• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Quinta-feira, Agosto 18, 2022
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineAssine aqui!
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

ARTIGO: Cultura organizacional e desempenho dos colaboradores, que relação?

IIRH Por IIRH
2 de Dezembro, 2019
em ARTIGOS TÉCNICOS
0
ARTIGO: Cultura organizacional e desempenho dos colaboradores, que relação?
116
Partilhas
1.1k
Visualizações

 

A revolução industrial desenvolveu teorias, que embora fizessem sentido à data, consideravam as pessoas como meros recursos numa organização, como inputs que apenas serviam para a organização conseguir gerar um output. Com o tempo esta visão mudou e chegou-se à conclusão que era uma visão desadequada face aos desafios que as organizações enfrentavam.

As pessoas começaram a ser consideradas como um recurso extremamente valioso pelo que se desenvolveram teorias comportamentais dentro da organização tornando-se óbvia a necessidade de teorizar e estudar a cultura das organizações.

Segundo Alagaraja e Shuck (2015) e Yousef (2017) a cultura organizacional é todo um conjunto, inconsciente e implícito nas ações, de crenças, tradições, valores, costumes, expectativas e hábitos que mantêm unidos os diferentes membros de uma organização, dos vários escalões hierárquicos, perante as dificuldades, as práticas organizacionais e os seus objetivos. É esta que transmite aos stakeholders as perceções e os símbolos que se traduzem na imagem corporativa.

Apesar de a cultura organizacional ser um conceito relativamente recente é inegável a importância e a influência na performance desta no seio das organizações.

Nota-se a crescente preocupação dos gestores em sustentar as suas decisões em indicadores mais abrangentes e que lhes mostrem informações referentes à satisfação do cliente, à qualidade dos produtos, à participação no mercado, à inovação, às habilidades estratégicas, etc. (Callado et. al., 2011). Este comportamento é fruto das recentes interrelações na cultura organizacional, quando as empresas passam a ser percebidas holisticamente, com a sua estratégia, os seus objetivos específicos, as suas peculiaridades ambientais e culturais e, especialmente, com as pessoas ali integradas.

Estes indicadores classificam-se em duas categorias, segundo Dalcegio e Trevisol (2018): De qualidade e de produtividade. Enquanto os primeiros estão relacionados com a satisfação do cliente, o segundo grupo mede o desempenho dos diferentes processos de uma organização. Esta classificação baseia-se nos aspetos subjetivos (indicadores de qualidade) e objetivos (indicadores de produtividade) de uma organização. Os indicadores que medem a satisfação dos clientes, dos fornecedores e dos stakeholders, o clima organizacional, entre outros, compõem a categoria dos indicadores de qualidade; Os que mensuram o volume de vendas, a participação no mercado, o absenteísmo, etc., pertencem designam-se indicadores de produtividade.

Neste sentido compreender os aspetos que permeiam o clima organizacional, característico da cultura da organização, é fundamental para se compreender o que acontece na vida de uma organização. Afinal, o clima organizacional tem uma influência poderosa na motivação das pessoas e no desempenho e satisfação no trabalho (Chiavenato, 2013), os quais são mais facilmente conseguidos através de um “ambiente” que possibilite implementar comportamentos de inovação, criatividade, tolerância e compromisso.

Uma cultura positiva e funcionários comprometidos assume grande importância no atual ambiente dinâmico de negócios caracterizado por fusões e aquisições, mudanças tecnológicas e novas formas de trabalho. Estudos mostraram que a missão, os valores partilhados e a aprendizagem organizacional contribuem para altos níveis de desempenho. Importa que haja atividades em pequenos grupos para aumentar a motivação e desempenho na organização.

Shmailan (2016) refere que as organizações bem-sucedidas sabem que a satisfação, o desempenho e o envolvimento dos funcionários são cruciais. Funcionários satisfeitos têm um desempenho melhor e contribuem para o sucesso global de uma organização tornando-a mais bem-sucedida.

Naranjo-Valencia, Jiménez-Jiménez e Sanz-Valle (2016) debruçam-se sobre os fatores relacionados às pessoas e ao comportamento, enfatizando o papel da cultura organizacional, como um fator que pode estimular ou restringir a inovação e, portanto, afetar o desempenho. Os resultados mostram que a cultura pode fomentar a inovação, assim como o desempenho, ou pode ser um obstáculo para ambas, dependendo dos valores promovidos pela cultura organizacional.

Assim, cultura organizacional e a sua relação com o empenho dos colaboradores é matéria a ser analisadas a partir do universo único de cada empresa tendo em conta os seus aspetos estruturais, ambientais e, principalmente, sociais. Apesar de não haver um modelo cultural comum a todas as organizações, é inegável a importância que a cultura têm nos altos níveis de empenho, na performance, na integração de novos quadros e fundamentalmente na competitividade estratégica.

 

Autor:
João Alexandre Reis – 
Mestre em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Graduado em Gestão e Administração pela Porto Business School.


 

Bibliografia
Alagaraja, M. & Shuck, B. (2015). Exploring Organizational Alignment-Employee Engagement Linkages and Impact on Individual Performance: A Conceptual Model. Human Resource Development Review, 14(1), 23-34.

Callado, A. L., Callado, A. A., & Holanda, F. M. (2011). Caraterización del uso de indicadores de desempeño no financieros en el sector hotelero. Estudios y Perspectivas en Turismo , 20, 876 – 890.

Chiavenato, I. (2013). Princípios da Administração: o essencial em teoria geral da administração (2 ed.). Barueri: Editora Manole.

Dalcegio, L. & Trevisol, J. (2018). A gestão do clima organizacional na promoção da qualidade de vida dos colaboradores da empresa Dalfios Fiação – Botuverá/SC. Visão, 7(2), 161-181.

Naranjo-Valencia, J., Jiménez-Jiménez, D. & Sanz-Valle, R. (2016). Studying the links between organizational culture, innovation, and performance in Spanish companies. Revista Latinoamericana de Psicología 48(1), 30-41.

Shmailan, A. (2015). The relationship between job satisfaction, job performance and employee engagement: An explorative study. Issues in Business Management and Economics, 4 (1), 1-8.

Yousef, D. (2017). Organizational Commitment, Job Satisfaction and Attitudes toward Organizational Change: A Study in the Local Government. International Journal of Public Administration 40(1), 34-41.

 
Mais sobre AgendaArtigoavaliação de desempenhocolaboradoresgerir pessoasGestãoGRH
Notícia anterior

ENTREVISTA: Isabel Moço, docente da Universidade Europeia

Notícia seguinte

Tendências de emprego: Legal e Information Technology registam maior crescimento

Notícia seguinte
Tendências de emprego: Legal e Information Technology registam maior crescimento

Tendências de emprego: Legal e Information Technology registam maior crescimento

Assine aqui

Últimas entradas

Como a gamificação pode envolver pessoas e potenciar negócios – um caso prático

Como a gamificação pode envolver pessoas e potenciar negócios – um caso prático

Por Ana Rita Maciel
18 de Agosto, 2022
0

A Decskill – empresa na área do...

Pertence ao universo da tecnologia? A BI4ALL vai realizar já no próximo mês a 1.ª edição da Code Talent Academy dedicada ao Software Engineering

Pertence ao universo da tecnologia? A BI4ALL vai realizar já no próximo mês a 1.ª edição da Code Talent Academy dedicada ao Software Engineering

Por IIRH
18 de Agosto, 2022
0

A BI4ALL vai realizar, em setembro, a primeira...

«Qual a nova proposta de valor para atrair candidatos num mundo pós-pandemia?» – Conclusões de mais um webinar promovido pelo IIRH

OPINIÃO: Talento precisa-se! O que está a levar à fuga de talento e como retê-lo

Por IIRH
18 de Agosto, 2022
0

    Autora: Joana João Gonçalves, Manager...

Opinião: Hybrid People

Como podem líderes e colaboradores recuperar o equilíbrio na era híbrida?

Por IIRH
18 de Agosto, 2022
0

As férias de verão sugerem abrandar o ritmo, mas...

Passaporte (de) liderança: Como preparar as chefias operacionais para a era digital

Passaporte (de) liderança: Como preparar as chefias operacionais para a era digital

Por IIRH
17 de Agosto, 2022
0

  Autora: Elisabete Silvestre, Gestora de Projetos de...

VEJA MAIS

Compensação

Siga-nos

Setembro 2022
Set 23 - 27 2022

Conferência eXperience Agile Week

Outubro 2022
Out 18 - 19 2022

Formação: Como implementar as obrigações impostas pelo RGPC?

Out 20 - 21 2022

Formação: Design Thinking e Agile na Gestão de RH

Out 25 2022

Global Talent Day 2022

Auditório da Lispolis - Lisboa
Out 26 - 27 2022

Formação: Recrutamento e Seleção de Talento

Novembro 2022
Nov 07 - 08 2022

Formação: Gestão Administrativa dos RH

Nov 09 - 10 2022

Formação: 007. Missão Teletrabalho (Im)possível

Nov 10 - 11 2022

Formação: Otimização Fiscal das Remunerações

Nov 14 - 15 2022

Formação: Gestão da Remuneração e Compensação

Nov 14 - 16 2022

Formação: RGPD, Código do Trabalho e Gestão de Pessoas

Nov 16 - 17 2022

Formação: Balanced Scorecard na Gestão de RH

Nov 17 - 18 2022

Formação: Como melhorar o seu Employer Branding para captar talento

No event found!
Load More

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal. Proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 26 anos!

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist