O setor da restauração tem enfrentado grandes desafios ao nível da fidelização de talento, ao que a Payflow pretende fazer a diferença ao nível dos benefícios sociais para os trabalhadores e a digitalização e automatização dos processos.
Um desses casos é a Plateform, um dos principais grupos de restauração do país, que conta com mais de 25 marcas (incluindo Wok to Walk, Vitaminas, Honorato, Honest Greens, Alma, Coyo Taco, Rocco, Sala de Corte, Pica-Pau, Zero Zero), espalhadas por 147 localizações e que emprega mais de 2.700 trabalhadores.
O grupo destaca-se por ter um “ADN 100% português” e por estar consistentemente na vanguarda, incorporando novas tecnologias para potenciar os seus serviços. Recentemente, adotaram a Payflow como um novo benefício para toda a sua equipa, permitindo-lhes ter acesso aos seus salários já acumulados através de uma SuperApp.
Benoit Menardo, cofundador do Payflow, comentou: “É muito importante para nós ter um contacto direto com os trabalhadores, explicar como a aplicação funciona e resolver qualquer dúvida que possa surgir. Isso é um diferencial em relação aos nossos concorrentes, sendo que as visitas presenciais aos locais onde estão os colaboradores são fundamentais no nosso processo de comunicação“.
A Payflow prevê realizar mais de 120 visitas no total a restaurantes. Os resultados em downloads e utilização estão a ser extraordinários e tudo indica que o Payflow será um grande sucesso para todos. Queremos destacar também o compromisso das equipas de Recursos Humanos, Operações e IT da Plateform, que estiveram muito envolvidas ao longo de todo o processo, demonstrando o quanto se importam com todos os seus funcionários.”
Como é que a Payflow funciona?
Mediante uma aplicação móvel intuitiva, os trabalhadores podem ter acesso a uma parte do seu salário correspondente aos dias já trabalhados, de forma rápida, privada e totalmente gratuita. Como é um benefício social para os funcionários, as empresas pagam uma taxa fixa por este serviço, como um SaaS (Software como Serviço), conforme o número de trabalhadores.
Além disso, a Payflow destaca-se por se integrar tecnologicamente aos principais Softwares de processamento de pagamentos do país, como o PHC, o que permitiu à Plateform implementar este benefício para os seus trabalhadores numa questão de dias e automatizar os respetivos processos para a equipa de Recursos Humanos.
“Temos mais de 600 clientes em todo o mundo e, sem dúvida, um dos setores que melhor recebeu esta solução foi o da restauração. Têm ambientes altamente competitivos, onde aumentar os salários dos trabalhadores nem sempre é uma possibilidade, então ferramentas como a Payflow são essenciais, porque oferecem um benefício e um valor agregado com grande impacto para o trabalhador.
Além disso, ajuda as empresas a reduzir a rotatividade de pessoal em até 21% e aumentar a produtividade das suas equipas em até 11%, todo a um preço muito acessível. Estamos muito entusiasmados pela Plateform ter apostado no bem-estar dos seus trabalhadores e contar connosco para cumprir essa missão. São uma referência no setor e irá permitir-nos levar esta forma de receber o salário para muitas outras empresas” ressaltou Avinash Sukhwani, cofundador da Payflow.