transformar todas as práticas de pessoas nas empresas, à medida que os colaboradores esperam uma experiência de nível de consumidor em todos os aspetos de RH – desde o recrutamento até à nova contratação de learning & development e gestão de desempenho.

# 4

Analise como as pessoas e as máquinas serão a nova força de trabalho combinada
O resultado será que os colaboradores poderão trabalhar de uma forma mais inteligente e fazer aquilo que torna os seres humanos únicos – a resolução complexa de problemas, o pensamento crítico e a criatividade, as três principais habilidades consideradas essenciais pelo Fórum Económico Mundial.

# 5

Desenvolva uma carreira de mobilidade profissional
A CEB Global relata que a falta de progressão na carreira é agora a principal razão para o desgaste seguido pela remuneração e gestão de pessoas. A solução adotada pelas empresas de looping é criar talentos internamente para que os colaboradores criem um perfil que demonstre as suas competências, interesses e paixões e, em seguida, visualizem uma série de funções internas que podem ser adequadas para a próxima oportunidade de carreira.

# 6

Foco no desenvolvimento de equipas, não apenas no desenvolvimento individual
Embora os departamentos de RH tradicionalmente se concentrem nos colaboradores individualmente – recrutando-os, desenvolvendo-os e avaliando o seu desempenho -, estamos a assistir à chegada de um novo recurso, o desenvolvimento de inteligência de equipa ou à prática de entender o que faz com que grandes
equipas gerem resultados excecionais.

# 7

Prepare-se para novos papéis em RH 
Para os RH, vejo o “novo normal” como a convergência do marketing de consumo com a digitalização de RH, criando uma experiência de colaborador mais personalizada, alimentada por inteligência artificial. Isso significa que um número crescente de funções de RH se vai tornar mais especializado e técnico. Considere algumas das novas funções de RH que encontrei: agile recruiting scrum master, head of employee experience e diretor de analítica de pessoas e inteligência artificial.

Pode ter medo dessa convergência de tecnologia e marketing de consumo nos RH ou empolgar-se com as novas oportunidades de melhorar o seu valor e importância nos RH!

 

Mais sobre Artigoemployee experienceJeanne MeisterRHtendências de RH
Notícia anterior

“Tempo é cérebro!”

Notícia seguinte

A mudança é culpa dos recursos humanos

Recomendamos

Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

11 de Setembro, 2026
Prepare-se: idade da reforma vai voltar a mexer. Saiba quanto e porquê

Reformados e desempregados estão a voltar ao mercado de trabalho. Este projeto já ajudou 5.400 pessoas

8 de Setembro, 2026
O que é a nova “economia de competências humanas” que está a ganhar força com a IA?

“Adeus”, Mercer. A partir de agora, a marca passa a chamar-se Marsh

4 de Setembro, 2026
Há uma nova Top Employer em Portugal. Aubay conquista certificação internacional

Há uma nova Top Employer em Portugal. Aubay conquista certificação internacional

3 de Setembro, 2026

De benefício a sistema: o caminho da Cachapuz rumo à certificação NP 4590

20 de Agosto, 2026
“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

31 de Julho, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
A mudança é culpa dos recursos humanos

A mudança é culpa dos recursos humanos

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Pressão dos custos leva empresas portuguesas a rever benefícios

Novo corte do IRS chega aos salários em novembro. Fizemos as contas e há um “mas” que os RH (e trabalhadores) devem saber

16 de Setembro, 2026
RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

25 de Junho, 2026
Sabe em que condições pode aplicar a isenção de horário de trabalho?

Sabe em que condições pode aplicar a isenção de horário de trabalho?

11 de Novembro, 2024
Demasiado ocupado para pensar? Cinco prompts do ChatGPT que devolvem a criatividade

As empresas portuguesas já pensam como são vistas pelo ChatGPT e Gemini? Novo índice de employer branding dá a resposta

18 de Setembro, 2026
Portugal é o 3º país do mundo com mais dificuldades em contratar. Descubra as competências mais procuradas.

“A pessoa certa, no momento certo”: Grafton lança Interim Management em Portugal

18 de Setembro, 2026
Já são conhecidos os vencedores dos Wellbeing Awards 2026. Espreite a lista completa

Já são conhecidos os vencedores dos Wellbeing Awards 2026. Espreite a lista completa

17 de Setembro, 2026

Agenda de Eventos

Set 19
9:00 - 19:00

EU DECIDO 2026

Set 30
9:00 - 12:30

Employer Branding by iiRH 2026

Out 1
10:00 - 11:00

Human Risk Insights Talks

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

7 de Setembro, 2026
Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

4 de Setembro, 2026
Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

1 de Setembro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');